Arquivos som - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/som/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Mon, 07 Oct 2024 00:01:04 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Não é do mar: o que é o som dentro da concha e de onde ele vem? https://multiversonoticias.com.br/nao-e-do-mar-o-que-e-o-som-dentro-da-concha-e-de-onde-ele-vem/ Sun, 06 Oct 2024 23:57:59 +0000 https://multiversonoticias.com.br/nao-e-do-mar-o-que-e-o-som-dentro-da-concha-e-de-onde-ele-vem/

Descubra por que o som dentro da concha não é o mar e o que você realmente está ouvindo. Explicação vai te surpreender!

O post Não é do mar: o que é o som dentro da concha e de onde ele vem? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Sabe aquele som misterioso que você ouve ao colocar uma concha no ouvido? Parece que você está ouvindo o mar, né? Mas, spoiler: o som que você escuta não é o oceano tentando te mandar uma mensagem secreta.

Quer saber como isso funciona? Então vem descobrir o segredo por trás desse mistério que todo mundo adora quando está na praia.

O truque por trás do som da concha

Na verdade, o que acontece é um truque muito mais comum do que parece. Quando você coloca a concha no ouvido, o formato dela ajuda a capturar e amplificar os sons ao seu redor.

Esses sons podem ser desde o barulho do ambiente, como o vento ou vozes distantes, até os sons internos do seu corpo, como a circulação do sangue.

Sim, pode parecer meio nojento, mas é verdade! O som do fluxo sanguíneo, combinado com os barulhos do ambiente, é refletido pelas curvas da concha e cria essa “música” que parece vir direto das profundezas do mar.

Foto: Sergey Novikov/Shutterstock

Concha, copo ou mãos: o som é o mesmo

Se você trocar a concha por um copo ou até mesmo pelas mãos em formato de concha (sim, dá para testar agora!), vai perceber que o som é bem parecido. Isso porque a concha funciona como uma caixa de ressonância, amplificando qualquer som que esteja ao redor.

E quanto mais silencioso for o ambiente, mais claro fica o som. Então, se estiver em um lugar bem barulhento, talvez o “som do mar” nem seja tão impressionante assim.

Outra teoria popular — mas meio furada — é a de que a concha captura o som do seu próprio sangue circulando nas orelhas. Porém, os cientistas concordam que o som vem mesmo é do ambiente ao seu redor, não de dentro de você.

Agora, quando você for à praia e pegar aquela concha para ouvir o “som do mar”, você já sabe o truque por trás desse fenômeno. Mas, mesmo sabendo que não é o oceano falando com você, ainda é uma experiência divertida, né? Afinal, todo mundo gosta de um mistério sonoro de vez em quando!

O post Não é do mar: o que é o som dentro da concha e de onde ele vem? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Um dos menores peixes consegue emitir um ruído muito alto https://multiversonoticias.com.br/um-dos-menores-peixes-consegue-emitir-um-ruido-muito-alto/ Tue, 05 Mar 2024 22:22:08 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=200673

Um dos menores peixes do planeta ecoa um som comparado ao estrondo de um tiro. Confira os segredos acústicos desse pequeno habitante das águas.

O post Um dos menores peixes consegue emitir um ruído muito alto apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Nos riachos em Mianmar, na Ásia, um habitante desafia as expectativas. O Danionella cerebrum, embora seja um dos menores peixes do mundo, não passa despercebido, devido ao som estrondoso que emite.

Nesse universo aquático, os machos do peixe minúsculo revelam um mecanismo singular que desafia a lógica convencional.

Canto poderoso do peixe Danionella cerebrum

Peixe Danionella cerebrum – Imagem: Reddit/Reprodução

Com uma média de 12 milímetros, o tamanho do Danionella cerebrum é quase insignificante, comparado com a unha de um adulto.

No entanto, sua notoriedade não reside no tamanho, mas na surpreendente capacidade de produzir ruídos que ultrapassam os 140 decibéis, competindo com uma britadeira.

Para comparação: um bar ou uma agência bancária com muitas pessoas falando ao mesmo tempo têm em média 65 decibéis.

Ao contrário de outros peixes que emitem sons através da vibração da bexiga natatória, os machos Danionella têm um método distinto. Utilizam suas costelas, especificamente uma parte próxima à bexiga natatória.

