Arquivos superbactéria - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/superbacteria/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Sun, 23 Apr 2023 01:07:45 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Fique atento! Animais domésticos podem aumentar a transmissão de superbactérias https://multiversonoticias.com.br/superbacterias-podem-ser-transmitidas-por-animais-domesticos/ Sun, 23 Apr 2023 20:22:01 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=131939
Superbactérias

Uma das principais preocupações entre os cientistas e pesquisadores de bactérias é o momento em que elas se tornam resistentes ao medicamento. Por isso, uma investigação recente destaca a transmissão de superbactérias por animais domésticos para os humanos. Bactérias super-resistentes Estudantes do Centro de Estudos em Lisboa desenvolveram um estudo para analisar o compartilhamento de […]

O post Fique atento! Animais domésticos podem aumentar a transmissão de superbactérias apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Superbactérias

Uma das principais preocupações entre os cientistas e pesquisadores de bactérias é o momento em que elas se tornam resistentes ao medicamento. Por isso, uma investigação recente destaca a transmissão de superbactérias por animais domésticos para os humanos.

Bactérias super-resistentes

Estudantes do Centro de Estudos em Lisboa desenvolveram um estudo para analisar o compartilhamento de patógenos entre os animais e seus donos e de transmissão de superbactérias por animais domésticos.

Sobre a pesquisa

A amostra contou com 78 pessoas, cinco gatos e 38 cães que residiam em Portugal. Da Inglaterra, participaram apenas cães, sendo ao todo sete, e oito humanos. Para análise, foram utilizadas as amostras das fezes de todos os participantes em busca de Enterobacterales, as quais são resistentes a medicamentos antibióticos comuns.

O foco de análise se deu em torno daquelas resistentes às cefalosporinas de terceira geração, comumente usadas para tratar meningite, por exemplo.

Os resultados apontaram que os gatos (3), cães (21) e humanos (28) possuíam Enterobacteriales. Além disso, o material genético isolado, presente nos animais de estimação, era similar ao dos humanos.

A principal conclusão dos pesquisadores é que os animais podem aumentar a disseminação de bactérias resistentes. Por isso, devem ser incluídos nas avaliações e no tratamento.

Superbactérias
Imagem: Canva Pro/Reprodução

Esse é um achado importante para a prevenção de superbactérias. A resistência aos antibióticos é um problema grave para a população, visto que em média as infecções por essas superbactérias já matam 700 mil pessoas por ano no mundo.

Mas esse número ainda pode aumentar se as precauções não forem tomadas corretamente até 2050. Pelo cálculo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de mortos pode alcançar aproximadamente dez milhões.

A proliferação desses micro-organismos resistentes é uma das grandes ameaças para os seres humanos e animais.

Para ajudar a evitar a infecção

As práticas de higiene simples devem incluir a lavagem correta das mãos, principalmente após manipular os materiais de higiene e depois da coleta de fezes dos gatos e cachorros.

Entre os dias 15 e 18 de abril, os resultados dessa pesquisa foram apresentados no congresso de Microbiologia em Copenhague.

O post Fique atento! Animais domésticos podem aumentar a transmissão de superbactérias apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
ALERTA! Cinco bebês morrem em Cuiabá após pegarem superbactéria https://multiversonoticias.com.br/bebes-cuiaba-superbacteria/ Mon, 27 Mar 2023 20:43:33 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=119261
Bebês contraem superbactéria em morrem em Cuiabá

Secretaria de Saúde esclarece que todos os medicamentos possíveis foram usados e que profissionais qualificados também foram acionados.

O post ALERTA! Cinco bebês morrem em Cuiabá após pegarem superbactéria apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Bebês contraem superbactéria em morrem em Cuiabá

Infecções por bactérias são casos comuns em hospitais. No entanto, em anos recentes, muitas dessas bactérias, mais conhecidas no meio médico como superbactérias, ficam cada vez mais resistentes a antibióticos comuns, por isso precisam ser combatidas com doses cada vez mais fortes desses medicamentos.

Todo ano, pelo menos 700 mil pessoas morrem por infecções bacterianas, e um caso que ocorreu recentemente só comprova o quão graves esses tipos de infecções podem ser.

Em Cuiabá, no Hospital Estadual da Santa Casa, cinco bebês morreram vítimas da bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC). Os bebês faleceram entre os dias 16 e 21 de fevereiro e estavam internados na UTI neonatal. De acordo com o hospital, eles já deram entrada à unidade com a infecção pelas bactérias.

Antes de serem internados na Santa Casa, os bebês estavam em outro hospital, mas não houve a divulgação de qual unidade. No entanto, devido à gravidade e ao estágio das bactérias, infelizmente eles não resistiram.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), os bebês deveriam ter recebido atendimento para tratar as bactérias o quanto antes, e como já chegaram à Santa Casa com a infecção, isso sugere que deveriam ter sido tratados no primeiro polo de saúde no qual estavam.

