Asteroide provoca clarão na França e assusta moradores; veja

É válido destacar que nenhuma região foi atingida durante a passagem do asteroide pela Terra.

Um forte clarão assustou a França na madrugada desta quarta-feira, 15. Isso porque um asteroide passou bem perto da Terra.

Já era previsto que a rocha iria se chocar com a atmosfera terrestre, e foi esse o motivo do grande clarão, visto não somente em solo francês. Vários lugares da Europa também viram o cometa, chamado de 2023 BU.

Como tudo aconteceu?

Muitas pessoas souberam do ocorrido por meio de vários vídeos que foram postados no Twitter e outras redes sociais. Os vídeos são até assustadores, pois mostram um forte clarão, o qual foi gerado pelo próprio asteroide quando este entrou na atmosfera dos terráqueos.

É claro que todas as vezes que falamos sobre um asteroide se chocar com a Terra, ficamos alarmados. Porém, a Agência Espacial Europeia (ESA) garantiu que nada aconteceria com o nosso planeta por basicamente dois motivos.

O primeiro e principal deles é que o asteroide não possuía estrutura para causar um grande estrago, já que não possui mais do que 5 metros de diâmetro. Já o segundo motivo é que este passou a quase 4 mil km de distância da Terra.

Confira o vídeo abaixo:

É válido ressaltar que o asteroide apenas passou pelo nosso planeta, ou seja, ele não colidiu em nenhuma região. Isso porque a distância pela qual ele passou não era suficiente para que tal fato acontecesse.

Se existe alguma coisa que a ESA aprendeu por meio desse evento, foi referente à previsão para esse tipo de fato. Ou seja, cada vez mais as agências espaciais estão tendo capacidade suficiente para antever asteroides que eventualmente podem ser danosos para a Terra.

O 2023 BU foi previsto por um caçador de asteroides chamado Krisztián Sárneczk, e por incrível que pareça, essa foi apenas a sétima vez, na história da humanidade, que esse tipo de previsão foi feito.

Além disso, o forte clarão foi capturado por várias câmeras, não apenas na França, como também em cidades como Brighton, a qual não está localizada a muitos quilômetros de distância.

você pode gostar também