Arquivos Trânsito - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/transito-2/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Tue, 09 Apr 2024 00:00:24 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Sua cidade está no ranking dos piores trânsitos do mundo? Confira https://multiversonoticias.com.br/sua-cidade-esta-no-ranking-dos-piores-transitos-do-mundo-confira/ Mon, 08 Apr 2024 23:58:21 +0000 https://multiversonoticias.com.br/sua-cidade-esta-no-ranking-dos-piores-transitos-do-mundo-confira/

Cidades brasileiras fazem parte do ranking dos piores trânsitos do mundo. Veja se a sua está na lista!

O post Sua cidade está no ranking dos piores trânsitos do mundo? Confira apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O trânsito brasileiro é quase uma modalidade esportiva, no qual as ruas e estradas são como arenas de gladiadores modernos.

O objetivo é sair de tudo isso vivo e com a paciência intacta — o que com certeza é extremamente difícil.

Para sermos bem sinceros, os congestionamentos já viraram parte da cultura nacional, não é à toa que várias cidades brasileiras entraram em um ranking do pior trânsito do mundo.

Para quem vive nesses locais, isso nem é uma grande surpresa, mas, ainda assim, quem convive com isso entende o quão desgastante pode ser.

TOP 10 das cidades com os piores trânsitos

O ranking conta com os piores trânsitos do mundo, e há várias cidades brasileiras – Imagem: Freepik/Reprodução

A classificação foi feita pela empresa TomTom e se chama ‘Traffic Index 2023’, em que consta os municípios com os piores trânsitos do mundo, ao todo foram 387.

Mas, por incrível que pareça, o Brasil não está no TOP 10 global, ou seja, há lugares bem piores do que o trânsito brasileiro. E isso é realmente uma surpresa! Confira:

  • 10. Bruxelas, Bélgica

  • 9. Manila, Filipinas

  • 8. Bucareste, Romênia

  • 7. Pune, Índia

  • 6. Bengaluru, Índia

  • 5. Lima, Peru

  • 4. Milão, Itália

  • 3. Toronto, Canadá

  • 2. Dublin, Irlanda

  • 1. Londres, Reino Unido

Classificação do trânsito brasileiro

Alguns municípios do Brasil fazem, sim, parte dessa lista, no entanto, suas colocações são um pouco mais altas.

São Paulo, por exemplo, está na 33ª posição, Recife e Curitiba estão em 36ª e 38ª, respectivamente. Enquanto isso, Belo Horizonte e Fortaleza se destacam em 41ª e 57ª.

Então, se houvesse um TOP 10 dos trânsitos mais horríveis do Brasil, ele seria composto pelas seguintes cidades:

  • 33. São Paulo, SP

  • 36. Recife, PE

  • 38. Curitiba, PR

  • 41. Belo Horizonte, MG

  • 57. Fortaleza, CE

  • 66. Porto Alegre, RS

  • 107. Rio de Janeiro, RJ

  • 159. Salvador, BA

  • 296. Brasília, GO

    Com informações do portal IGN Brasil.

    O post Sua cidade está no ranking dos piores trânsitos do mundo? Confira apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    9 cidades com o maior congestionamento do país; você mora em uma delas https://multiversonoticias.com.br/9-cidades-com-o-maior-congestionamento-do-pais-voce-mora-em-uma-delas/ Sun, 31 Mar 2024 22:59:20 +0000 https://multiversonoticias.com.br/9-cidades-com-o-maior-congestionamento-do-pais-voce-mora-em-uma-delas/

    Pesquisa feita em relação ao ano de 2023 avaliou diversos municípios pelo mundo e os posicionou em um ranking. Confira as cidades brasileiras e de outros países!

    O post 9 cidades com o maior congestionamento do país; você mora em uma delas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>

    O Brasil tem grandes capitais com vias comumente engarrafadas, sobretudo em horários de pico e feriados prolongados. Não é à toa que nove delas aparecem no ranking de municípios com o maior trânsito.

    O estudo feito pela TomTom, empresa de sistemas de GPS, em diversos países, constatou os locais brasileiros com tráfego mais intenso.

    Veja a seguir se a cidade onde mora está na lista e quanto tempo em média você pode perder nas vias do local!

