Rede Globo: robôs assumem papel de demitidos na produção de jornais
Testes começaram a ser feitos com as novas câmeras-robôs.
Recentemente, uma notícia sobre a Rede Globo chegou aos holofotes. Ao que parece, o canal de televisão está passando por uma manutenção tecnológica, isto é, está recebendo algumas atualizações em seus equipamentos, principalmente na área de telejornal, no estúdio de São Paulo.
Essa mudança está sendo realizada para instalar câmeras-robôs que possam ser manuseadas de forma remota. Isso significa que não haveria mais a necessidade de um operador de câmera, mas apenas alguém que seja capaz de controlá-la por meio tecnológico.
Além disso, o principal objetivo é que haja uma atualização nos meios de operação, para manter o estúdio conforme os avanços tecnológicos ao redor do mundo.
Contudo, nem só de flores vivem as companhias televisivas, já que cerca de 20 pessoas acabaram sendo demitidas. Ainda assim, a companhia insiste em afirmar que os desligamentos desses funcionários não tem nenhuma ligação com as novas instalações ou com a redução de equipe.
Um teste escondido
Antes mesmo das demissões, alguns testes com as novas câmeras-robôs já estavam ocorrendo em abril. Há fontes próximas à Rede Globo que afirmam o desconhecimento dos funcionários da emissora sobre os testes. Por essa razão, assim que houve a divulgação, todos ficaram surpresos.
Isso sem mencionar que houve a instauração de um clima complicado dentro da companhia, principalmente no setor técnico, assim como na produção de notícias.
Isso não foi capaz de impedir a implantação das novas câmeras. Porém, acredita-se que apenas alguns jornais locais serão beneficiados com a novidade nos próximos meses. A ideia é que esse equipamento seja adicionado aos demais estúdios da Rede Globo aos poucos, ou seja, de forma gradual.
Mas ainda há um problema. Algumas produções não poderão receber o equipamento devido ao espaço reduzido do estúdio. Sendo assim, os funcionários permanecerão operando as câmeras ao decorrer dos dias.
Tudo isso é para que o telespectador consiga receber a melhor transmissão. Um grande salto tecnológico, não é mesmo?
Por outro lado, há quem fique com receio do novo sistema, já que algumas profissões podem acabar se tornando desnecessárias devido à automatização dos aparelhos. No entanto, esse é um avanço importante para uma experiência visual mais aprimorada.