Um músculo específico movimenta a cartilagem da costela em direção à bexiga, criando um som pulsante e distinto.

Apesar dos avanços na pesquisa, o propósito por trás do rugido ensurdecedor desses peixes ainda permanece enigmático.

Como funciona o mecanismo sonoro?

A hipótese inicial sugere que o som pode desempenhar um papel importante na navegação em águas turvas, fornecendo uma vantagem adaptativa única.

A costela dos machos, consideravelmente mais rígida, explica por que as fêmeas dessa espécie não participam do concerto subaquático. A ausência de sons nas fêmeas destaca um aspecto intrigante da biologia desses animais.

Embora os cientistas não tenham desvendado completamente o motivo por trás da intensidade sonora, uma especulação sugere que tal habilidade vocal pode servir como uma tática para afastar rivais machos ou estabelecer domínio sobre áreas de acasalamento.

A descoberta foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) Abaixo você pode escutar o som executado pelo Danionella cerebrum:

O post Um dos menores peixes consegue emitir um ruído muito alto apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Sem truques, só tecnologia: esta é a melhor dica para potencializar o som do seu Android https://multiversonoticias.com.br/sem-truques-so-tecnologia-esta-e-a-melhor-dica-para-potencializar-o-som-do-seu-android/ Mon, 11 Sep 2023 14:03:04 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=169246
Rádio FM no Android: recurso não estará mais disponível

Aprenda a turbinar o áudio do seu Android ativando o modo de som HD do seu aparelho. Veja, a seguir, o passo a passo!

O post Sem truques, só tecnologia: esta é a melhor dica para potencializar o som do seu Android apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Rádio FM no Android: recurso não estará mais disponível

Para os amantes de música e entusiastas de filmes e séries, a qualidade do áudio é fundamental para uma experiência verdadeiramente envolvente.

Se você deseja elevar o nível do som em seu dispositivo Android, existe um recurso pouco conhecido que pode fazer toda a diferença: o modo de som HD.

Neste guia, mostraremos como ativar essa funcionalidade para desfrutar de um áudio excepcional em seu dispositivo.

Passo a passo: ativando o modo de som HD no Android

Imagem: Nothing Ahead/Pexels/Reprodução

1. Acesse as configurações

Primeiro, vá ao menu Configurações do seu dispositivo Android. Você pode fazer isso deslizando para baixo na tela inicial e tocando no ícone de engrenagem ou encontrando o aplicativo Configurações no menu de aplicativos.

2. Vá para ‘Sobre o telefone’

Na tela Configurações, role para baixo até encontrar “Sobre o telefone” ou “Sobre o dispositivo” e toque nele.

3. Toque ‘Habilitar opções de desenvolvedor’

Aqui vem a parte interessante. Toque na opção “Número da versão” repetidamente até ver uma mensagem dizendo que as “Opções do desenvolvedor” foram ativadas. Isso lhe dará acesso a configurações mais avançadas do sistema.

4. Retorne às configurações principais

Após habilitar as “Opções do Desenvolvedor”, retorne para as “Configurações” principais. Você notará que agora existe uma nova opção chamada “Opções do Desenvolvedor”.

5. Acesse as ‘Opções do desenvolvedor’

Clique em “Opções do desenvolvedor” para acessar uma série de configurações avançadas relacionadas ao funcionamento do seu dispositivo Android.

6. Encontre configurações de som ou áudio

Nas opções do desenvolvedor, role para baixo até encontrar as configurações relacionadas ao som ou áudio. Essas configurações podem variar de acordo com a versão do Android e o fabricante do dispositivo, mas geralmente são listadas como “Áudio de Alta Definição”, “Áudio HD” ou algo semelhante.

7. Ativar modo de som HD

Neste ponto, você poderá ativar o modo de som HD ou ajustar as diversas configurações de som de acordo com as suas preferências. Não se esqueça de ativar o modo de som HD para obter a melhor qualidade de som possível!

Ao seguir este guia, você poderá melhorar significativamente a qualidade do áudio em seu dispositivo Android e desfrutar de uma experiência sonora mais rica ao ouvir música, assistir a filmes ou acompanhar suas séries favoritas.