    Pesquisa com longa quilometragem

    Chamado de Traffic Index, o relatório apresenta o tráfego de 2023 em 55 países e 387 municípios pelo mundo, isso totalizou 551 bilhões de quilômetros de ruas e avenidas.

    Dessa maneira, o estudo conseguiu mensurar a média de tempo que o cidadão de cada região perde nos engarrafamentos. Para tal, o estudo constatou aspectos como:

    • Tempo médio de viagem a cada 10 km;

    • Alteração de tempo médio de 2022 para 2023;

    • Nível de congestionamento (%);

    • Horas perdidas anualmente nos horários de pico;

    • Velocidade média nas horas mais intensas de engarrafamento.

    Logo, a classificação pode variar a partir do item analisado. Dublin, por exemplo, é a líder global, se considerarmos o tempo perdido por ano no horário de pico, com 158 horas.

    Porém, quando prestamos atenção ao tempo médio de deslocamento a cada 10 km, Londres se torna a primeira no ranking global, com 37 minutos e 20 segundos.

    Com base nessa segunda variável (horas/10 km), classificamos as cidades com maior congestionamento no mundo:

    1. Londres, Inglaterra: 37 minutos e 20 segundos para percorrer 10 km;

    2. Dublin, Irlanda: 29 minutos e 30 segundos para se deslocar 10 km;

    3. Toronto, Canadá: 29 minutos para se locomover por 10 km;

    4. Milão, Itália: 28 minutos e 50 segundos para percorrer 10 km;

    5. Lima, Peru: 28 minutos e 30 segundos para se deslocar 10 km.

    Estudo avaliou o tempo de deslocamento dos veículos e tempo gasto por ano no trânsito em mais de 300 cidades – Imagem: Reprodução

    Mas, e no Brasil, qual é a cidade com maior engarrafamento?

    Com mais de 11 milhões de habitantes e cerca de 32 milhões de veículos (de todos os tipos), até 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo abriga o maior engarrafamento.

    O resultado não é uma surpresa, já que o maior município do país tem um grande fluxo de movimentação, não apenas internamente, mas também na região metropolitana e de municípios vizinhos.

    Para classificá-la assim, partimos do índice de período médio para percorrer 10 km: 23 minutos. O ranking completo tem nove cidades brasileiras. Veja todas a seguir:

    1. São Paulo: 23 minutos para andar 10 km e 105 horas perdidas anualmente no trânsito, em horários de pico;

    2. Recife: 22 minutos e 40 segundos para se deslocar por 10 km e 116 horas gastas anualmente nos congestionamentos, em horários de pico;

    3. Curitiba: 22 minutos e 20 segundos para se locomover por 10 km e 94 horas perdidas anualmente em engarrafamentos, nos horários de pico;

    4. Belo Horizonte: 22 minutos e 10 segundos para percorrer 10 km e 109 horas perdidas anualmente no trânsito, em horários de pico;

    5. Fortaleza: 21 minutos e 10 segundos para se mover por 10 km e 92 horas gastas anualmente nos congestionamentos, em horários de pico;

    6. Porto Alegre: 20 minutos e 40 segundos para andar 10 km e 100 horas perdidas anualmente em engarrafamentos, nos horários de pico;

    7. Rio de Janeiro: 18 minutos e 50 segundos para se deslocar 10 km e 81 horas gastas por ano no trânsito, em horários de pico;

    8. Salvador: 17 minutos para percorrer 10 km e 67 horas perdidas por ano nos congestionamentos, em horários de pico;

    9. Brasília: 13 minutos e 10 segundos para se locomover por 10 km e 40 horas gastas anualmente em engarrafamentos, nos horários de pico.

    O post 9 cidades com o maior congestionamento do país; você mora em uma delas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    5 leis de trânsito que não existem, mas muitos consideram reais https://multiversonoticias.com.br/5-leis-de-transito-que-nao-existem-mas-muitos-consideram-reais/ Fri, 29 Mar 2024 19:57:18 +0000 https://multiversonoticias.com.br/5-leis-de-transito-que-nao-existem-mas-muitos-consideram-reais/
    Leis de trânsito

    Não se deixe enganar! Elas parecem verdade, mas não há nada imposto pelo CTB. Entenda melhor!

