Christopher Nolan revela as razões para os diálogos em 'Oppenheimer' serem tão baixos

Se você assistiu a 'Oppenheimer' e achou os diálogos baixos demais, há um motivo para isso. Christopher Nolan explica com mais detalhes.

Oppenheimer” estreou há um tempo nos cinemas e já arrastou uma boa galera para ver a história do pai da bomba atômica, Robert Oppenheimer. Entretanto, há um detalhe no longa de 3 horas que está incomodando os espectadores.

Uma das críticas corriqueiras aos filmes de Christopher Nolan é a dificuldade de compreender os diálogos devido ao volume do áudio. Entretanto, o diretor esclareceu que essa escolha possui uma razão específica, inclusive no caso de “Oppenheimer”.

Foto: ‘Oppenheimer’/Reprodução

Por que Nolan usa diálogos baixos em seus filmes?

Durante uma entrevista ao site Insider, Nolan falou sobre os problemas de som nos diálogos de seus filmes como uma escolha estilística consciente. Ele compartilhou sua recusa em recorrer a dublagens de diálogos adicionais (conhecido como ADR) na pós-produção, argumentando que prefere preservar a autenticidade dos diálogos capturados no momento da filmagem.

O uso de ADR é uma prática convencional na indústria cinematográfica, permitindo aos cineastas aprimorar a qualidade do áudio ao gravar os diálogos em um ambiente controlado e silencioso após as filmagens originais. Apesar disso, Christopher Nolan opta por não recorrer a essa técnica em seu processo criativo, mesmo ao empregar câmeras IMAX que não são completamente isoladas de ruídos externos.

“Gosto de usar a performance que foi apresentada naquele momento, em vez de o ator refazê-la depois. É uma escolha artística com a qual algumas pessoas podem discordar, é um direito delas.”

“Oppenheimer” não é o primeiro filme de Nolan a ter esse tipo de crítica. Mas, finalmente, o diretor decidiu dar uma explicação plausível para essa decisão, que, inclusive, deixava muitos fãs curiosos a respeito do motivo para ele fazer isso.

O longa estreou no dia 20 de julho e fez um grandioso barulho ao lado de “Barbie“. O longa é inspirado no livro “Oppenheimer: O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano” e apresenta as consequências depois da bomba atômica na vida do físico.

você pode gostar também