Celular em risco: por que desligar o Wi-Fi ao sair é essencial? Veja 3 motivos
Há alguns perigos em deixar o Wi-Fi ligado ao sair de casa, os quais envolvem ataques e rastreamento.
Atualmente, é comum as pessoas terem o desejo de estar sempre conectadas. Pode-se dizer que essa é uma característica marcante da sociedade moderna.
Um dos principais motivos é o avanço tecnológico e a constante criação de novos dispositivos eletrônicos, sejam eles smartphones, sejam tablets ou laptops.
Além disso, as pessoas gostam de se manter conectadas devido ao grande fluxo instantâneo de informações, e podem contar com amigos, familiares e colegas sem se preocupar com a distância. Mas o acesso à informação constante pode acabar se tornando um sério problema, além de potencializar a ansiedade.
Por outro lado, permite que as pessoas consigam ter acesso a qualquer assunto e aprender assuntos novos, mantendo-se atualizadas a respeito de notícias e eventos em todo o mundo.
No entanto, é necessário prestar atenção nisto ao sair de casa: seu Wi-Fi. Isso porque é certo dizer que, ao sair com essa ferramenta ativada, você pode sofrer algum dano virtual. E sua segurança pode ficar refém de golpes e roubos de dados.
Motivos para desligar seu Wi-Fi
Foto: Reprodução
O primeiro motivo é visando à proteção contra conexões não seguras. Assim que você sai de casa, seu celular pode começar a procurar redes Wi-Fi, inclusive redes abertas, e tentar se conectar automaticamente. O problema começa quando essas redes não possuem segurança.
É nesses momentos que o processo de hackear entra em ação, em uma porta escancarada para os cibercriminosos roubarem seus dados por meio do acesso a Wi-Fi falsos, conhecidos como hotspots maliciosos, para interceptar seus dados e realizar ataques.
Outro motivo para desligar o seu Wi-Fi assim que sair de casa é a possibilidade de você ser rastreado pelo seu celular, principalmente no momento em que ele procura redes disponíveis.
Nesse momento, ele envia sinais que podem ser usados tanto para rastrear a localização quanto para empresas de publicidade chegarem a você, abrindo caminho também para criminosos.
Já o último motivo está associado à saúde de sua bateria. Quando você sai de casa sem desligar o Wi-Fi, o seu celular passará a buscar constantemente novas redes, demandando mais de sua bateria. Logo, ao desligá-lo, esse problema não será mais um incômodo.