O post Sem truques, só tecnologia: esta é a melhor dica para potencializar o som do seu Android apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Otimize o som do seu smartphone: confira a opção do Android que permite a melhoria na reprodução de áudio https://multiversonoticias.com.br/otimize-o-som-do-seu-smartphone-confira-a-opcao-do-android-que-permite-a-melhoria-na-reproducao-de-audio/ Sun, 27 Aug 2023 16:57:03 +0000 https://multiversonoticias.com.br/otimize-o-som-do-seu-smartphone-confira-a-opcao-do-android-que-permite-a-melhoria-na-reproducao-de-audio/

É preciso tomar muito cuidado com essa opção, mas se você não ligar para os riscos, pode ter uma surpresa quanto à qualidade de som do aparelho.

O post Otimize o som do seu smartphone: confira a opção do Android que permite a melhoria na reprodução de áudio apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Os smartphones estão sendo constantemente aprimorados com novas funções, por meio de lançamentos que visam proporcionar aos usuários uma experiência cada vez melhor. No entanto, um recurso que muitas vezes é negligenciado no desenvolvimento desses dispositivos é o áudio e a qualidade sonora.

Infelizmente, a qualidade da reprodução de som nos smartphones costuma ser inferior à dos componentes de dispositivos externos, como fones de ouvido e caixas de som, por exemplo. Apesar disso, algumas empresas estão planejando melhorias nesse aspecto.

No entanto, enquanto isso não ocorre, é melhor você saber que já é possível utilizar uma função escondida nos celulares Android para melhorar a qualidade do som.

Saiba como melhorar a qualidade de som do seu celular

Foto: Tada Images/Shutterstock/Reprodução

Você já parou para pensar que talvez não esteja aproveitando ao máximo a qualidade de som do seu celular? Se a resposta for sim, então essa dica de melhoria é especial para você.

Embora essa solução não faça seu celular reproduzir um som com qualidade profissional, pode auxiliar significativamente na melhoria da qualidade sonora. Além disso, ela beneficia não apenas o som do seu dispositivo, mas também outros dispositivos compatíveis, como fones de ouvido.

Para melhorar a qualidade sonora do seu celular Android, você precisa ativar as “Opções do Desenvolvedor”, um modo que libera o acesso às configurações mais avançadas do aparelho.

No entanto, é importante ressaltar que essa opção não é recomendada para usuários comuns, pois ajustes inadequados podem causar problemas no funcionamento do celular. Ativar esse modo pode até anular a garantia do dispositivo e afetar aplicativos de bancos. Portanto, se for fazer algo do tipo, faça com muita cautela.

Como ativar a opção de desenvolvedor?

Não existe exatamente um padrão definido para acessar essas configurações, pois isso pode variar de acordo com a marca do seu aparelho. No entanto, baseamo-nos em um aparelho Samsung para a reprodução do passo a passo, uma vez que esta é uma marca popular de celulares com sistema Android.

  1. Abra as Configurações do seu telefone, no ícone de engrenagem;
  2. Role a tela e toque em “Sobre o Telefone”;
  3. Selecione a opção “Informações do Software”;
  4. Toque rapidamente e repetidamente no Número de Compilação até receber um aviso informando que as Opções do Desenvolvedor foram ativadas;
  5. Feito isso, retorne às Configurações e selecione Opções do Desenvolvedor. Role a lista até encontrar a opção “Áudio HD” e ative-a.

Pronto! Agora seu dispositivo deve estar com o áudio melhorado. Não é um milagre, mas já é um passo no caminho para o som de qualidade.

O post Otimize o som do seu smartphone: confira a opção do Android que permite a melhoria na reprodução de áudio apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Incrível! Estudo mostra que plantas emitem som e podem até se comunicar https://multiversonoticias.com.br/plantas-emitem-som/ Wed, 05 Apr 2023 12:41:48 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=123586
Plantas podem emitir som!

Um estudo recente de Tel Aviv mostrou que as plantas podem emitir som e até mesmo se comunicar. Saiba mais nesta matéria.

O post Incrível! Estudo mostra que plantas emitem som e podem até se comunicar apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Plantas podem emitir som!

Ao que tudo indica, parece que o mundo fictício e o mundo real estão cada vez mais interligados. Essa proposição baseia-se na ideia de que, recentemente, alguns pesquisadores descobriram que as plantas podem emitir som quando sofrem algum tipo de estresse.