    O post 5 leis de trânsito que não existem, mas muitos consideram reais apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    Leis de trânsito

    O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é bem complexo, com muitas regras e resoluções. Entretanto, mesmo que as normas sejam bem explícitas, muitos condutores se deixam enganar por leis de trânsito inexistentes.

    Para que você não acredite mais nesses mitos, separamos as 5 principais leis que muitas pessoas acham que são verdadeiras, mas não são. Veja abaixo quais são!

    1. “O motorista pode perder a CNH provisória se receber multa”

    Meia-verdade.

    Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), se cometerem infrações leves ou médias, os motoristas com CNH provisória não perdem o documento.

    Além disso, eles não devem receber multas graves ou reincidir em infrações médias por um ano.

    2. “Não é permitido dirigir sem camisa”

    MITO!

    O CTB não impõe nenhuma limitação a respeito do motorista dirigir sem camisa. Em relação a vestimentas, a lei apenas institui que os calçados devem ficar fixados adequadamente nos pés do condutor.

    Essas leis parecem que existem, mas na verdade não são previstas pelo CTB – Imagem: Freepik/Reprodução

    3. “Na madrugada, não precisa respeitar o sinal vermelho”

    Meia-verdade.

    A autorização para passar no sinal vermelho de madrugada é específica para algumas situações, visto que os radares semafóricos funcionam a todo momento.

    No geral, o motorista pode passar no sinal vermelho caso sinta que está em perigo ou esteja atendendo a uma urgência. Nesses casos, para ficar isento da multa, o condutor deve avisar ao órgão de trânsito.

    4. “Não pode dirigir descalço”

    MITO!

    O CTB somente determina que os calçados devem ser firmes nos pés do condutor, mas não proíbe de dirigir descalço. Aliás, dirigir sem calçados pode ser, na verdade, a opção ideal.

    5. “A multa caduca se não pagar”

    Meia-verdade.

    Após multar o condutor, o órgão responsável deve iniciar o processo administrativo para efetivação da pena em até cinco anos.

    Caso isso não aconteça, a multa pode caducar e o motorista não precisará realizar o pagamento.

    Porém, isso só acontece se o processo administrativo não for aberto no prazo determinado. Assim, isso também não quer dizer que toda multa caducará.

    Portanto, o ideal é ficar atento aos processos administrativos para não ter problemas futuros.

    O post 5 leis de trânsito que não existem, mas muitos consideram reais apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    Sua personalidade pode torná-lo um motorista mais perigoso; entenda https://multiversonoticias.com.br/sua-personalidade-pode-torna-lo-um-motorista-mais-perigoso-entenda/ Thu, 28 Mar 2024 13:57:19 +0000 https://multiversonoticias.com.br/sua-personalidade-pode-torna-lo-um-motorista-mais-perigoso-entenda/

    Os comportamentos cotidianos de uma pessoa podem afetar a segurança ao volante, tornando-a mais propensa a acidentes.

    O post Sua personalidade pode torná-lo um motorista mais perigoso; entenda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>

    Uma pesquisa envolvendo mais de 3.500 motoristas nos Estados Unidos revelou que cerca de 90% dos acidentes estão relacionados a fatores ligados ao condutor, com a distração sendo o principal deles.

    Steven Love, pesquisador de psicologia cognitiva e segurança no trânsito responsável pelo estudo, aponta que vários aspectos ambientais, sociais e individuais contribuem para uma direção agressiva.

    Pesquisas sobre agressividade no trânsito

    Steven Love, entre outros estudiosos, integra a Pesquisa Colaborativa sobre Segurança no Trânsito, formada pela Comissão de Seguros de Acidentes Automotivos (MAIC) e a Universidade de Sunshine Coast (UniSC), em Sippy Downs, Austrália.

    Conforme Love, ações agressivas são um resultado da interação entre o ambiente de tráfego, a norma cultural de alta velocidade e a habilidade do motorista em lidar com as próprias frustrações, este último é especialmente relevante para a psicologia.

    “Muitas questões referentes à segurança no trânsito, incluindo comportamentos motivados pelos efeitos do álcool, são decorrentes de problemas psicológicos intrínsecos”, afirma Love. “Os indivíduos praticam ações de risco, antissociais e levados pela emoção, porque têm dificuldades de controlar seus pensamentos e emoções”, conclui o pesquisador.

