Arquivos rover - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/rover/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Fri, 10 Feb 2023 10:22:19 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Em Marte, rover Curiosity descobre rocha de outro lugar do universo https://multiversonoticias.com.br/curiosity-descobre-rocha-de-outro-lugar-do-universo-em-marte/ Fri, 10 Feb 2023 11:39:19 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=100381

Rover Curiosity da NASA está estudando Marte e tirou foto de uma rocha que pertencia a outra coisa do universo. Vem saber mais!

O post Em Marte, rover Curiosity descobre rocha de outro lugar do universo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A NASA, agência responsável pelo programa de exploração espacial, encontrou um objeto raro em Marte. O rover Curiosity, que percorre a superfície de Marte em busca de achados intrigantes, descobriu uma rocha, em janeiro, que “parece ter vindo de outro lugar”.

Nesta quinta-feira, 2, veio a confirmação: de fato, o objeto fazia parte de outra coisa no universo. A rocha metálica pode fornecer evidências de que Marte já esteve em contato com um corpo maior de outro lugar do universo e podem ser a chave para encontrar sinais de vida passada no planeta.

O Rover se comunicou pelo Twitter, veja:

Tradução: “Pedra. Pedra. Pedra. Pedra. Pedra. Pedra. METEORITO

Não é incomum encontrar meteoritos em Marte — na verdade, eu já fiz isso algumas vezes! Mas uma mudança de cenário é sempre agradável.

Essa aqui tem cerca de um pé de largura e é feita de ferro níquel. Estamos a chamando de ‘Cacau.'”

O rover Curiosity não é único a explorar Marte, uma vez que vários outros robôs estão lá ajudando a NASA em seus estudos. O Perseverance é um deles e, desde fevereiro de 2021, estuda a cratera Gale, ao norte do equador marciano. Essa cratera foi formada pelo impacto de meteoritos supercristalinos (meteoros recebem esse nome devido às bolas de fogo muito brilhantes que os acompanham).

Perseverance também concluiu que a rocha foi formada por fluxos de lava vulcânica e que já esteve em contato com água muitas vezes. Devido a isso, cientistas desconfiam que possa ter sido um lago. O robô Perseverance também está colhendo amostras do solo de Marte para estudos.

Os rovers Curiosity e Perseverance parecem estar fazendo ótimas descobertas. Para os cientistas que procuram formas de vida extraterrestres, o fascínio por Marte cresce a cada dia. Várias imagens recentes obtidas por sondas do Planeta Vermelho podem conter vestígios de micróbios – um possível sinal de que a Terra não é o único porto seguro para a vida no sistema solar.

A descoberta levantou novas questões sobre como o universo começou. Os robôs continuam colhendo dados, amostras e fotos que estão ajudando, e muito, a esclarecer alguns mistérios de Marte.

O post Em Marte, rover Curiosity descobre rocha de outro lugar do universo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Pela primeira vez, uma Inteligência Artificial será usada em uma pesquisa lunar https://multiversonoticias.com.br/pela-primeira-vez-uma-inteligencia-artificial-sera-usada-em-uma-pesquisa-lunar/ Sat, 04 Feb 2023 14:21:43 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=96911
inteligência artificial

Empresa canadense desenvolve Inteligência Artificial que será usada pela primeira vez em pesquisas na Lua. Equipamento irá viajar e coletar informações.

O post Pela primeira vez, uma Inteligência Artificial será usada em uma pesquisa lunar apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
inteligência artificial

Pode-se afirmar que atualmente um dos maiores investimentos de tecnologia é para desenvolvimento e pesquisa no universo. Para além disso, os avanços das tecnologias permitiram que diversas novidades revolucionassem várias áreas como mercado de trabalho, estudos, aparelhos, entre outros. Uma das recentes novidades do mundo moderno é a Inteligência Artificial (IA).

A Inteligência Artificial é uma área da computação capaz de desenvolver algoritmos e técnicas de software para simular a inteligência humana. Ou seja, IA tem como objetivo criar sistemas capazes de realizarem tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como compreender o idioma natural, tomar decisões, aprender e se adaptar a novos dados.

