Psicanalistas apontam que brasileiros não sabem perder; entenda o porquê

A dificuldade é revelada em algo que vai muito além das competições, chegando de modo crítico até mesmo no âmbito político.

Alcançar nossos objetivos e ganhar destaque ou competições deixam nossas vidas muito mais felizes, é fato. No entanto, não é sempre que nós ganhamos, e perder faz parte de qualquer processo, visto que não é possível ser bom em todos os aspectos da vida, e ainda que sejamos, não se pode manter essa constante o tempo todo.

Perder gera em nós uma série de sentimentos negativos como tristeza, decepção, raiva e até mesmo inveja. Contudo, é de extrema importância saber lidar com esses sentimentos. No Brasil, psicanalistas vêm observando na sociedade uma grande dificuldade em perder. 

O psicanalista Christian Dunker afirma que:

“Estamos detectando algo dramático. Da escala decisória da política às salas de aula e condomínios, cultiva-se a imagem de um vencedor que se recusa a apertar a mão de quem o derrotou em uma competição, foi escolhido para um cargo que se almejava ou tirou nota maior que a do seu filho.”

Brasileiros têm dificuldade em lidar com seus sentimentos

Nesse sentido, recentemente, o professor titular em psicanálise e psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP foi convidado pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, para fazer parte do grupo de trabalho encarregado de elaborar estratégias de combate aos discursos de ódio e ao extremismo no país.

Nesse sentido, o psicanalista aponta que a onda de indignação que ronda o país em diferentes meios está relacionada com a dificuldade que os indivíduos possuem em celebrar as vitórias de outras pessoas. Isso causa muitas reações extremas e violentas diante do que é percebido como derrota, pessoal ou coletiva.

Essa realidade pode ser percebida nos acontecimentos do início deste ano, quando a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro motivou muitos protestos, destruições de espaços públicos e assassinatos no país.

Além disso, essa dificuldade também é percebida nos aspectos mais cotidianos, como a perda do Grammy pela cantora Anitta. Isso causou muita revolta nos fãs da cantora, que proferiram palavras de ódio contra a concorrente que recebeu a premiação. 

Nesse sentido, é muito importante que a sociedade brasileira busque maneiras de lidar com esses sentimentos de frustrações que se manifestam de maneira exagerada e violenta. De acordo com Dunker, a melhor forma de lidar com essa situação é tratar do tema com coragem e humildade. 

Por fim, o psicanalista afirma que:

“Tenho escutado muito no divã: pago o quanto for, vou pra prisão, processo, mas não peço desculpa. Não metabolizar a perda como função transformadora e ficar no ataque também afetou nossa capacidade de saber ganhar. Precisamos nos tratar.”

você pode gostar também