    Isso é bastante relevante para os motoristas com traços agressivos (características da personalidade associada à agressão).

    Tais condutores tendem a ter uma percepção de risco mais baixa e são menos influenciados por experiências próximas de acidentes ou por punições legais leves.

    Um estudo conduzido na China também descobriu uma ligação entre exclusão social e atitudes agressivas no trânsito. Isso sugere que os motoristas podem descontar sua raiva nas estradas.

    Fique atento aos seus traços de personalidade como influenciam seu comportamento no trânsito – Foto: Freepik/Reprodução

    A ilusão da autopercepção

    Não são apenas os motoristas com traços agressivos que superestimam suas habilidades ao volante. Condutores, em geral, são considerados maus avaliadores das próprias habilidades.

    Isso é observado em casos como o de motoristas com problemas de visão na Suécia e homens condutores inexperientes na Finlândia.

    Pesquisas realizadas nos EUA mostram que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que é uma motorista melhor do que a média.

    Tais visões exageradas de si são consideradas perigosas, segundo a especialista em legislação criminal Sally Kyd, da Universidade de Leicester, no Reino Unido.

    “Se os condutores se veem como especialistas na direção, com habilidades superiores à média, eles tendem a dirigir de maneira perigosa, pois não acreditam que as leis de trânsito se apliquem a eles”, aponta Sally.

    Uma das razões para tal discrepância entre o comportamento real ao volante e a autoavaliação dos motoristas são as diferentes ideias sobre o que realmente significa dirigir de forma segura ou habilidosa.

    “Segundo nossos estudos recentes, uma das principais causas das interações negativas no trânsito é o conflito entre os diferentes estilos de direção”, explicou Love.

    Os condutores agressivos culpam os condutores lentos, enquanto os pacientes apontam os imprudentes como a causa do problema. Isso acarreta frustração em todos os envolvidos.

    “Isso destaca a diferença na percepção dos motoristas em relação a estilos de direção diferentes do deles”, afirma Love. “Por exemplo, um condutor muito confiante, que tem comportamentos antissociais, pode acreditar que sua velocidade é segura, levando em consideração seu nível de habilidade”, explica o pesquisador.

    Ana Carboni, defensora do uso da bicicleta em Brasília, observa frequentemente esse comportamento.

    “Acredito que as pessoas não se veem como parte do problema”, aponta. Segundo ela, é comum a ideia de que “‘Sou um bom motorista, posso dirigir a qualquer velocidade e está tudo bem’. Mas sabemos que não é assim que funciona”, explica Ana.

    Assim, ela acredita que parte do problema está na “dificuldade de associar suas ações a algo negativo que possa acontecer [consigo]”.

    O post Sua personalidade pode torná-lo um motorista mais perigoso; entenda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    CNH mais barata? Projeto no Congresso quer desobrigar aulas https://multiversonoticias.com.br/cnh-mais-barata-projeto-no-congresso-quer-desobrigar-aulas/ Mon, 18 Mar 2024 20:59:17 +0000 https://multiversonoticias.com.br/cnh-mais-barata-projeto-no-congresso-quer-desobrigar-aulas/

    Proposta avançou e foi levada à CCJ. Se aprovada, aulas teóricas e práticas serão opcionais e o custo do processo deve diminuir.

    O post CNH mais barata? Projeto no Congresso quer desobrigar aulas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>

    O processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode passar por mudanças, caso um projeto de lei (PL) sobre o tema seja aprovado no Congresso Nacional.

    A proposta da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), nº 6.485 e protocolada em 2019, avançou na tramitação e foi encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

    Um dos focos principais do projeto é cancelar a exigência do cumprimento de carga horária em autoescolas para obter a CNH. A ideia é desburocratizar o processo e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

    Recentemente, o deputado federal Kim Kataguiri (UB-SP) entrou com uma proposta semelhante na Câmara e ela foi somada ao projeto anterior da senadora.

    Fim da obrigação de autoescolas

    Você se sentiria à vontade para tirar a CNH sem passar por uma autoescola? – Foto: Reprodução

    O texto do projeto determina que pessoas que se preparam para obter a CNH nas categorias A e B não precisam frequentar aulas teóricas nem práticas em autoescolas.

