Cientistas criam ‘drones morcegos’ inspirados em ecolocalização de animais

Projeto pode auxiliar em buscas e salvamentos.

Um projeto de robótica da Universidade de Toronto, publicado na Robotics and Automation Letters, batizado de drone morcego, faz parte de um esforço maior para explorar as possibilidades de usar técnicas de detecção inspiradas em animais para a robótica.

O que os cientistas criaram é um robô em formato de um drone morcego voador com sistema de ecolocalização. O objetivo dos estudiosos foi criar um sistema robótico que possa usar essa tecnologia para detectar, localizar e rastrear objetos no ambiente.

Para criar o projeto, os estudiosos utilizaram um hardware de áudio integrado de um robô puck interativo (um brinquedo de crianças), o que resultou em uma extensão com microfone e alto-falante.

O futuro é agora!

Este sistema de sonar é capaz de detectar objetos no ambiente e gerar um mapa 3D do ambiente em tempo real, ou seja, reconstruir o que ele está captando. O drone morcego está sendo testado em ambiente de laboratório e tem apresentado resultados promissores.

A equipe também comunicou que ele poderá ser usado para encontrar pessoas perdidas e ajudar ativamente em buscas em lugares com acesso limitado, já que seu tamanho é pequeno e ele é capaz de informar todos os obstáculos que poderão ser encontrados no local.

O drone morcego pode ser o futuro em termos de tecnologia e ajuda em situações de desastres e acidentes, já que seu poder de detecção de objetos funciona com sucesso em ambientes internos e externos. Os cientistas estão otimistas e avisaram que o projeto ganhará cada vez mas melhorias, como GPS e câmeras.

A equipe agora está procurando desenvolver ainda mais o sistema para melhorar sua precisão, o que consequentemente o tornará mais eficaz em qualquer aplicação desejada. Legal, não é mesmo?

Os animais vem cada vez mais sendo foco de estudos para ajudar em projetos de ciência, tecnologia e comportamentais. A natureza parece ter respostas que podem inovar o mundo que conhecemos.

você pode gostar também