Até produções originais: streamings removem vários títulos do catálogo e preocupam assinantes
Alguns títulos estão sendo removidos das plataformas sem qualquer aviso, inclusive as produções originais. Entenda o caso.
“Caindo na Real” (“Arrested Development”, no original) é um dos títulos que até pouco tempo estava disponível na Netflix. Entretanto, sem mais nem menos a plataforma de streaming resolveu remover a produção em alguns países sem ao menos avisar os assinantes.
Isso acabou deixando muitos usuários enfurecidos, afinal eles não tiveram nem como se despedir. Apesar disso, esse cenário não é o mesmo no Brasil, pois a série “Caindo na Real” ainda pode ser encontrada na plataforma – embora fique disponível apenas até o dia 25 de março. A partir dessa data, a sitcom dos anos 2000 será retirada do catálogo.
Situações como essas têm deixado muitos fãs apavorados, pois até mesmo as produções originais, ou seja, aquelas que as próprias plataformas fazem, estão sendo retiradas dos streamings ao passo que ninguém está entendendo o(s) motivo(s) para isso acontecer.
Por essa razão, nós, do Multiverso Notícias, fomos em busca de mais detalhes sobre a principal motivação que está levando as plataformas de streaming a atuarem dessa maneira.
O que está acontecendo com os streamings?
Para que possamos compreender detalhadamente o que está levando as empreas a simplesmente retirarem de suas plataformas títulos tidos como “originais”, como é o caso de “Caindo na Real”, precisaremos analisar a situação mais a fundo.
Primeiramente, é preciso saber que a série em questão foi desenvolvida pela 20th Century Fox Television, companhia que foi vendida para a Fox. Contudo, após certo período em exibição, a produção foi cancelada, isso lá em 2005.
Quando questionada a respeito do que teria motivado o fim da série, a companhia argumentou que não havia audiência o suficiente.
Isso, no entanto, foi diferente quando a Netflix decidiu dar uma segunda chance para o título e adicioná-lo ao seu catálogo. Como resultado, a produção foi um grande sucesso e chegou até a 5ª temporada no streaming.
Mas, afinal, o que poderia ter levado ao fim do título? Explicamos: é provável que, quando a Netflix decidiu investir no projeto, tenha assinado um termo em que constava o tempo de exibição que a produção teria em sua plataforma. Assim, talvez esse período tenha chegado ao fim.
No entanto, quando situações como essas acontecem, ainda há a chance de nos últimos minutos haver uma renovação de contrato. Esse cenário foi visto, por exemplo, em produções como “Demolidor” e “Jessica Jones”, que eram originais da Netflix.
Contudo, o período de exibição que constava no papel acabou expirando, e ambas foram encaminhadas diretamente para outra plataforma de streaming: Disney+.
Então, a razão pela qual muitas vezes séries ou filmes que amamos saem do streaming é que seus contratos com as empresas simplesmente chegaram ao fim e não foram renovados.