Combate ao assédio: Instagram intensifica medidas contra nudes não desejados

Em combate aos crimes cibernéticos e para evitar situações de assédio, o Instagram dificultará o envio de nudes não consensuais pelo direct. Saiba mais!

Com o avanço da tecnologia e a crescente popularidade das redes sociais, a preocupação dos usuários com sua privacidade tem aumentado significativamente.

Por meio das plataformas de comunicação, muitas pessoas estão expostas a diferentes tipos de conteúdos, e a possibilidade de enviar mensagens em bate-papo privado elevou os casos em que estranhos extrapolam os limites.

Infelizmente, não são tão incomuns os casos de assédio sexual nas redes ou até divulgação de conteúdo íntimo sem consentimento. Por conta da criptografia e dos métodos de segurança de dados, alguns criminosos sentem-se livres para enviar fotos impróprias, como nudes, mesmo para aqueles que não as pediram.

Por isso, as maiores plataformas do mundo já estão tomando medidas para evitar isso, começando pela iniciativa recente do Instagram.

Instagram tenta dificultar envio de nudes não solicitados

Foto: Computer Hoy/Reprodução

A comunicação virtual, cada vez mais presente na sociedade, deu espaço para diferentes práticas em conversas privadas, como o envio de fotos íntimas. Porém, quando não há consentimento, configura-se como crime e deve ser combatido de diversas formas.

Assim,  o Instagram,  uma das maiores redes pertencentes à Meta, vai limitar o envio de mensagens em DM/direct para apenas texto, quando forem enviadas por alguém que o usuário não segue. Dessa forma, as mulheres que antes recebiam imagens íntimas sem consentimento, agora poderão impor um limite aos assediadores.

Segundo a própria empresa: “As pessoas não poderão mais receber imagens ou vídeos não solicitados de pessoas que não seguem”. Isto é, a rede restringirá o envio de mídias apenas para os perfis que tiverem suas solicitações de mensagens aceitas.

Um crime passível de reclusão e a ajuda da rede

Essa medida dificulta o ato de divulgar conteúdo impróprio e garante segurança aos usuários, aumentando a confiabilidade na plataforma. Além disso, a adoção dessa limitação deixa evidente o passo em direção à navegação tranquila e agradável tão requisitada pelos internautas.

É importante salientar que o envio de nudes sem a solicitação ou consentimento dos usuários é categorizado como crime no Brasil e em diversos países do mundo. Conforme a Lei 13.718 do Código Penal brasileiro:

“Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro: Pena – reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, se o ato não constitui crime mais grave.”  

As pessoas que ainda passam por situações desse tipo podem recorrer à Delegacia da Mulher ou à Delegacia de Crimes Cibernéticos para registrar um Boletim de Ocorrência e tomar medidas contra o abuso e a liberdade sexual.

você pode gostar também