Golpes via WhatsApp aumentam: saiba o que fazer para não ser uma vítima

Nova atualização pode facilitar os golpes! Fique atento(a).

O WhatsApp é uma ferramenta muito útil no nosso dia a dia, inclusive é um dos aplicativos mais utilizados no território brasileiro. No entanto, os golpes no WhatsApp estão se intensificando e é preciso saber como isso funciona.

Atualização do WhatsApp

Muitos estão preocupados com o aumento do número dos golpes no WhatsApp por conta da nova atualização, que foi criada com o intuito de ajudar os usuários.

Há um bom tempo, foi requisitado o uso do aplicativo em mais de um aparelho, mas a META nunca havia dado retorno sobre tal solicitação.

No entanto, recentemente, os representantes da companhia anunciaram que esse pedido será atendido. Alguns ficam felizes, já que o uso em mais de um aparelho facilita para quem utiliza esse app para trabalho.

Por outro lado, o restante da população fica preocupada, afinal os golpistas podem se beneficiar disso para prover mais golpes contra os indivíduos.

Como a atualização vai funcionar?

A META anunciou de forma oficial que a atualização irá ocorrer, mas isso ainda está passando por fase de implementação e observação de possíveis problemas.

De qualquer forma, o objetivo é permitir o uso do app em até cinco smartphones diferentes. No entanto, um deles será o “principal”, muito semelhante ao que acontece com o WhatsApp Web já conhecido.

Nesse modelo, a mensagem que o principal mandar irá aparecer nos demais. Apesar da facilidade, isso chama a atenção para os golpes.

Golpes no WhatsApp.
Foto: Canva Pro/Reprodução

Golpes do WhatsApp

Os golpes que acontecem por meio do aplicativo de mensagens deixam muitos no prejuízo. Infelizmente, pessoas de má-fé buscam artifícios para clonar o app de outra pessoa, ou simplesmente se passar por ela com outro número.

Nessa situação, a maioria pede dinheiro, se passando pela pessoa, com a desculpa de que precisa pagar algo e o aplicativo do banco está dando problema e que depois devolveria.

Enquanto isso, a pessoa do outro lado confia que se trata do seu conhecido e acaba fazendo o favor. No entanto, quem sofreu o golpe envia o dinheiro e nunca mais o vê.

Como evitar golpes no aplicativo?

Primeiramente, é preciso criar o hábito de confirmar se aquela pessoa que você está conversando não é um golpista. Por isso, ligar ou fazer vídeo chamada antes de realizar uma transação por Pix é muito importante para confirmar.

Além disso, fazer verificação em duas etapas é muito importante. No entanto, é necessário se atentar para não enviar documentos pessoais.

você pode gostar também