Sinal de alerta: preenchimentos com botox geram preocupação na Europa

Casos de paralisia facial após o procedimento acendem alerta das autoridades de saúde.

Imagem: Reprodução

Procedimentos estéticos fazem parte cada vez mais da vida das pessoas e são constantemente monitorados pelas autoridades de saúde para garantir a segurança dos pacientes. Na Europa, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) acendeu um alerta em relação ao uso do botox.

A instituição registrou 67 casos de paralisia com ligação a esse tipo de preenchimento, com o diagnóstico de botulismo, doença causada pela bactéria Clostridium botulinum. Os registros aconteceram em países como Alemanha, Áustria, Turquia e Suíça. Felizmente, não houve o registro de óbitos.

Procedimentos com botox

Imagem: Reprodução

botox é um procedimento estético feito com a toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, realiza-se a aplicação em doses calculadas que bloqueiam a musculatura responsável por causar questões estéticas, como linhas de expressão e rugas.

O grande alerta das autoridades está nas demais substâncias que compõem a toxina botulínica. Casos com produtos não licenciados nem devidamente testados apresentam grande risco à vida dos pacientes. Além disso, os órgãos reguladores deixam claro que o procedimento só pode ser feito com profissionais devidamente habilitados.

Na Europa, as autoridades seguem as buscas para entender a causa do grande número de casos de paralisia facial, uma vez que as autoridades turcas atestaram que os produtos estavam licenciados. Por enquanto, as clínicas onde atenderam as ocorrências estão fechadas para esse tipo de atividade.

Botulismo

O botulismo é uma doença causada por uma toxina manifestada pela bactéria Clostridium botulinum, que pode ocorrer de três formas: alimentar, por ferimentos ou intestinal. De acordo com o Ministério da Saúde:

“O agente etiológico entra no organismo por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados que não têm produção e/ou conservação adequada.”

Dentre os sintomas do botulismo, estão a fala arrastada, visão turva, náuseas e diarreia. Em casos mais graves, pode prejudicar a respiração do indivíduo e até levar à morte.

você pode gostar também