Sim, é isso mesmo que você acabou de ler! De acordo com esse estudo, que foi divulgado em Israel no dia 30 de março deste ano por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, as plantas possuem a capacidade de emitir alguns ruídos ultrassônicos.

A pesquisa indica que esses sons são transportados pelo ar de maneira que diversos vegetais e outros tipos de animais possam ouvir quando as plantas sofrem alguma situação estressante, seja por meio de corte, mordidas ou falta de água.

O que são os ruídos das plantas?

De acordo com o que foi divulgado pelos cientistas, os sons são produto de bolhas de ar nos tecidos vegetais. Nesse sentido, essas bolhas de ar acabam estourando devido às mudanças na composição dos líquidos, um processo que se chama “cativação”.

No entanto, esse estudo recente conseguiu descobrir que os sons não se limitam somente ao interior das plantas, propagando-se, também, pelo ar. Os sons das plantas podem atingir distâncias de até 5 metros!

Mas será que todos os animais consegue ouvir o som que as plantas emitem?

Quais animais ouvem os sons que as plantas emitem?

De acordo com o estudo, os sons que as plantas emitem podem ser considerados um tipo de comunicação.Um dos pesquisadores explica que:

“Se as plantas emitem sons transportados pelo ar, esses sons podem desencadear uma resposta rápida em organismos próximos, incluindo animais e plantas.”

No entanto, como os sons são ultrassônicos, ocorrendo em frequências superiores a 20 mil Hertz, os seres humanos não possuem a capacidade de ouvi-los.

Todavia, alguns animais, como morcegos, mariposas e camundongos têm a capacidade de ouvir o som das plantas.

O post Incrível! Estudo mostra que plantas emitem som e podem até se comunicar apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Em breve, será possível ouvir o zumbido do fundo do Universo https://multiversonoticias.com.br/em-breve-sera-possivel-ouvir-o-zumbido-do-fundo-do-universo/ Sun, 08 Jan 2023 12:36:57 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=85644

Segundo os pesquisadores, tudo indica que estamos cada vez mais perto de descobrir o zumbido do fundo do Universo.

O post Em breve, será possível ouvir o zumbido do fundo do Universo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Para quem não sabe, cada fusão entre estrelas de nêutrons ou buracos negros, cada supernova e até mesmo estrelas de nêutrons solitárias que giram de forma rápida talvez sejam uma fonte de ondas gravitacionais.

O acontecimento da inflação rápida do espaço depois do Big Bang, que ocorreu há 13,8 bilhões de anos, deveria ter criado sua cascata de ondas gravitacionais.

O zumbido

No ano de 2015, foi possível detectar as primeiras ondas gravitacionais, resultado de dois buracos negros que se chocaram há 1,4 bilhão de anos e compartilharam ondulações que se propagaram na mesma velocidade da luz na Terra.

A  identificação conseguiu confirmar de forma clara que existem buracos negros. Ele informou que uma previsão realizada pela “Teoria da Relatividade Geral” 100 anos antes de que as ondas gravitacionais são verdadeiras.

E isso significava que essa ferramenta, o interferômetro de ondas gravitacionais, na qual os cientistas vinham trabalhando há anos, revolucionaria nossa compreensão dos buracos negros.

Por sua vez, os interferômetros Ligo e Virgo constataram 100 eventos de ondas gravitacionais fortes, capazes de abalarem o sinal nos dados. Na composição desses interferômetros há um laser que brilha em túneis com vários quilômetros.

O espaço-tempo produzido por ondas é o que os afeta, gerando interferência e dando oportunidade para os cientistas aferirem os objetos que geram grandes sinais.

Segundo pesquisas, os interferômetros utilizam lasers brilhantes em túneis especiais com quilômetros de extensão.

Os lasers sofrem com o alongamento e compressão do espaço-tempo feitos por ondas gravitacionais, criando um padrão de interferência.

“Um fundo astrofísico é produzido pelo ruído confuso de muitas fontes astrofísicas fracas, independentes e não solucionadas”, disse Scott.

“Nossos detectores de ondas gravitacionais terrestres LIGO e Virgo já detectaram ondas gravitacionais de dezenas de fusões individuais de um par de buracos negros, mas espera-se que o fundo astrofísico das fusões de buracos negros binários de massa estelar seja uma fonte chave do fundo de ondas gravitacionais para esta geração atual de detectores.

