August Diehl interpreta infame doutor nazista em ‘O Desaparecimento’
Filmagens do maior filme de Kirill Serebrennikov começam no início de junho de 2023 e contarão uma história muito interessante. Confira!
Enquanto dá continuação à produção do próximo livro “Limonov”, o cineasta russo Kirill Serebrennikov contrata August Diehl, do filme “Bastardos Inglórios”, para ser o personagem principal do seu próximo longa.
De acordo com os dados da Variety, Diehl assumirá o papel do infame doutor nazista, Josef Mengele, que recebeu o sádico apelido de “o anjo da morte” por conta dos seus terríveis experimentos com os prisioneiros de Auschwitz, especialmente quando as vítimas eram gêmeas. As filmagens estão programadas para começarem no começo do mês de junho do próximo ano.
Essa história é baseada no aclamado romance de Olivier Guez, “O Desaparecimento”, de Josef Mengele, que segue um médico enquanto ele escapa de sua captura na América do Sul após o término da Segunda Guerra Mundial.
Utilizando-se de muitas informações vindas de documentos históricos, o livro original conseguiu rastrear a jornada de Mengele enquanto ele se mantinha apenas alguns passos à frente dos agentes do Mossad, de jornalistas, da polícia internacional e de qualquer outra pessoa que quisesse levá-lo à justiça.
Mengele foi um dos poucos nazistas do alto escalão que conseguiu evitar um processo pelos seus crimes, permanecendo foragido por mais de três décadas antes de finalmente ter encontrado seu fim no surfe brasileiro, em 1979. O filme acompanha a caça dele através dos olhos de Mengele enquanto fugia entre o Paraguai e a selva brasileira para conseguir escapar da captura.
O livro ganhou notas de avaliações imensamente altas quando foi lançado, chegando até mesmo a ganhar o cobiçado Prêmio Renaudot no ano de 2017, na França, e depois foi lançado em mais de 30 países.
A obra também foi a causa de muita controvérsia depois de ser lançada pela forma como retrata os líderes sul-americanos e os seus relacionamentos com nazistas do alto escalão. Serebrennikov trabalhou em estreita colaboração com Guez para garantir a precisão histórica de sua adaptação.
Com isso, Diehl foi o escolhido para retratar Mengele após um processo de audição muito meticuloso. Ele claramente tem a experiência para conseguir o papel, pois já assumiu vários outros papéis importantes ao longo de sua carreira, inclusive o de Major Hellstrom no filme “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino.
Mais recentemente, ele acabou aparecendo para retratar o revolucionário soviético Vladimir Lenin em “King’s Man: A Origem” e muito em breve também será visto na quarta temporada de “Documentary Now!”, no episódio “Soldier of Illusion”.
“Kirill Serebrennikov é um dos maiores diretores contemporâneos da Rússia e estamos muito orgulhosos de tê-lo acompanhado neste projeto nos últimos quatro anos”, foi o que disse Gillibert sobre o diretor do filme que narra a história de Mengele.