Brasil entre os gigantes dos games? Presidente da Abragames comenta o crescimento do mercado no país
Em recente entrevista, Rodrigo Terra revelou as possíveis projeções para o futuro da indústria dos games no Brasil, com expectativa de crescimento considerável. Saiba mais!
O Brasil tem se tornado um país cada vez mais promissor para a indústria dos videogames. Essa forma de entretenimento se desenvolveu muito nos últimos anos, devido principalmente ao avanço tecnológico, acessibilidade aos aparelhos e consoles e também ao crescimento de profissionais na área de desenvolvimento de jogos.
Empresas de grande porte estão investindo no mercado brasileiro, especialmente no ramo de jogos independentes, que se popularizam e ganham cada vez mais espaço no país.
Projetando um aumento ainda maior da oportunidade de crescimento para desenvolvedores da área, a Abragames parece estar confiante da evolução deste setor no Brasil, que pode se tornar um dos cinco maiores produtores de games do mundo.
Presidente da Abragames comenta crescimento do mercado de jogos no Brasil
Foto: Mateus Campos Felipe/ Yu Hai/ Unsplash/Reprodução
Em recente entrevista ao site MeuPS, concedida durante o evento Big Festival 2023, o presidente da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), Rodrigo Terra, comentou sobre políticas públicas e o mercado crescente de videogames no Brasil.
Além disso, ele reuniu formulários que serão usados na segunda Pesquisa Nacional da Indústria de Games. Rodrigo falou sobre a história do mercado de jogos no Brasil e explicou como a Abragames, junto com a ApexBrasil e outros eventos, ajudam a impulsionar o mercado brasileiro:
“Nos últimos 15 anos, a gente sai de um mercado, onde o gamer brasileiro tinha até um preconceito com os jogos daqui, para um onde os desenvolvedores começam a crescer de qualidade: novas mecânicas e gêneros foram criados, além de uma nova diversidade narrativa, que explora o aspecto multicultural brasileiro. Hoje, esses estúdios que eram pequenos há 15 anos, já têm um porte médio ou grande e conseguem negociar com grandes publishers.”
Na visão de Terra, o Brasil terá um crescimento promissor e capaz de atingir o ranking dos cinco maiores produtores de jogos do mundo. Essa empolgação vem após os resultados da primeira Pesquisa Nacional da Indústria de Games, que revelou um aumento de 169% no número de estúdios brasileiros, passando de 375 para 1.009.
“Nosso grande sonho é que o Brasil se torne um dos cinco maiores produtores de jogos do mundo. Se vai ser AAA ou indie, não dá pra saber ainda.”
Alavancando os jogos indie
Foto: Abragames/Reprodução
Rodrigo explica que o Brasil possui uma vocação forte na produção de jogos independentes (indie), com um grande investimento na jogabilidade. Além disso, ele ressalta como os jogadores estão cada vez mais interessados em games diferentes, com novas histórias e estilos, citando a Sony, que implementou um estúdio de games indie.
Ele ainda comentou sobre o papel político do Brasil nos jogos, com a divulgação da cultura brasileira, que pode reformular as percepções mundiais através do videogame:
“O Brasil pode ter uma posição muito importante como definidor de políticas, e mostrar isso através de jogos pode mostrar ao mercado internacional que eles precisam vir pra cá pra aprenderem mais sobre a gente”.
A 2° Pesquisa Nacional da Indústria de Games está disponível para participação de desenvolvedores, sendo que o prazo para responder o formulário termina hoje, 15 de julho.