Jogo ‘Cities: Skylines’ ajuda cientistas a entenderem como pessoas solucionam problemas

'Cities: Skylines' foi usado por um grupo de cientistas para estudar a personalidade e a capacidade de resolução de problemas de indivíduos.

O propósito do jogo “Cities: Skylines” é fazer as melhores escolhas para ajudar a cidade a crescer bem. Ainda que seja apenas um jogo, os desafios de gerenciar uma cidade e os problemas que ela apresenta ajudam a entender como algumas pessoas lidam com esses problemas.

Desse modo, um grupo de pesquisadores percebeu essa característica do jogo como um canal útil para a medição entre traços de personalidade e a capacidade de resolver problemas complexos.

Foi uma equipe de pesquisadores do Departamento de Psicologia da Áustria e do Instituto de Educação na Alemanha que conduziu a pesquisa. Os resultados do estudo foram publicados na Frontiers in Psychology.

Sobre a pesquisa

Por sua vez, a pesquisa analisou nove transtornos de personalidade diferentes: paranoicos, esquizofrênicos, antissociais, limítrofes, histriônicos, dependentes, esquizotípicos, obsessivo-compulsivos e depressivos.

Participaram do estudo 242 adultos (49% homens), com idades entre 17 e 48 anos. Todas as pessoas que eles analisaram durante a pesquisa eram falantes de alemão, pacientes de hospitais psiquiátricos e psicossomáticos.

O objetivo era observar e entender como essas pessoas com traços de personalidade “extremos” lidavam com problemas complexos dentro do jogo “Cities: Skylines”. Além disso, queriam descobrir como esses traços de personalidade influenciavam na sua capacidade de lidar com esses desafios.

Como alguns participantes não eram familiarizados com o jogo, antes da pesquisa, eles receberam breves instruções para saber o foco principal do jogo e os principais recursos disponíveis. Para medir o sucesso dos participantes, avaliou-se o crescimento do número de habitantes da cidade.

Desafios e resultados de ‘Cities: Skylines’

Enquanto prefeito da cidade, o principal desafio de “Cities: Skylines” é que o jogador administre e faça com que a cidade cresça, considerando um orçamento limite. Tendo como base que o sucesso no jogo dependia da quantidade de habitantes no final, os pesquisadores tiveram os seguintes resultados:

  • participantes com traços de personalidade esquizotípica, histriônica e depressiva mais acentuados tiveram mais dificuldade em resolver problemas dentro do jogo;
  • participantes com traços de personalidade dependentes e paranoicos mais acentuados tiveram um desempenho melhor que o grupo anterior, mas essa associação foi mais fraca; e
  • participantes com traços esquizoide, obsessivo-compulsivo e antissocial não tiveram sucesso no jogo.

De acordo com os pesquisadores, o uso de “Cities: Skylines” como recurso de análise pareceu medir melhor a capacidade de resolução de problemas do que testes curtos convencionais.

Entretanto, ainda precisam levar e consideração as limitações do método. Porque o jogo ainda tem uma estratégia única para definir o sucesso dos jogadores. Então, tarefas de solução de problemas diferentes podem não apresentar os mesmos resultados.

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