Céu de 2024 terá eclipses, 'Cometa do Diabo', superluas e chuvas de meteoros
Alguns dos fenômenos da astronomia poderão ser vistos do Brasil. Marque na agenda as datas de cada um e aproveite a beleza do céu.
O céu promete boas surpresas em 2024, especialmente para quem gosta de astronomia. Chuvas de meteoros, passagem de cometa famoso e vários eclipses são alguns dos fenômenos aguardados para o próximo ano.
O cometa mencionado é o 12P/Pons-Brooks, um dos mais esperados pela comunidade astronômica e conhecido como ‘Cometa do Diabo’. Ele recebeu esse nome por causa da formação de dois ‘chifres’ compostos de gelo e água, ocorrida durante suas últimas explosões.
Ele poderá ser visto com mais facilidade à medida que se aproximar do Sol. Anote na agenda: o periélio, nome dado ao ponto de órbita mais próximo da estrela, deve ocorrer no dia 21 de abril de 2024.
E tem risco ao planeta?
Eclipse solar em abril de 2024 poderá ser visto da América do Norte – Foto: Imagem/ Reprodução
Quando se fala em cometa, logo surge o temor de um possível risco ao planeta. Nesse caso, não terá nenhum perigo.
A distância mais próxima que ele passará de nós será de 232 milhões de quilômetros, no início do mês de junho, ou seja, longe demais para representar qualquer ameaça.
Além do cometa, está previsto um eclipse solar total no dia 8 de abril, que só será visto dos Estados Unidos, Canadá e México. Quem mora nesses locais poderá ver o céu escuro, como se fosse noite, pois a Lua ficará na frente do Sol.
O segundo eclipse do ano ocorrerá entre os dias 17 e 18 de setembro, e será um eclipse lunar parcial. Além da América do Norte, países da América do Sul, Europa, Ásia Ocidental e África poderão vê-lo.
O pico ocorrerá às 23h44, quando uma parte da Lua entrará na sombra da Terra e será possível ver a sombra do nosso planeta.
Um outro eclipse está previsto para o dia 2 de outubro, quando a Lua passará entre a Terra e o Sol, formando um eclipse solar anular.
Apenas quem mora na Argentina e no Chile terá visão completa do fenômeno. Já moradores do sul da América do Norte e parte da América do Sul terão visão parcial.
Superluas
O ano de 2024 terá também duas superluas. O nosso satélite natural poderá ser visto em seu ponto de órbita mais próximo da Terra nos dias 18 de setembro e, depois, em 17 de outubro.
A primeira será a ‘Lua da Colheita’, na constelação de Peixes, e é chamada assim por ajudar os agricultores a trabalharem até tarde da noite.
A segunda, chamada de ‘Lua do Caçador, tem essa alcunha por ser conhecida como o “momento perfeito” para os caçadores dos Estados Unidos saírem em busca de comida. Assim como a primeira, ela também estará na constelação de Peixes.
Chuvas de meteoros
Para aqueles que gostam de observar as chuvas de meteoros, 2024 promete boas e múltiplas oportunidades. Confira o calendário desses eventos abaixo e aproveite:
-
4 de janeiro — Quadrântidas;
-
19 de janeiro — Gama Ursae Minorida;
-
9 de fevereiro — Alfa Centaurídeos;
-
15 de março — Gamma Normid;
-
22 de abril — Líridas;
-
23 de abril — Pi Pupídeos;
-
5 de maio — Eta Aquariids.