Cine Belas Artes retorna com novo patrocinador e se preserva como ícone cultural
O novo patrocinador traz mudanças visuais e mantém a tradição do cinema de arte.
O Cine Belas Artes, uma referência histórica do cinema em São Paulo, passa por uma renovação marcante.
Após uma longa parceria com o Grupo Petrópolis, o cinema de rua encontrou um novo patrocinador, a REAG Investimentos, que assume os naming rights pelos próximos cinco anos, com a possibilidade de prolongamento do contrato.
A transição não apenas traz um novo nome para o espaço, agora chamado de REAG Belas Artes, mas também uma transformação visual que incluirá a cor verde, distintiva do logotipo do grupo financeiro.
Mantendo o cenário cultural de pé
Fundado em 14 de julho de 1967, o Cine Belas Artes tem uma história intrínseca ao cinema de arte no Brasil.
Idealizado pela Companhia Serrador e pelo cineasta Dante Ancona Lopes, o cinema iniciou suas atividades com a exibição do filme “Os Russos Estão Chegando”, em pleno auge da Guerra Fria durante a Ditadura Civil-Militar no país.
O espaço foi o berço da Sociedade de Amigos da Cinemateca e teve um papel vital na gestação da Cinemateca Brasileira, assim se tornou uma influência no circuito de cinema de arte em todo o estado de São Paulo.
Parceria entre o Cine Belas Artes e a REAG Investimentos promete transformar o cenário cultural paulistano – Imagem: Reprodução
O Cine Belas Artes manteve-se na vanguarda da exibição cinematográfica e resistiu à ascensão das modernas salas de cinema em shoppings.
Sua programação diversificada e a inovadora prática de sessões noturnas, conhecidas como “Noitões”, dedicadas a temas específicos e compostas por três filmes exibidos consecutivamente, fizeram parte do seu legado.
Localizado em um edifício moderno projetado pelo arquiteto italiano Giancarlo Palanti entre 1952 e 1954, o cinema possui uma história intrinsecamente ligada à movimentada Avenida Paulista, assim representa um marco arquitetônico e cultural para a cidade de São Paulo.
Com a transição para REAG Belas Artes, a mudança de patrocinador não apenas introduz uma nova identidade visual, mas também visa manter a tradição e a importância cultural que o cinema mantém há décadas.
Este novo capítulo mostra um equilíbrio entre renovação e a preservação de uma parte essencial da história do cinema paulistano.