ChatGPT e o mundo dos games: uma parceria que promete agilizar a produção dos títulos

O novo recurso servirá para contribuir na hora de desenvolver o roteiro de novos jogos.

Desde a sua criação, o ChatGPT tem se destacado entre os demais e se tornou o assunto do momento. Para aqueles que ainda não ouviram falar sobre a tecnologia, trata-se de um chatbot que possui uma Inteligência Artificial diferenciada, contribuindo para que suas respostas sejam mais humanizadas e reais.

A novidade tem sido utilizada em inúmeras categorias, e queremos destacar hoje sobre os games. Ao que tudo indica, alguns desenvolvedores de jogos estão usando o ChatGPT, a fim de quebrar um pouco do bloqueio criativo na hora de criar uma história, em especial nos momentos em que precisam de uma reviravolta drástica.

Isso tudo foi revelado devido a um questionamento levantado pela companhia Game Designer Sênior.

Como tudo aconteceu?

No momento em que a companhia Game Designer Sênior compartilhou essa informação em uma rede social focada em profissionais, diversos desenvolvedores trouxeram o modo como eles tem utilizado a nova tecnologia na hora de criar a história do game.

Segundo o que foi revelado pelos usuários, a maioria utiliza a IA para conseguir sair do bloqueio criativo e dar o pontapé inicial no roteiro da trama.

Porém, a maioria deles enfatizou que o ChatGPT não entrega todas as informações de “mão beijada”, pois mesmo quando ele é consultado, o desenvolvedor ainda precisa colocar a sua criatividade em ação e desenvolver o restante das etapas, pois ele apenas oferece uma visão geral sobre algo que já existe.

Qual é o impacto que isso causa no ramo dos games?

Caso a interação com o ChatGPT se torne mais comum no mundo dos jogos, é bem provável que o período de desenvolvimento dos games serão mais curtos, ou seja, não será preciso esperar tanto como ocorre atualmente.

Sem dúvida, isso contribuiria muito para que as novidades chegassem mais depressa nas plataformas, uma vez que a tecnologia ajudaria na hora de dar vida ao roteiro, fornecendo variadas alternativas para o novo rumo da história.

O ramo dos games não foi o primeiro a querer adaptar a Inteligência Artificial, pois a Microsoft já está levando tal novidade para a sua ferramenta de pesquisa, conhecida popularmente como Bing.

Além disso, em outros momentos o ChatGPT ainda é usado de formas inusitadas e cômicas, como, por exemplo, pelos usuários do Tinder – conhecido aplicativo de relacionamento -, que buscam por cantadas mais criativas.

você pode gostar também