Cérebro artificial com Neurônios Humanos finalmente criado

Parece coisa do “Sensacionalista” mas não é. Primeiro cérebro artificial “ciborgue” com neurônios humanos finalmente foi desenvolvido e já mostrou sua capacidade de aprendizado.

Batizado de DishBrain, o cérebro foi concebido pelos cientistas da Cortical Labs, um laboratório australiano que desenvolveram um chip com neurônios humanos “embarcados”.

Segundo Brett Kagan, chefe do projeto, o DishBrain foi capaz de aprender o jogo Pong em apenas 5 minutos, isso usando a mesma técnica de recompensa usada para I.A.

O processo é relativamente simples. É atribuído à inteligência uma espécie de “recompensa”, algo como um objetivo a ser alcançado e quando alcançado, o a I.A. ou o próprio DishBrain ficariam “felizes” (isso a grosso modo). O resultado é que enquanto uma I.A. precisou de quase duas horas de treinamento, o cérebro ciborgue aprendeu a premissa do jogo em apenas 5 minutos. Só que houveram alguns detalhes que aquipe observou.

Tão inteligente quanto nós.

1_V31NEQCyQ4ADljnWcI4dKA
PONG foi o primeiro jogo aprendido pelo Cérebro artificial

O DishBrain se mostrou muito capaz e tão inteligente quanto nós humanos. Em se tratando de aprendizado, o cérebro mostra também as mesmas limitações que nosso cérebro apresenta, sendo capaz de mesmo depois de aprender a jogar o jogo Pong, ainda erra algumas jogadas, tal qual um humano comum. Já a I.A. foi impecável durante os testes, mostrando que realmente as I.A.’s possuem um futuro muito promissor. Mas isso não descartaria o uso do Cérebro artificial? De maneira alguma! Um dispositivo que possua o mesmo nível de aprendizado que um humano seria formidável para os avanços tecnológicos.

Quais os perigos dessa tecnologia?

Eu posso estar sendo um tanto quanto conspiracionista e até “viajando na maionese”, mas uma inteligência capaz de aprender rapidamente e com grau de assertividade relativamente alto (se aliadas as duas tecnologias) poderiam se revoltar contra a humanidade se em algum momento elas observarem que nós humanos não somos tão eficientes…

Em todo caso, o Multiverso Notícias estará de olho.

você pode gostar também
Comentários