Quem nunca! Bater a porta do carro com força realmente causa danos?

Propaganda internacional da Volkswagen destacou a resistência do sistema de fechamento das portas.

Você está dirigindo tranquilamente ou recebendo uma carona quando chega ao seu destino e sai do carro. Porém, de repente, sente o espírito de Hércules tomar conta de você e, ao invés de fechar a porta suavemente, sua mão decide pela violência. Aquele som estrondoso e a dor no peito são acompanhados por um singelo pedido de desculpas, que parece não resolver o problema.

Mas será que bater a porta do carro com força pode realmente danificar o veículo? Existe uma quantidade ideal de força para fechar a porta do carro? Afinal, se a mão for muito leve, ela não encaixa corretamente na fechadura e é necessário voltar para fechá-la novamente.

No entanto, usuários estrangeiros podem discordar dessa preocupação, como mostra a propaganda abaixo:

A publicidade brinca com aquele recurso de bater portas com força quando estamos com raiva e a resistência do veículo para isso. Porém, essa propaganda está totalmente correta? Vamos pedir ajuda dos especialistas para lidar com esse dilema.

O que dizem especialistas sobre bater a porta do carro?

De acordo com o proprietário da funilaria e mecânica WTC Express, Alexandre Barros Pinho, bater a porta do carro com força pode sim trazer risco à qualidade do item.

Ele explica que se a porta for fechada constantemente com muita força, há o risco de soltar ou quebrar peças. No entanto, aquela batida sem querer do dia a dia não tem problema. Então, perceba que a questão está na frequência com a qual a porta é fechada com força. Ele explica:

“Se a pessoa tem o hábito de bater a porta do carro com toda a força (como no caso das propagandas), bastam apenas algumas vezes para que se solte a máquina do vidro, o forro de porta ou de plástico, bem como a possibilidade de desalinhar a porta e danificar a fechadura. Tudo isso contribuirá para o carro começar a apresentar barulhos”.

Alexandre também chama a atenção para a diferença dos materiais usados nos veículos mais antigos, que eram de lataria pura, e os modelos mais novos, que possuem mais partes plásticas. Ele diz que os novos modelos tendem a ser mais frágeis.

Porém, Barros ainda reforça a necessidade de ter alguns cuidados. Ao fechar a porta é importante que os vidros estejam totalmente fechados. No caso de um vidro blindado aberto pela metade, ele pode acabar trincando ainda que a porta seja fechada devagar.

Na ponta da caneta

Caso depois de bater a porta do carro com força incontáveis vezes, ela precise de conserto, como a gente diz no bom e velho português brasileiro: “quanto vai custar essa brincadeira aí”?

Para os carros populares, o prejuízo na fechadura fica em torno dos R$ 600 e modelos intermediários saem a R$ 2.000. Os preços para os carros da linha premium variam bastante, dependendo do sistema de fechamento da porta.

Além disso, apenas o alinhamento da porta pode custar em média R$ 200, sem incluir o conserto de outras peças eventualmente danificadas.

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