Imagem: CNN/Hospital Estadual da Santa Casa

A SES esclareceu que usaram todos os medicamentos possíveis e que acionaram todos os profissionais de saúde que poderiam ajudar as crianças. Porém, já não era mais possível fazer muita coisa devido ao avanço agravante da bactéria.

“Para receber os pacientes, o Hospital Estadual realizou exame protocolar de cultura de vigilância para determinação do tipo de leito, isolamento de contato e proteção. O exame identificou a existência da infecção. A infecção não foi o motivo da internação. A infecção pela bactéria só foi identificada no momento em que os pacientes deram entrada no hospital.

Todos os medicamentos necessários para o tratamento da infecção foram disponibilizados pelo hospital. Os leitos ocupados pelos pacientes infectados foram bloqueados, desinfectados e já estão em pleno funcionamento”, afirmou a secretaria.

Superbactéria KPC

A Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase faz parte de um time de superbactérias que precisam de mais cuidado e antibióticos mais fortes para tratamento. Em 2017, ela chegou a ficar na categoria “crítica”, como altamente perigosa ou preocupante.

A transmissão acontece com materiais genéticos (DNA), passando de um micro-organismo para outro. Dessa forma, passam para outras bactérias o “segredo” de se tornarem resistentes, fazendo com que as outras também fiquem imunes a alguns medicamentos.

Como o hospital é um lugar onde existem fluidos de outros pacientes doentes, é mais comum ocorrerem infecções por essas superbactérias.

Por já estarem familiarizados com essas capacidades das bactérias, os cientistas têm estudado novos mecanismos para conseguir combater a resistência delas aos antibióticos.

O post ALERTA! Cinco bebês morrem em Cuiabá após pegarem superbactéria apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Superbactérias: cenário seria mais devastador do que a Covid-19? https://multiversonoticias.com.br/superbacterias-cenario-seria-mais-devastador-do-que-a-covid-19/ Sun, 18 Dec 2022 11:52:58 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=77641

O surgimento de novas superbactérias tem feito as pessoas questionarem se o cenário seria mais perigoso do que com a pandemia de Covid-19.

O post Superbactérias: cenário seria mais devastador do que a Covid-19? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Há poucos anos, o mundo inteiro estava desolado com o enorme crescimento do número de mortes em todos os lugares. Muitas foram as pessoas que faleceram devido à pandemia de Covid-19, até que finalmente chegaram as vacinas.

É claro que isso não impediu que muitas pessoas perdessem a vida, mas contribuiu para que muitas outras fossem protegidas.

Agora, depois de passarmos por tantos altos e baixos, há boatos de que novas superbactérias estão ameaçando, novamente, a nossa paz. Muitas fontes, como o jornal do The New York Times, acreditam que essa é a revolta, ou seja, a “vingança das bactérias.

Seja como for, não há dúvidas de que precisamos conhecer mais a fundo essa história a fim de que consigamos proteger quem amamos.

Superbactérias

Um grande estrago foi feito pela Covid-19, que matou, em média, 5 milhões de pessoas ao redor do mundo, uma tragédia inegável.

Porém, conforme uma pesquisa da revista The Lancet, ainda neste ano, constatou-se que até agora, 1,2 milhões de pessoas faleceram em razão das superbactérias. Esse número é superior às mortes por HIV.

As bactérias, a título informativo, são organismos vivos que possuem apenas uma célula e que, conforme sua natureza, sempre estão em grupo.

Contudo, ao longo dos anos, infelizmente acabaram evoluindo e se tornando imunes a antibióticos, ou seja, eles não conseguem mais fazer o trabalho necessário para exterminá-las, logo, isso as torna “superbactérias”.

Normalmente, elas possuem maior nível de periculosidade em crianças menores, uma vez que o sistema imunológico não é como o de um adulto.

Por que houve a mutação das bactérias?

Para podermos compreender ainda mais, precisaremos regredir a 1928, quando o Doutor Fleming desenvolveu a penicilina, um ótimo antídoto contra as bactérias.

Contudo, devido ao recorrente mau uso dos medicamentos, tanto em animais quanto em pessoas, as bactérias acabaram encontrando uma forma de evoluir e se tornar mais resistentes.

E essa situação acaba criando um cenário muito complicado para os médicos, uma vez que não conseguem tratar as superbactérias com apenas antibióticos.

Alerta!

Embora o cenário pareça um pouco desanimador, os cientistas alertam para ficarmos atentos e estar em dia com as vacinas que ajudam a combater infecções bacterianas, por isso busque conferir sua carteira de vacinação.

O post Superbactérias: cenário seria mais devastador do que a Covid-19? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>