Caso chocante do submarino que viajava até os destroços do Titanic ganha documentário
TV inglesa exibe documentário sobre o caso do submarino que chocou o mundo. Expedição ao Titanic teve um desfecho trágico.
O caso do submarino que desapareceu durante uma expedição aos destroços do navio Titanic chocou o mundo com a situação à qual os tripulantes foram expostos. Com as buscas sendo acompanhadas em tempo real, o drama aumentava cada vez mais enquanto o tempo de abastecimento de oxigênio se esgotava.
Diante de um caso tão inusitado e trágico, a produtora ITN, do Reino Unido, exibiu ao público na última quinta-feira (22 de junho) um documentário mostrando os detalhes da viagem, do submersível e os motivos que levaram o veículo a ter um destino tão trágico quanto o que inspirou a expedição: o Titanic.
O documentário recebeu o nome de “Titanic Sub: Lost at Sea” (“Submarino Titanic: Perdido no Mar”, em tradução livre).
“Este programa traçará tudo, desde a própria exploração, até a ascensão do turismo extremo, até as tentativas de resgate, mas acima de tudo contará uma história muito humana que capturou a nação, que é de cerca de 5 pessoas, todas com famílias, que estão presas no fundo do oceano. Nossa experiência e herança em documentários de resposta rápida e reputação de cinema responsável significam que sempre tratamos essas histórias com grande sensibilidade”, afirmou o diretor da produção à Variety.
Submarino Titan desapareceu no Oceano Atlântico
Imagem: Reprodução/Chippu
A expedição tinha como destino os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico. O navio está a impressionantes 3,8 mil metros de profundidade, ou seja, quase 4 km de distância da superfície.
Para participar do passeio de turismo histórico, os viajantes desembolsaram US$ 250 mil cada, o que equivale a cerca de R$ 1,19 milhão.
A expedição começou numa sexta-feira (16 de junho), saindo de Newfoundland, no Canadá. O submarino chegou ao local do mergulho no dia 18, e no mesmo dia adentrou ao mar.
O que começou com muita empolgação logo se tornou uma preocupação mundial, pois o submersível parou de emitir sinal à sua base uma hora e 45 minutos depois de mergulhar. O tempo de descida até o Titanic era estimado em duas horas.
Depois de seis dias de buscas pelo submarino turístico, a Guarda Costeira dos Estados Unidos fez um comunicado oficial, informando que os destroços foram encontrados próximo ao Titanic. Além disso, a OceanGate, empresa responsável pela expedição, informou que o submersível sofreu uma implosão.
Os cinco tripulantes do submarino, os bilionários Hamish Harding, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Stockton Rush e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet morreram na tragédia.