Chuva de meteoros acontece no mês de DEZEMBRO; veja data
Dentro de poucos dias, será possível contemplar uma incrível chuva de meteoros que acontece, normalmente, no mês de dezembro. Saiba mais!
Já faz alguns dias que entramos no mês de dezembro, o último mês do ano, e em breve colocaremos o pé em um novo ano.
Antes mesmo de isso acontecer, há muitos eventos astronômicos que estão previstos para este mês, e um deles é chamado de Geminídeas/Geminídeos.
Esse evento diz respeito a uma chuva de meteoros que se repete anualmente nesse mesmo período. Conforme informações divulgadas, a chuva é abundante, sendo possível ver, em média, 120 meteoros a cada hora enquanto o evento acontece.
Porém, esse nem sempre foi um cenário comum. Os registros alegam que as chuvas deram início no século 19 e, naquele período, somente cerca de 10 a 20 meteoros eram vistos.
Origem das chuvas de meteoros
Logo durante os primeiros anos em que as chuvas aconteceram, não havia informações acerca de sua origem. Contudo, nos anos de 1980, finalmente esse mistério foi desvendado graças ao satélite astronômico IRAS (Infrared Astronomical Satellite).
Ele descobriu o Phaeton (3200 Faetonte), que nada mais é do que um asteroide que precisa, em média, de 524 dias para dar uma volta ao redor do Sol e fica ainda mais próximo da estrela do que o Planeta Mercúrio, considerado o maior planeta próximo ao Sol.
Após muitas pesquisas, o astrônomo Fred Whipple entendeu que a origem das chuvas de meteoros era o Phaeton.
Quando a chuva de meteoros acontece?
De acordo com a previsão, espera-se que a chuva ocorra após a Lua cheia, ou seja, entre os dias 15 e 16 de dezembro. O mais recomendado para aqueles que desejam assistir é optar por lugares mais escuros e dar início às observações antes do nascer da Lua.
Já para aqueles que moram no hemisfério norte, o fenômeno acontecerá durante o pôr do sol e estará alto no céu à noite. Isso significa que tanto os astrônomos como as demais pessoas que moram naquela parte do mundo terão, no mínimo, três horas para assistir aos meteoros.
Quanto ao hemisfério sul, a chuva acontecerá intensivamente à meia-noite, cerca de uma hora antes do aparecimento da Lua.
Outros eventos astronômicos de dezembro
- 1/12: conjunção entre Lua e Júpiter;
- 8/12: conjunção entre Lua e Marte;
- 8/12: marte em oposição;
- 21/12: solstício de Verão;
- 24/12: conjunção entre Lua, Vênus e Mercúrio;
- 26/12: conjunção entre Lua e Saturno;
- 29/12: conjunção entre Lua e Júpiter.