Camundongos e moscas podem ser o SEGREDO para que possamos dormir melhor
Isso mesmo, você não leu errado! Os estudos feitos neles podem ser estendidos aos humanos.
Muitos de nós, humanos, temos problemas para dormir e ter uma noite de sono tranquila. No entanto, o mesmo não é visto nos camundongos e nas moscas, por isso precisamos entender o que eles têm de diferente. Acompanhe a leitura e entenda como esses animais podem ser o segredo de como dormir melhor!
O diferencial dos ratos e das moscas
Muito além de serem apenas transmissores de patógenos, ratos e moscas têm sim algo de positivo. Diferente de nós, eles dormem tranquilamente!
Ao perceber essa qualidade de sono, pesquisadores da Harvard Medical School passaram a estudar quais poderiam ser as causas para isso. Após um tempo, finalmente conseguiram encontrar algo para relacionar as duas informações.
Abundância em proteína
Com isso, os cientistas chegaram à conclusão de que o segredo está em algo muito mais simples do que possamos imaginar: a proteína. Ou seja, a dieta desses animais rica em proteína seria a causa de uma noite de sono perfeita.
As proteínas são moléculas já conhecidas por nós e formadas por (muitos) aminoácidos, gerando cadeias conhecidas como polipeptídeos. Elas são superimportantes na formação de células e de coordenação para diversos processos vitais.
Com isso, a abundância em proteína eleva os níveis de CCHa1 (neuropeptídeo) que, por sua vez, influencia na agitação das moscas. Ou seja, muita proteína acarretará muito CCHa1, e isso gera pouca agitação nelas enquanto dormem.
A experiência com ratos
Após perceber tudo isso nas moscas, foi feita uma dieta mais regrada nos camundongos. Dessa forma, foi visto que alimentos com mais proteína faziam com que os bichinhos tivessem “dificuldade” para acordar após vibrações mecânicas.
No entanto, os cientistas não têm certeza se o mecanismo é o mesmo. Pode ser que isso ocorra nos animais por motivos diferentes. Mas isso já pode ser um grande início para evoluir até chegar aos humanos, fazendo com que o problema de muitos seja solucionado.
Se você quiser fazer uma experiência, nada impede de fazer uma escolha de dieta mais rica em proteína e já testar essa teoria na prática.