    Apesar disso, para garantir o documento, ainda é preciso, primeiro, passar nos testes exigidos.

    Em suma, a ideia é dar ao condutor o poder de escolha de como ele vai se preparar, sem obrigá-lo a gastar tempo e dinheiro com autoescolas. A aprovação e obtenção da carteira, no entanto, segue submetida à aprovação em testes.

    A senadora Kátia Abreu alega que é importante levar em consideração que a habilidade de dirigir pode ser aprimorada de forma empírica, por meio da prática e observação, seja com instruções de familiares ou amigos.

    Regras do projeto para desburocratizar CNH

    A proposta estipula, ainda, algumas normas específicas. Para que uma pessoa seja considerada instrutora independente, ela deve cumprir alguns requisitos, como:

    • Ter, no mínimo, 25 anos;

    • Ter CNH na mesma categoria solicitada pelo aluno por, no mínimo, três anos;

    • Não ter tido a habilitação suspensa ou cassada nos últimos cinco anos;

    • Não ter sido condenada por algum crime de trânsito;

    • Não enfrentar ações judiciais ligadas a infrações de trânsito.

    Redução de custos no processo de CNH

    Um dos argumentos mais fortes para manter o trâmite do projeto no Congresso é o fato de que ele pode diminuir os gastos da população para conseguir tirar a carteira.

    As previsões mencionadas no projeto apontam que, em alguns estados, as pessoas chegam a gastar R$ 3 mil para obter a CNH, e a maior parte desse valor — cerca de 80% — fica com as autoescolas.

    Nesse sentido, o projeto estipula também que parte do dinheiro arrecadado com multas de trânsito seja revertida para financiar a emissão gratuita de CNHs ou mudança de categoria para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

    Como ficará se o projeto for aprovado?

    Caso o PL seja levado adiante e aprovado da maneira como ele está hoje, as regras passarão a ser as seguintes:

    • Cursos teórico e prático na autoescola se tornarão opcionais;

    • A pessoa poderá aprender a dirigir com algum conhecido ou familiar que seja habilitado e atenda as regras mencionadas acima;

    • O motorista poderá aprender a dirigir em carro próprio ou de alguém próximo;

    • Não é necessário comprovar a realização de aulas práticas e teóricas para fazer os exames de habilitação;

    • A CNH deve ficar até 70% mais barata.

    Com informações do site Compre Rural Notícias.

    O post CNH mais barata? Projeto no Congresso quer desobrigar aulas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    6 segundos são suficientes para você notar o pequeno erro na imagem? https://multiversonoticias.com.br/6-segundos-sao-suficientes-para-voce-notar-o-pequeno-erro-na-imagem/ Thu, 14 Mar 2024 14:02:33 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=201925

    Tente descobrir em apenas 6 segundos qual é o erro sorrateiro que está na figura a seguir. Você é capaz?

    O post 6 segundos são suficientes para você notar o pequeno erro na imagem? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>

    É importante para o intelecto perceber detalhes sutis em nosso dia a dia, desde uma casa que mudou de cor na rua que sempre passamos à troca de cor das folhas das árvores.

    Porém, tudo isso são mudanças que não reparamos devido à rotina corrida que enfrentamos.

    Às vezes, também estamos com tantos pensamentos avulsos na mente que não notamos pequenas variações como essas.

    Estimular a mente a perceber coisas assim nem sempre é fácil, mas não significa que seja impossível.

    Com a ajuda de desafios visuais, quebra-cabeças ou ilusões de ótica, é possível melhorar a concentração e a perspicácia.

    No enigma visual de hoje, você vai ser instigado a tentar encontrar um erro em um cenário bem normal do cotidiano, sobretudo se você vive em uma cidade grande: o trânsito.

    O que há de errado nessa imagem?

    Olhe a ilustração abaixo e tente identificar algo estranho nela. Uma dica que podemos lhe dar é que o erro é sutil e pode estar bem embaixo do seu nariz, mas você tem apenas 6 segundos para encontrá-lo.

    Evite consultar o gabarito antes de estimular suas funções cerebrais. Deixe sua mente ser encorajada a perceber detalhes e veja suas funções cognitivas evoluírem.

