Loucos por café: será mesmo que a cafeína pode causar overdose?
Se você gosta muito de café, é preciso se atualizar sobre os perigos do consumo em excesso.
Quando gostamos de alguma comida ou bebida, a vontade é ingerir até enjoar! No entanto, tudo em excesso faz mal, principalmente quando estamos falando do nosso corpo.
Um grande exemplo disso é o nosso querido café. Mas será mesmo que o café pode causar overdose? Acompanhe a leitura e descubra!
O que é overdose?
A overdose se trata de um termo médico e o seu uso está relacionado à designação de alterações que acontecem no organismo quando somos expostos a uma quantidade excessiva de alguma substância.
Essa substância pode ser uma droga ilícita, como é muito conhecida, mas também pode acontecer por meio de medicamentos e estimulantes que usamos no dia a dia, como a cafeína.
Os principais sintomas de uma overdose estão relacionados a problemas respiratórios e à perda da consciência. No entanto, isso pode variar a depender da substância e quantidade. No entanto, em casos complicados e de socorro tardio, pode levar à morte.
O perigo da cafeína em pó
A cafeína em pó é um artifício utilizado por praticantes de atividade física. Isso porque ela tem ação termogênica, o que faz melhorar o desempenho e os ganhos durante o exercício.
Além disso, uma colher pequena de cafeína pura em pó equivale a aproximadamente 28 xícaras de café, estamos falando daquela vendida como suplemento para atletas. Essa informação foi passada como alerta pela Food and Drug Administration (FDA).
A cafeína em pó normalmente é vendida em sua forma pura (100%). Além disso, as orientações de uso falam sobre consumir de 30 minutos a 1 hora antes do treino por conta da rápida absorção pelo trato gastrointestinal
Apesar dos benefícios do desenvolvimento, vale atentar para o consumo exagerado. Muitas pessoas pensam que uma maior quantidade vai trazer melhores resultados.
No entanto, as autoridades internacionais de saúde ressaltam que 50 miligramas por ml de sangue são suficientes para provocar óbito.