BENDU: seriam eles os antecessores dos Jedi em ‘Star Wars’? Confira!
Star Wars acabou trazendo de volta uma das principais ideias de George Lucas para o padrão dos Jedi. Saiba qual é ela e acompanhe a novidade!
Conhecido como um dos maiores visionários da história do cinema, inicialmente George Lucas não tinha suas ideias totalmente formadas como todo mundo pensa. O primeiro filme da saga “Star Wars” teve inúmeros rascunhos, nos quais a Ordem Jedi acabou sofrendo diversas mudanças enquanto ele trabalhava.
A primeira encarnação dos Jedi ficou conhecida como os “Jedi Bendu”, versão em que são descritos como “os guerreiros mais temidos do universo”, além de “guarda-costas pessoais do Imperador”.
Essa tese foi incorporada ao antigo universo de “Star Wars”, no qual também foi descrita uma antiga tradição da Força chamada Bendu, como se fossem uma encarnação primitiva da Ordem Jedi.
Esse feito se tornou oficial no ano de 2012, quando uma série em quadrinhos explorou o início de toda a Ordem Jedi e apresentou ao mundo os monges Dai Bendu.
Assim, a Disney acabou declarando a UE como não canônica depois de ter adquirido a Lucasfilm, o que significa que essas ideias foram perdidas no novo padrão de “Star Wars”.
Pouco tempo depois, o Bendu retornou, com Kanan Jarrus encontrando uma criatura poderosa que tinha esse nome na série animada de “Star Wars Rebels“.
Esse é um conceito que acabou sendo restaurado graças ao livro das fontes, como o “Star Wars: Force & Destiny”. Existe também uma referência bastante curiosa sobre os Bendu que diz que eles foram identificados como os “precursores” da Ordem Jedi.
Mas o que foi revelado por “Star Wars” sobre os Bendu e os antigos Jedi?
Atualmente, tem-se pouca informação sobre os Bendu na trama principal. Mesmo que “Unlimited Power” possa ser a única fonte canônica para conseguir fazer a ligação entre os Bendu e os Jedi, alguns outros tie-ins fizeram revelações que tiveram um impacto bastante importante na galáxia.
É possível ver também que o símbolo da República Galáctica, que é uma estrela de oito pontas ao redor de um único disco, mostra a data da época dos Bendu. O quinto e último dia da semana também é chamado de “Benduday” na galáxia de Star Wars, para poder homenagear os monges Bendu que vivam na cidade-planeta Coruscant. Eles também acabaram construindo um templo no planeta Kijimi, um mundo que surgiu em “Star Wars: The Rise of Skywalker”.
É possível encontrar algumas evidências de que os primeiros Jedi que existiram não serviram nenhum lado da Força, mas eles eram considerados os agentes do equilíbrio.
Isso indica que, pelas ruínas do primeiro Templo Jedi, em Ahch-To, onde também era possível ver um mural do primeiro Jedi que estava representando, existe Escuridão na Luz e Luz na Escuridão.
Essa mesma perspectiva é compartilhada pelo Bendu que foi encontrada por Kanan Jarrus em “Star Wars Rebels”, que insistia dizer que não fazia nem parte da Luz nem da Escuridão. Ao invés disso, ele dizia que era “o único no meio”.
Também é possível ouvir pelo audiolivro de Cavan Scott, “Dooku: Jedi Lost”, no qual é sugerido que o equilíbrio seria de fato outro aspecto da Força, além de existirem alguns indícios de que os agentes do equilíbrio conseguem executar alguns poderes aos quais quem é adepto da Escuridão ou da Luz não consegue. Isso explica, então, os poderes utilizados por Bendu na versão animada de “Star Wars”.
Se por um acaso o Bendo da série “Rebels” estiver realmente ligado à Ordem que se tornou Jedi, então ele pode ser muito mais velho do que Kanan Jarrus pensava.
O Bendu disse estar hibernando há muito tempo e só foi acordado devido ao desequilíbrio das emoções sentidas em Kanan. É bastante provável que esse ser tenha sido antecessor da Ordem Jedi, talvez até servindo como mentor dos monges Bendu. Esperamos que os futuros tie-ins de “Star Wars” possam nos revelar mais coisas.