Agora, pela primeira vez, uma Inteligência Artificial será usada em pesquisas na Lua. O sistema é canadense e vai para o espaço por meio de um rover dos Emirados Árabes Unidos, levado por um módulo de pouso japonês Hakuto-R, desenvolvido pela SpaceX.

A previsão para que o rover Rashid chegue ao satélite natural da Terra é em abril deste ano. De acordo com o site da SpaceX, essa é a primeira vez que esse tipo de tecnologia passa da órbita baixa da Terra. Dessa forma, a Inteligência Artificial canadense irá informar a partida de decisão do rover.

Segundo o CEO da MCSS (sigla em inglês para Serviços Espaciais para Controles de Missões), Ewan Reid, esse trabalho de pesquisa não será limitado a localizar água na Lua, como tem feito a NASA em seus planos de missões Artemis, pois, para Reid, a Inteligência Artificial permite uma observação mais eficiente da Terra.

“Se funcionar, isso será extremamente importante para o impulso lunar da NASA”, afirmou o CEO. “A IA será uma ferramenta de habilitação crítica para a tomada de decisões a bordo de espaçonaves”.

Nessa viagem lunar, se não houver algum problema técnico com a missão, o rover irá percorrer por aproximadamente um dia lunar, equivalente a 29 dias terrestres.

A MCSS ficará responsável por receber as imagens do equipamento por meio do Hakuto-R, e fazer as comunicações com a Terra. Com Inteligência Artificial “cada pixel na imagem será classificado como um determinado tipo de terreno”, disse o diretor que está a frente da pesquisa.

“Essa produção será então enviada para nós e vai ser usada por cientistas e engenheiros em nosso escritório em Ottawa, bem como em universidades canadenses, para ajudar a decidir para onde o rover deve ir”, acrescentou Ewan Reid.

O post Pela primeira vez, uma Inteligência Artificial será usada em uma pesquisa lunar apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Conheça o Yutu-2, rover chinês que está quebrando recordes em sua missão na Lua https://multiversonoticias.com.br/conheca-o-yutu-2-rover-chines-que-esta-quebrando-recordes-em-sua-missao-na-lua/ Thu, 26 Jan 2023 13:41:09 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=94100

O rover chinês, Yutu-2, despertou recentemente, após passar 14 dias em modo de hibernação, na Lua. O rover vem quebrando recordes em sua missão. Veja mais!

O post Conheça o Yutu-2, rover chinês que está quebrando recordes em sua missão na Lua apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Quando os robôs são enviados para o espaço, é muito comum que eles entrem no modo de hibernação, para conseguirem se resguardar das baixas temperaturas. Recentemente, um rover chinês, chamado de Yutu-2, voltou a explorar a Lua, depois de passar 14 dias “dormindo”.

Diferente de seu outro rover, o Zhurong, este encontra-se em perfeito estado e explorando a todo vapor, de acordo com as informações dadas pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA), neste último sábado, 21.

Além disto, o rover chinês já enviou novas imagens aos chineses do local em que se encontra. Veja mais informações abaixo.

O despertar e a exploração do Yutu-2 na Lua

Além de comemora o despertar de seu robô, a CNSA afirmou que “o Yutu-2 seguiu quebrando recordes, sua performance surpreendeu e inspirou todos nós”. As fotos enviadas pelo robô foram tiradas de sua câmera panorâmica, depois de três dias, após o seu despertar.

Nas imagens, é possível ver um pouco do espaço no qual o robô se encontra. Yutu-2 está localizado, até onde se sabe, no lado mais afastado da Lua, na cratera Von Kármán. Um fato curioso é que o robô foi enviado ao local em 2019 e, inicialmente, sua missão duraria apenas três meses. Porém, não foi muito bem isso que aconteceu.

