Entenda como o Alzheimer afeta a memória de uma pessoa
Cerca 70% da população com demência no mundo também têm Alzheimer.
De acordo com dados da Alzheimer’s Disease International (ADI), dos quase 55 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, estima-se que de 60% a 70% tenham a doença de Alzheimer.
Desse total, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Mas como a Doença de Alzheimer afeta a memória?
Até o momento, o que se sabe da condição é que ela é uma doença degenerativa do cérebro que costuma acometer pessoas com mais idade.
Além disso, a ADI estima que, devido ao envelhecimento da população, o número de pessoas com essa condição chegue a 74,7 milhões em 2030 e a 131,5 milhões em 2050.
A doença se caracteriza por alterações no cérebro que resultam na falta de determinadas proteínas, o que causa o encolhimento do cérebro e a morte das células cerebrais.
Essa alteração comumente causa demência, um declínio gradual da memória, do pensamento, do comportamento e das habilidades sociais.
Como o Alzheimer afeta a memória?
A perda de memória recente é um dos primeiros sinais da Doença de Alzheimer. Existem medicamentos que ajudam a melhorar esses sintomas ou retardar a progressão da doença, mas ainda não há um tratamento que garante a cura da condição.
À medida que a doença avança, a pessoa começa a perder a memória de longo prazo, como eventos importantes – casamentos, perda de entes queridos, nome de filhos e amigos.
Além disso, em estágios avançados, a perda grave da função cerebral pode levar à desidratação, desnutrição ou infecção; complicações desses quadros podem levar à morte.
Como o Alzheimer afeta a memória, alguns dos sintomas que as pessoas com essa condição podem apresentar são:
- declarações e perguntas repetitivas;
- esquecimentos de eventos e compromissos diários;
- perda de objetos de necessidade cotidiana – como óculos;
- perder-se em lugares familiares – como o caminho de casa para o trabalho;
- dificuldade de concentração e raciocínio, sobretudo com questões abstratas, como números;
- esquecer vocabulários de nomes de pessoas, objetos e sentimentos.
Consequências
A doença causa alterações no cérebro que podem afetar o humor, comportamento e senso de identidade. Isso leva a quadros de:
- depressão e perda de interesse em atividades cotidianas;
- retraimento social e desconfiança em relação a outras pessoas;
- alterações de humor e mudanças nos hábitos de sono;
- desinibição, raiva ou agressividade;
- desorientação e delírios.
Quando o Alzheimer afeta a memória de maneira mais agressiva, desenvolver atividades do dia a dia que demandam a conclusão de etapas em ordem fica cada vez mais difícil. Como preparar uma refeição ou se arrumar para sair.