Como a internet chega até você? Resposta inesperada vai te CHOCAR!
Sim, a internet viaja pelo fundo dos oceanos para chegar até nós. No entanto, como isso funciona, afinal?
Você já se imaginou sem internet hoje? É muito difícil se imaginar sem essa facilidade, principalmente aquelas pessoas que já nasceram nesse mundo virtual.
No entanto, apesar de utilizá-la todos os dias, a maioria de nós não entende como funcionam os cabos submarinos de internet.
Várias viagens ao redor da Terra
A conexão da internet entre os continentes do nosso planeta é feita de forma muito interessante, e talvez ninguém tenha tido a curiosidade de entender como realmente funciona. No entanto, é muito “simples”: por meio de grandes cabos submarinos.
Esse cabos, por sua vez, recebem o nome de backbones, responsáveis por gerar uma enorme estrutura de comunicação a partir das suas disposições de localizações mundo afora.
Com isso, são mais de 300 cabos escondidos no fundo do mar atualmente, o que nos dá 1,4 milhão de quilômetros de cabos submarinos em torno do planeta.
Sem eles, nós não estaríamos lendo esta notícia em tempo real, tampouco faríamos todas as coisas que envolvem a internet no nosso dia a dia.
Tudo começou lá na década de 1980…
Apesar de parecer coisa de outro mundo, supertecnológica e atual, esses cabos não são uma novidade para nós.
Em 1854, foi o momento em que tudo começou, sendo feita a implantação dos primeiros cabos submarinos entre a Europa e a América do Norte.
Apesar disso, a novidade chegou somente vinte anos depois no Brasil, em 1874, com uma instalação que ligava Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém.
No entanto, os centros de cabos atualmente estão nas estações de Santos, Praia Grande, Rio de Janeiro e Fortaleza.
No entanto, as coisas vão se aperfeiçoando, afinal, Brasil e Europa apenas se ligaram por cabos submarinos em junho de 2021, ano em que ocorreu a inauguração.
Instalação por navios especiais
Os cabos submarinos são instalados por navios especiais que puxam os cabos ao longo do fundo do mar. Quando instalados, eles podem se conectar a estações terrestres e assim os dados são transmitidos para a rede de internet global.
Apesar de toda essa potência, o cabo tem em média 3,5 cm de diâmetro. Para fazer sentido o uso de cabos debaixo d’água, todos possuem proteção com camadas de vaselina, cobre, policarbonato, aço e polietileno.