Vida longa aos pets: cientistas trabalham em pílula da juventude para cachorros

A startup Loyal quer disponibilizar a pílula para a sociedade em breve e, a partir dos estudos, também fornecê-la para humanos!

Existem atualmente muitos estudos que têm o objetivo de encontrar um meio para prolongar a vida humana. Muito embora os cientistas ainda não tenham descoberto o que pode nos proporcionar de fato um prolongamento de nossa vida na Terra, eles conseguiram descobrir isso em relação a outro ser vivo.

E aqui estamos falando dos nossos animais de estimação, em especial os pets que tanto amamos. Nós vivemos muito mais que nossos “doguinhos”, já os cachorros não vivem por tanto tempo. Quando estão acima dos dez anos, já são considerados velhos e próximos à morte.

Em razão disso, apenas as pessoas que realmente amam seus animais podem mensurar o tamanho da tristeza que essa perda significa.

Pílula da juventude

Por meio de estudos clínicos, um grupo de cientistas está trabalhando para criar um medicamento capaz de prolongar a vida dos cães. A startup de biotecnologia Loyal, fundada em 2019 por Celine Halioua, tem estudado para que o medicamento seja transformador. E  recebe o apoio de pessoas que conhecem o projeto.

Já arrecadaram um total de US$ 58 milhões para que o projeto prossiga e chegue logo às ruas e às pessoas. O plano inicial não era esse, e sim criar um clone de cachorros falecidos para seus donos em luto. Entretanto, com um pouco mais de cautela, optaram por solucionar o problema de outra forma, aumentando a vida desses animais.

Para isso, eles precisavam fazer muitas pesquisas, mas esse não foi o problema, já que veterinários, cientistas e mais especialistas logo se juntaram à equipe para trabalhar na ideia. Assim, os primeiros passos começaram com a resolução de pendências burocráticas em relação à aprovação da Justiça para desenvolver o medicamento.

Hoje, a Loyal trabalha na criação de dois medicamentos:

  • medicamento capaz de reduzir processos celulares em algumas raças, o que está ligado a doenças específicas;
  • pílula com poder de retardar doenças causadas pela velhice do animal, como insuficiência renal e demência.

Para a Loyal, existem grandes chances de o medicamento funcionar e poder chegar à sociedade. Por isso, as expectativas são altas, já que os donos de animais estão cada vez mais dispostos a investir na saúde dos seus pets.

O objetivo é que o medicamento possa ser disponibilizado para todo tipo de espécie animal, o que inclui até os humanos. Mas, para que consigam fazer isso, precisam da aprovação da Food and Drug Administration (FDA), um departamento americano que controla a fabricação e a comercialização de alimentos e medicamentos.

Apenas depois que a FDA aprovar é que podem fazer os testes clínicos do remédio.

O estudo, embora se direcione para os animais, pode ajudar toda a equipe a conseguir entender e combater o envelhecimento dos humanos. Assim, nós também teríamos uma vida longa.

você pode gostar também