    Há um erro bem sutil nesta imagem, será consegue vê-lo? A resposta está logo abaixo – Imagem: Reprodução

    .

    .

    .

    .

    .

    .

    .

    .

    .

    .

    .

    .

    .

    .

    .

    .

    Solução: encontramos o erro

    Terminou o tempo disponível que você tinha para identificar o que estava errado na imagem. Esperamos que tenha se saído bem, caso contrário, levante a cabeça e tente mais uma vez.

    Quanto a resposta, ela estava bem na placa, onde há uma seta indicando para um lado que não existe rua.

    A resposta está destacada por uma seta – Imagem: Reprodução

    O post 6 segundos são suficientes para você notar o pequeno erro na imagem? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    Rodovia famosa apresenta cerca de 90% das multas por excesso de velocidade https://multiversonoticias.com.br/rodovia-famosa-apresenta-cerca-de-90-das-multas-por-excesso-de-velocidade/ Mon, 11 Mar 2024 14:19:10 +0000 https://multiversonoticias.com.br/rodovia-famosa-apresenta-cerca-de-90-das-multas-por-excesso-de-velocidade/

    Concentração de multas no km 40 instiga mudanças e novas medidas.

    O post Rodovia famosa apresenta cerca de 90% das multas por excesso de velocidade apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>

    O trecho do km 40 da rodovia Presidente Dutra, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, tem chamado a atenção pelas estatísticas alarmantes de multas por excesso de velocidade.

    Em 2023, quase 90% das infrações registradas na via foram nesse local, totalizando 9.910 autuações de um total de 11.095 na região.

    O perigo da velocidade excessiva

    O excesso de velocidade no Brasil é um problema grave que contribui significativamente para o alto número de acidentes de trânsito no país.

    A pressa e a imprudência dos motoristas em ultrapassar os limites estabelecidos nas vias públicas colocam em risco não apenas a própria vida, mas também a dos demais.

    O excesso de velocidade aumenta drasticamente a gravidade dos acidentes e a chance de lesões graves ou fatais.

    Além disso, a falta de respeito às leis de trânsito e aos limites de velocidade evidencia a falta de conscientização e responsabilidade dos motoristas, que muitas vezes colocam a sua urgência individual acima da segurança coletiva.

    Por isso, é fundamental que os condutores se conscientizem sobre a importância de respeitar os limites de velocidade e adotar uma postura mais prudente no trânsito, a fim de reduzir os acidentes e preservar a vida de todos.

    Alerta na Dutra

    A falta de um radar fixo no trecho é apontada como um dos principais problemas, tornando a fiscalização dependente do uso de um radar móvel pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

    O equipamento, por sua vez, possui limitações, pois é eficaz apenas durante o período diurno, devido à ausência de visão noturna.

    Rodovia Presidente Dutra – Imagem: André kenji/Reprodução

    A situação é ainda mais preocupante quando se considera a frequência de acidentes de trânsito no local, especialmente no período da noite, quando a fiscalização é escassa.

    A PRF destaca o excesso de velocidade como um dos principais fatores contribuintes para tais acidentes no km 40 da Dutra.

    Diante desse cenário, a instalação de 48 novos radares fixos ao longo da Dutra representa um avanço importante para a segurança viária.

    Um desses radares foi implantado em Cachoeira Paulista, no km 38,52, visando a redução da incidência de infrações e acidentes na região.

    É fundamental que medidas como essa sejam adotadas de forma contínua para garantir a proteção dos usuários da rodovia e conscientizar os motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito.

    A segurança nas estradas é responsabilidade de todos, e a fiscalização eficaz é um passo essencial para a preservação da vida e a prevenção de acidentes.

    O post Rodovia famosa apresenta cerca de 90% das multas por excesso de velocidade apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    Radar poderoso flagra infrações de trânsito remotamente https://multiversonoticias.com.br/radar-poderoso-flagra-infracoes-de-transito-remotamente/ Tue, 06 Feb 2024 17:24:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=196176

    Unidades do equipamento já foram instaladas e estão em fase de testes em rodovias do interior de São Paulo e em Curitiba.