O nome dado a sua missão foi Chang’e 4 e o Yutu-2 já se encontra na Lua há cinco anos. No total, o rover chinês já percorreu mais de 1,4 km pela região do satélite natural. Durante estes cinco anos, o Yutu-2 vem recolhendo alguns dados sobre a Lua, como: sua composição mineral, sua superfície e subsuperfície, entre outras informações.

No entanto, os chineses estão projetando um novo rover para fazer companhia ao Yutu-2, em breve, projetado para ser enviado em 2026. Este novo rover deve ser ainda maior que o atual e o nome de sua missão será Chang’e 7. Este projeto tem como chefe Tang Yuhua, que deu mais detalhes.

“Em comparação com o Yutu-2, que depende mais de comandos operacionais na Terra, o rover da Chang’e 7 será mais inteligente, escolhendo seu próprio caminho de exploração principalmente sozinho”, afirmou o projetista.

O post Conheça o Yutu-2, rover chinês que está quebrando recordes em sua missão na Lua apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Robô chinês não consegue restabelecer contato com a Terra e segue desativado em Marte https://multiversonoticias.com.br/robo-chines-nao-consegue-restabelecer-contato-com-a-terra-e-segue-desativado-em-marte/ Thu, 12 Jan 2023 15:15:04 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=87829

A tecnologia está avançando a passos largos, com diversos países à frente desses avanços. E assim como os Estados Unidos, a China possui um rover explorando alguns lugares do espaço, como Marte, a fim de encontrar novidades que acrescentem para a Ciência. Porém, algo de inusitado aconteceu recentemente. Em 2021, os chineses enviaram para Marte […]

O post Robô chinês não consegue restabelecer contato com a Terra e segue desativado em Marte apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A tecnologia está avançando a passos largos, com diversos países à frente desses avanços. E assim como os Estados Unidos, a China possui um rover explorando alguns lugares do espaço, como Marte, a fim de encontrar novidades que acrescentem para a Ciência. Porém, algo de inusitado aconteceu recentemente.

Em 2021, os chineses enviaram para Marte seu rover, conhecido como Zhurong. Durante o mês de maio de 2022, o robô precisou entrar no modo de hibernação, isso por conta do intenso inverno que acometia a região do planeta.

No dia 26 de dezembro do ano passado, o robô estava programado para sair desse modo e voltar a explorar, porém isso não aconteceu.

A situação do rover Zhurong em Marte

Imagem: CNSA/Divulgação

Até o presente momento, nenhuma das autoridades chinesas, nem mesmo a Administração Espacial Nacional da China (CNSA), deu um parecer publicamente para avisar sobre a situação do robô.

Porém, de acordo com o site South China Morning Post, duas fontes alegaram que a situação é verídica e que o rover até agora não fez mais nenhum tipo de contato com a base chinesa, algo que já deveria ter ocorrido.

Especula-se que a falta de contato seja consequência das tempestades que ocorreram no planeta, quando pode ter ocorrido de o robô ter ficado com seus painéis solares cobertos de poeira. Por esse motivo, Zhurong acabou não conseguindo encontrar nenhum tipo de energia para restabelecer contato com a Terra.

A diferença entre o rover chinês e o americano é que o americano funciona com uma bateria que dura 14 anos. Já o chinês funciona com energia solar. Portanto, no inverno marciano, as radiações solares estiveram muito baixas, impossibilitando-o de voltar a funcionar. Os chineses pensaram em soluções, porém, não seria possível colocar nenhuma em prática.

A China é o segundo país do mundo a enviar um rover para Marte, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Zhurong permaneceu ativo no planeta marciano por mais de um ano, onde cumpriu todas as suas tarefas. Inicialmente, ele teria uma estadia no planeta de apenas três meses.

Se os chineses de alguma maneira conseguirem restabelecer o contato com o rover, o robô ainda deverá continuar nas terras marcianas para explorar o lugar. Entretanto, dessa vez, o robô deve se dirigir para o sul do planeta. Agora, o que nos resta é esperar para termos mais informações sobre Zhurong em Marte.

O post Robô chinês não consegue restabelecer contato com a Terra e segue desativado em Marte apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>