ChatGPT pode ser utilizado por criminosos durante tentativas de golpe

Possibilidade preocupa agência de segurança europeia.

Imagem: Reprodução

O crescimento no número de golpes virtuais é um dos grandes alertas para os usuários da internet. A cada dia, há notícia de um tipo de golpe novo utilizando ferramentas digitais. Dessa vez, a possibilidade dos golpistas utilizarem Inteligência Artificial (IA) para elaborar esses crimes está preocupando ainda mais.

Uma das formas de identificar esse tipo de situação são os erros de digitação ou gramática cometidos pelos criminosos. Agora, com o uso do ChatGPT, os textos não teriam esse tipo de falha, ficando ainda mais difícil de perceber do que se trata.

Preocupações legais

Imagem: Reprodução

A questão é tão grande que já chegou a instâncias maiores. Como mais recentemente na Europol, Agência da União Europeia para a Cooperação Policial.

Na verdade, o problema é tão grande que já está virando uma questão legal. A Europol, agência de aplicação da lei da União Europeia, publicou uma nota alertando sobre o potencial do uso do ChatGPT por criminosos durante a aplicação de golpes.

O principal ponto é utilizarem da IA para escrever textos mais complexos e bem escritos, o que deixaria ainda mais difícil para as vítimas se protegerem. Em matéria da Agência Reuters, a Europol deixou claro esse risco sem precedentes.

“Como as capacidades de LLMs (Modelo de linguagem grande) como o ChatGPT estão sendo ativamente aprimoradas, a exploração potencial desses tipos de sistemas de IA por criminosos oferece uma perspectiva sombria.”

O receio vai além da correção gramatical. Além de textos bem feitos, as IA podem auxiliar na tradução de mensagens para outros idiomas, e também podem otimizar o tempo dos criminosos na elaboração de golpes.

Segundo a empresa de segurança digital Darktracel, os e-mails de phishing, principal técnica criminosa para obter informações confidenciais, estão sendo produzidos com as técnicas artificiais.

“Cada vez mais e-mails de phishing estão sendo escritos por chatbots. Isso não é bom, pois esses LLMs tendem a sintetizar uma prosa convincente em um estilo autoritário.”

Dessa forma, fica ainda mais necessário ter atenção aos e-mails e às mensagens recebidos de forma virtual.

  • Sempre desconfie de contato anônimos;
  • não clique em links estranhos;
  • caso receba ligações ou mensagens de empresas, verifique se o contato é oficial;
  • nunca passe informações pessoais para estranhos;
  • por fim, não informe códigos de aplicativos em ligações ou mensagens suspeitas.
você pode gostar também