    O post Radar poderoso flagra infrações de trânsito remotamente apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>

    Com certa frequência, motoristas adotam a mesma tática diante de um radar nas estradas. Eles costumam frear segundos antes de chegar ao equipamento medidor de velocidade, na crença de que isso é o suficiente para evitar a multa.

    As coisas, no entanto, são um pouco diferentes, especialmente pela chegada ao Brasil de uma nova tecnologia de fiscalização. Estamos falando do radar com efeito doppler, que consegue, a distância, captar infrações.

    A novidade já está em fase de experimento em Curitiba (PR) e no interior de São Paulo. É bom ficar atento nas estradas para não ser pego de surpresa.

    Diferencial desse radar

    Detecção dos excessos de velocidade nas rodovias ficará mais eficiente no Brasil – Foto: Reprodução

    O novo equipamento tem uma diferença básica em relação aos radares fixos convencionais. Enquanto estes medem a velocidade por meio de sensores no asfalto, o radar com doppler faz a mensuração com ondas eletromagnéticas.

    Desse modo, ele consegue identificar potenciais abusos de velocidade depois dos carros passarem pelo equipamento. Isso se deve, essencialmente, ao uso da tecnologia doppler.

    Graças a ela, o equipamento é capaz de detectar a velocidade de um veículo até 50 metros depois da passagem pelo aparelho.

    O carro até pode passar dentro do que é permitido, mas se acelerar rapidamente logo após a medição, dentro dessa distância prevista, ele ainda estará sujeito à autuação.

    Por se tratar de uma fase de testes, ainda não foi efetivada a aplicação das multas. De toda forma, vale ficar atento, já que no futuro eles devem ser implantados de modo definitivo.

    Onde estão os radares com doppler?

    Em São Paulo, pelo menos 13 unidades do novo radar foram instaladas em seis rodovias estaduais:

    • Washington Luís (SP-310);

    • Luiz de Queiroz (SP-304);

    • Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225);

    • César Augusto Sgavioli (SP-261);

    • Irineu Penteado (SP-191);

    • Assis Chateaubriand (SP-425).

    Além da detecção do excesso de velocidade, os radares conseguem identificar ainda mudanças de faixa em local proibido e avanço do sinal vermelho.

    Tal eficiência já demonstra bons resultados em Curitiba. As respostas no comportamento dos motoristas têm sido imediatas. Não à toa, a tendência é que o item se espalhe pelo Brasil.

    Os equipamentos com doppler já foram homologados pelo Inmetro. Eles são aferidos periodicamente e é um tipo de radar que requer menos manutenções corretivas, isso torna a fiscalização mais eficaz.

    O post Radar poderoso flagra infrações de trânsito remotamente apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    6 maneiras de levar multas de trânsito; evite ser pego desprevenido https://multiversonoticias.com.br/6-maneiras-de-levar-multas-de-transito-evite-ser-pego-desprevenido/ Sat, 27 Jan 2024 00:31:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/6-maneiras-de-levar-multas-de-transito-evite-ser-pego-desprevenido/

    Saiba quais são as infrações menos conhecidas que podem surpreender e impactar sua rotina no volante.

    O post 6 maneiras de levar multas de trânsito; evite ser pego desprevenido apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>

    No trânsito, os motivos para levar uma multa são inúmeros, muitas vezes desconhecidos pela maioria das pessoas. Para esclarecer, separamos seis razões pelas quais você pode ser multado caso não siga as regras.

    É possível que a maioria delas ainda seja desconhecida, portanto, confira a lista e evite surpresas desagradáveis.

    A criação de regras de trânsito se justifica pela constante busca por maior segurança nas vias públicas.

    Tais normas visam regular o comportamento dos condutores, prevenindo acidentes e garantindo a fluidez do tráfego.

    As multas servem como mecanismo de punição para aqueles que desrespeitam tais regras, buscando inibir comportamentos inadequados e, consequentemente, promovendo um trânsito mais seguro e ordenado.

    Uma bela multa pode acontecer se você tomar estas seis atitudes

    Se você fizer qualquer uma dessas ações, poderá ser multado – Imagem: Diana Grytsku/Freepik/Reprodução

    1. Usar o pisca-alerta

    De acordo com o artigo 251, caso você ande por longas distâncias com o pisca-alerta ligado sem motivo justificável, será multado em R$ 130,16, além de receber 4 pontos na carteira.

