Pare agora mesmo! Este hábito inofensivo está detonando seu celular
Esse perigo pode ser fatal para o usuário ou para o celular?
Quem nunca levou o celular para o banheiro? É quase impossível hoje em dia usar o vaso sanitário sem estar equipado com o smartphone ou então ouvir aquela música favorita durante uma ducha.
Apesar de ser muito comum, não é indicado utilizar o celular para ouvir música durante o banho. Acompanhe a leitura e saiba dos perigos de usar o celular durante o banho!
A umidade é inimiga do seu celular
Sim! É por esse motivo que levar o celular para o banheiro, seja para ouvir música ou simplesmente para conferir as novidades, não é indicado. O banheiro é um dos locais mais úmidos da sua casa, e um eletrônico nunca pode ser melhor amigo da água em nenhum dos mundos.
Além disso, o vapor da água, causado pelo amado e relaxante banho quente, pode entrar no aparelho e causar a sua oxidação. Afinal, o celular tem a placa interna e o display que acabam sendo queimados quando entram em contato com a água. Com isso, muitas vezes, não há conserto, nem mesmo para os técnicos mais experientes.
O mesmo acontece para smartphones com certificação IP68?
Ter um certificado IP68 significa que o aparelho é protegido contra partículas de poeira e é resistente a um mergulho contínuo na água. Em geral, a certificação suporta até 3 metros de profundidade. No entanto, a certificação IPX7 significa que o aparelho é resistente a um mergulho de um metro de profundidade na água por até 30 minutos.
Nesse sentido, ter o IP68 nem sempre pode ser encarado como garantia de que o dispositivo sairá intacto em caso de incidente. Isso acontece, pois, com os banhos diários, isso pode ser maléfico depois de um tempo, já que a exposição será contínua.
O que fazer quando o celular se molha?
Se o celular caiu na água ou ficou muito tempo em um banheiro com vapor d’água, o melhor é não ligar o celular ou balançá-lo. Muitas pessoas cometem o erro de tentar ligar o celular para verificar se ele funciona ou balançá-lo para eliminar as gotículas pelos orifícios do smartphone.
No entanto, essas tentativas só espalham a água e podem causar um curto-circuito no celular, piorando sua situação.