Teoria intriga fãs do Studio Ghibli: Haku seria o irmão morto de Chihiro?
'A Viagem de Chihiro' é uma das animações mais conhecidas do Studio Ghibli. Entenda melhor a relação de Haku e Chihiro.
“Spirited Away”, mais conhecida como “A Viagem de Chihiro” em português, é uma produção do Studio Ghibli que foi lançada em 2001. Ela é uma das animações mais aclamadas das últimas décadas e tornou-se um clássico.
Esse sucesso não veio à toa, pois, cada vez que a obra é assistida, temos a impressão de que ela fica ainda melhor, já que é possível observar diferentes aspectos que podem ter passado despercebidos à primeira vista.
Nesse contexto, se olharmos com atenção para o filme, um dos segredos que se pode perceber é a verdadeira relação entre os protagonistas Chihiro e Haku. Quer saber um pouco mais sobre essa teoria? Confira a seguir!
A verdade sobre a relação entre Chihiro e Haku
Segundo o produtor de anime, o escritor, palestrante, cofundador e ex-presidente da produtora Gainax, Toshio Okada, Chihiro e Haku são irmãos. No entanto, Haku é muito mais que irmão dela, ou seja, é também seu salvador.
Nesse sentido, Haku seria o irmão mais velho morto de Chihiro. Ao que tudo indica, Haku faleceu enquanto salvava Chihiro em um rio. A argumentação de Okada torna-se muito convincente quando observamos a história para além dos diálogos.
Em um dos momentos do filme, Chihiro compartilha uma lembrança de quando era criança em um rio com Haku. Isso nos nos leva a entender que Haku é um espírito desse rio que a carregou e a manteve em segurança.
Diante disso, é importante salientarmos que o diretor de “A Viagem de Chihiro”, Hayao Miyazaki, é um grande artista, e todos os aspectos visuais são importantes na construção da sua história. Aliás, as imagens em “A Viagem de Chihiro” também contam uma história que merece atenção.
Em determinado momento da animação, Haku fala para Chihiro que ela caiu no rio enquanto buscava recuperar o sapato. Contudo, a cena mostra uma mão sendo empurrada para a água e uma manga branca pode ser vista no topo do braço. No entanto, Chihiro não estava com camiseta branca.
Nesse sentido, de acordo com Okada, essa mão é do irmão dela, que estendeu-a para salvar a irmã e acabou se afogando. A partir do momento que Haku sacrificou sua vida, ele se tornou o espírito guardião do rio.