“Sabemos que há um grande número dessas fusões que não podem ser solucionadas individualmente e, juntas, produzem um zumbido de ruído aleatório nos detectores.”

Os cientistas revelaram acreditar que seja aproximadamente uma fusão por minuto e diversas por hora.

Os sinais aleatórios são individuais e possivelmente seriam extremamente fracos para serem encontrados, mas para criar um ruído de fundo estático, os astrofísicos comparariam ao som de pipoca estourando.

Os interferômetros LIGO e Virgo são instrumentos que hoje em dia se encontram em manutenção e preparação e serão acompanhados por um terceiro observatório, KAGRA no Japão.

Isso acontecerá em uma nova operação em março de 2023. Estas não são as únicas ferramentas de ondas gravitacionais.

Além dessas, mais outras ferramentas terão a capacidade de verificar outras fontes do fundo de ondas gravitacionais.

Uma dessas ferramentas, ainda a 15 anos de distância, é a Laser Interferometer Space Antenna (LISA), com lançamento previsto para 2037.

Imagem: Caltech/R. Hurt/IPAC

“O fundo de ondas gravitacionais nem sempre é parecido com pipoca estourando”, disse Scott ao ScienceAlert.

“Também pode consistir em sinais determinísticos individuais que se sobrepõem no tempo, produzindo um ruído de confusão, semelhante às conversas de fundo em uma festa.”

Um exemplo de ruído confuso é a radiação gravitacional produzida pela população galáctica de anãs brancas binárias compactas. Isso será uma importante fonte de ruído confuso para a LISA.

Nesse caso, o sinal estocástico é tão forte que se torna um primeiro plano, atuando como uma fonte adicional de ruído ao tentar detectar outros sinais de ondas gravitacionais fracas na mesma faixa de frequência.

Imagem: Caltech/R. Hurt/IPAC

E assim como qualquer pedra arremessada na água, esses acontecimentos maciços enviam ondulações que reverberam pelo próprio tecido do “espaço tempo”.

Expansões sem força alguma e contrações do espaço que podem ser detectadas por nós como diferenças que deveriam ser percebidas como sinais precisamente cronometrados.

Ampliando conhecimentos

A física teórica Susan Scott, da Universidade Nacional da Austrália Centro de Excelência ARC para Descoberta de Ondas Gravitacionais, informou que ao identificar um fundo estocástico de radiação gravitacional, pode ocorrer o fornecimento de informações importantes.

As tais informações são sobre populações fontes astrofísicas e processos no Universo primitivo que não contém acesso por nenhum lugar.

“Por exemplo, a radiação eletromagnética não fornece uma imagem do Universo antes do tempo da última dispersão (cerca de 400.000 anos após o Big Bang). As ondas gravitacionais, no entanto, podem nos fornecer informações desde o início da inflação, apenas ~10-32 segundos após o Big Bang.”

A física informou também que as ondas gravitacionais nos enviam dados do começo da inflação, apenas ~10-32 segundos após o Big Bang.

A radiação cósmica de fundo

Depois que o Universo se iniciou e espaço sofreu um esfriamento, espuma que borbulhava que estava localizada em todo o espaço congelou.

Qualquer tipo de radiação que pudesse surgir era espalhada com ela, causando o impedimento de percorrer distâncias significativas.

Após o Big Bang, o primeiro flash de luz surgiu no espaço. Por sua vez, essa luz foi jogada para todos os cantos, mas ela era extremamente fraca, como se fossem micro-ondas.

A inconsistência desta luz, chamada de “anisotropias”, se formaram por minúsculas flutuações de temperatura representando a primeira luz.

A descoberta foi fantástica, pois descobriram que o fundo cósmico de micro-ondas é uma das únicas sondas do estado do Universo primitivo.

O descobrimento do fundo de ondas gravitacionais seria uma contestação espetacular dessa vitória.

“Esperamos que a detecção e análise do fundo de ondas gravitacionais revolucionem nossa compreensão do Universo”, disse Scott, “da mesma forma pioneira que foi através da observação do fundo cósmico de micro-ondas e suas anisotropias”.

Imagem: NAOJ

O post Em breve, será possível ouvir o zumbido do fundo do Universo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>