Como funcionará a atualização do WhatsApp com emojis animados?
Recurso manterá as figurinhas no tamanho similar às versões estáticas.
Ferramentas como o Telegram e o Messeger sempre estão à procura de recursos para melhorar a experiência dos usuários durante as conversas. O WhatsApp não pretende ficar para trás e agora está trabalhando em testes para envio de emojis animados, com o intuito de melhorar a dinâmica do mensageiro.
O recurso foi encontrado na versão beta do aplicativo para desktop, ou seja, a opção que usamos no computador. No entanto, o objetivo da Meta – empresa responsável – é que a função seja liberada o mais breve possível para a versão de dispositivos móveis.
Funcionalidade dos emojis animados
Mas, se já existem tantos recursos, como áudios, videochamada, sticker (as figurinhas), GIFs e os próprios emojis, qual a necessidade de emojis animados agora? A razão é pura e simplesmente tornar a experiência dos usuários mais dinâmica e amigável para que o mensageiro continue a ser a preferência das pessoas frente ao Telegram, por exemplo, que já tem essa funcionalidade.
Ok. A atualização virá, mas como ela vai funcionar? Qual será a graça do negócio?
Os emojis animados são criados a partir da Lottie, uma biblioteca otimizada que permite que os designers criem suas próprias animações. Por isso, provavelmente nem todos os emojis terão essa opção inicialmente.
A princípio, os usuários não terão controle sobre ligar e desligar esse recurso. Então, caso o emoji selecionado tenha a opção animada, ela será enviada automaticamente. Até o lançamento da novidade, a empresa espera que a opção de desligar já esteja anexada à atualização.
A intenção com a nova atualização é trazer novas experiências para as conversas dos usuários pelo aplicativo e facilitar que as mensagens expressem os sentimentos e intenções de forma destacada, conforme com a intenção comunicativa, nos grupos ou conversas privadas.
De acordo com informações do WABetaInfo, a Meta está planejando lançar esse recurso em uma atualização futura. No entanto, não houve confirmação de que ele já estará disponível na próxima versão.