    2. Molhar pedestres

    Imagine uma situação em que você, ao dirigir sob forte chuva, molha pedestres na calçada. Essa ação pode resultar em multa de R$ 130,16 e adição de 4 pontos na carteira.

    3. Colocar o braço para fora

    A atitude de dirigir com o braço para fora da janela, muitas vezes vista como um gesto de descontração, pode gerar uma multa significativa de R$ 130,16, além de 4 pontos na carteira.

    4. Usar fone de ouvido

    Utilizar fone de ouvido enquanto dirige pode levar a uma multa, pois pode distrair o motorista e causar acidentes por falta de atenção. A penalidade é de R$ 130,16, com a inclusão de 4 pontos na carteira.

    5. Buzinar várias vezes sem parar

    Buzinar incessantemente, conforme o artigo 227, pode resultar em multa no valor de R$ 88,38, além de 3 pontos na carteira.

    6. Não estacionar corretamente

    Por fim, estacionar longe do meio-fio é uma infração muitas vezes negligenciada, mas pode gerar uma multa considerável, variando de R$ 88,38 a R$ 195,23.

    A desatenção às regras de trânsito pode não apenas gerar multas, mas também colocar em risco a segurança de todos os usuários das vias.

    Portanto, é fundamental conhecer e seguir as normas estabelecidas, não apenas para evitar penalidades financeiras, mas principalmente para contribuir para um trânsito mais seguro e responsável.

    O post 6 maneiras de levar multas de trânsito; evite ser pego desprevenido apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>
    'Free Flow': motoristas relatam dificuldades e multas surpreendentes https://multiversonoticias.com.br/free-flow-motoristas-relatam-dificuldades-e-multas-surpreendentes/ Wed, 24 Jan 2024 13:44:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=193765

    Usuários de rodovias têm sofrido dificuldades no novo sistema de pagamento sem cabines, enquanto as reclamações aumentam.

    O post 'Free Flow': motoristas relatam dificuldades e multas surpreendentes apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>

    Motoristas que transitam por trechos da Rio-Santos (BR-101) não parecem nada felizes e têm expressado frustração sobre novo sistema de pedágio ‘Free Flow’, uma modalidade sem cabines e cancelas que visa agilizar o tráfego.

    Atualmente operando em um trecho de 130 quilômetros, entre Paraty e Itaguaí, no Rio de Janeiro, o sistema tem gerado insatisfação, devido a multas aplicadas a quem não efetua o pagamento da tarifa, mesmo que por desconhecimento ou dificuldades de acesso à fatura.

    Entenda melhor a respeito dessas frustrações e do funcionamento da operação!

    Dificuldades para pagar tarifas em novo pedágio

    O modelo, que substitui as tradicionais praças de cabines com cancelas, foi implementado em 2022 e, desde então, motoristas alegam problemas para efetuar o pagamento pela internet.

    A concessionária responsável, CCR RioSP, destaca que analisa as reclamações e assegura que há sinalização e divulgação do funcionamento do sistema.

    Pedágio ‘Free Flow’ – Imagem: Free Flow/Reprodução

    O ‘free flow’ opera por meio de pórticos com sensores, permitindo a passagem livre dos veículos.

    No entanto, motoristas devem pagar a tarifa em até 15 dias, sob pena de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira por evasão de pedágio, infração grave.

    A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o uso do ‘Free Flow’, que já está em funcionamento em outras rodovias brasileiras.

    O sistema, com tags instaladas nos veículos ou a leitura da placa para efetuar o pagamento, visa dar mais agilidade ao tráfego e substituir gradualmente as praças convencionais.

    Apesar das promessas de eficiência, motoristas relatam falhas e alegam dificuldades em pagar as tarifas em todos os meios disponibilizados.

    Em resposta, a CCR RioSP afirma que tem trabalhado para tornar o sistema mais acessível e destaca que o ‘Free Flow’ é o futuro da tarifação de pedágios no Brasil.

    A ANTT orienta os usuários a entrarem em contato para esclarecer dúvidas e contestar multas.

    O post 'Free Flow': motoristas relatam dificuldades e multas surpreendentes apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

    ]]>