Atenção! Vírus rouba Pix de compras online; saiba como se proteger

Com o avanço da tecnologia, é importante ter cautela e muita atenção ao utilizar serviços digitais.

Ao realizar uma compra online pelo computador, copiar o código Pix e colá-lo no site do banco para efetuar o pagamento pode não ser tão seguro quanto parece. Por isso, é bom ficar de olho em como você faz seus pagamentos.

Recentemente, a empresa de segurança Kaspersky identificou um esquema criminoso conhecido como GoPix. O alvo principal desse esquema são as operações realizadas via computador, com o objetivo de substituir a chave Pix em transações de compras online, não em transferências entre pessoas.

E é aqui que fica o alerta, porque, se você faz esse tipo de pagamento, pode estar suscetível ao golpe.

Imagem: Exame/Reprodução

Como o novo golpe funciona?

Diferentemente do vírus Brats, que é específico para dispositivos móveis, o GoPix não se limita a substituir a chave Pix, mas pode alterar também o valor da transação, resultando em perdas significativas para a vítima.

Além de causar prejuízos financeiros, você ainda pode ter o seu computador infectado pelo vírus.

O processo de infecção se inicia com a contaminação do computador. Uma das iscas utilizadas é um link falso para acessar o WhatsApp Web, geralmente apresentado com erros ortográficos grotescos.

Ao clicar no link malicioso, uma página semelhante ao WhatsApp Web é exibida, solicitando o download de um arquivo para liberar o acesso. Quando o download é feito, o vírus é instalado.

É isso o que acontece após o ataque

Após o computador ser infectado pelo vírus, este permanece oculto, monitorando a área de transferência do computador. Quando ele detecta um código Pix, altera-o rapidamente e o substitui.

Então, assim que o usuário cola o código alterado, o dinheiro é transferido para os golpistas. O valor não sofre alterações, apenas o destinatário.

Apesar da sofisticação do golpe, Fábio Assolini, diretor de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina, destaca que os consumidores podem detectar a fraude.

Uma alternativa é efetuar o pagamento por meio do QR code, já que o vírus atua apenas na área de transferência do computador.

Para se proteger, é fundamental evitar anúncios falsos e dar preferência a resultados orgânicos ao realizar pesquisas online.

Ao efetuar pagamentos digitais, é aconselhável verificar cuidadosamente o valor e o destinatário, recusando transações suspeitas.

você pode gostar também