'Barbie': Filme mais aguardado do ano enfrenta censura; Warner se pronuncia

Após algum tempo, finalmente, a Warner Bros. decidiu se pronunciar a respeito do Vietnã e sua recusa em transmitir 'Barbie' nos cinemas.

O lançamento do aguardado filme “Barbie“, produzido pela Warner Bros., está gerando grande repercussão em todo o mundo. O longa-metragem tem chamado ainda mais atenção devido à protagonista Margot Robbie, que interpreta a famosa boneca, ter aparecido nos tapetes vermelhos usando roupas de diversas versões da boneca mais amada do mundo.

No entanto, o filme da Barbie não está nos holofotes apenas por suas qualidades e pelos detalhes fiéis à história da boneca, mas também por conta da notícia de que alguns países não exibirão a nova obra da Warner.

Um dos países que tomaram essa decisão foi o Vietnã, sendo um dos primeiros a se manifestar a respeito. A pergunta que surge é: qual seria o motivo para o filme “Barbie” não ser exibido nos cinemas vietnamitas? O que poderia ser tão impróprio a ponto de impedir a exibição do filme?

Ao que parece, durante a produção do filme, um determinado mapa é exibido, o qual faz referência a um território que é reivindicado pela China, mas que pertence ao Vietnã há muitos anos. Os vietnamitas consideram essa representação cartográfica desonrosa ao país e acreditam que isso pode causar graves problemas.

Foto: ‘Barbie’/Reprodução

Warner Bros. finalmente se pronuncia!

Entretanto, diante dessa situação, a Warner Bros. Discovery decidiu se pronunciar, em resposta ao Vietnã, por meio de conversa com um porta-voz da revista Variety.

De acordo com os argumentos apresentados pelo estúdio, o mapa em questão apresentava uma região disputada por China e Vietnã como pertencente à China, mas ele diz que não foi inserido na produção com o intuito de causar problemas, mas, sim, de retratar de forma imprecisa e exagerada os locais pelos quais a Barbie atravessou em sua jornada para chegar ao famoso mundo dos humanos.

“O mapa em Barbieland é um desenho infantil feito com giz de cera. Os rabiscos retratam a jornada imaginária de Barbie da Barbielândia para o ‘mundo real’. Não foi destinado a fazer qualquer tipo de declaração.”

Ou seja, segundo o que afirma o estúdio, não houve nenhuma intenção de ofender o Vietnã, e sim de fornecer uma narrativa lúdica e fantasiosa para o fato de a Barbie explorar o mundo.

Por fim, é válido destacar que “Barbie” chega aos cinemas brasileiros no dia 21 de julho.

você pode gostar também