Arquivos Quasar - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/quasar/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Fri, 23 Feb 2024 21:22:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Astro mais brilhante do cosmos surpreende cientistas https://multiversonoticias.com.br/astro-mais-brilhante-do-cosmos-surpreende-cientistas/ Fri, 23 Feb 2024 21:20:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/astro-mais-brilhante-do-cosmos-surpreende-cientistas/

Conheça o Quasar J0529-4351, o objeto mais brilhante já detectado no universo. Surpreenda-se com a grandiosidade deste fenômeno cósmico.

O post Astro mais brilhante do cosmos surpreende cientistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Os cientistas anunciaram a descoberta do objeto mais brilhante já detectado no espaço sideral.

O J0529-4351, identificado como um quasar, representa o núcleo luminoso de uma galáxia impulsionada por um buraco negro colossal, com aproximadamente 17 bilhões de vezes a massa do nosso Sol.

Os dados foram registrados por observações do telescópio Very Large Telescope (VLT) do Chile.

Detalhes sobre o Quasar J0529-4351

O astro mais brilhante do universo é descoberto – Imagem apenas ilustrativa: Reprodução

Segundo artigo publicado na revista científica Nature Astronomy, o buraco negro que está alimentando o J0529-4351 demonstra um apetite insaciável.

Ele consome a massa equivalente a um sol todos os dias. Apesar de ter sido registrado há muitos anos, sua verdadeira grandeza só foi agora reconhecida.

“É uma surpresa que tenha permanecido desconhecido até hoje, quando já conhecemos cerca de um milhão de quasares menos impressionantes. Ele estava literalmente bem debaixo do nosso nariz até agora”.

Relato de Christopher Onken, um dos astrônomos da Universidade Nacional Australiana (ANU, na sigla em inglês) que participaram das observações do VLT.

O que faz um quasar ser tão brilhante?

O conceito de quasar descreve uma galáxia com um núcleo altamente ativo e cheio de energia. O buraco negro no centro dessa galáxia atrai matéria para si em uma velocidade incrível e, nesse processo, emite uma quantidade enorme de luz.

Isso torna o quasar visível para nós, apesar da grande distância. A radiação deste quasar em particular demorou 12 bilhões de anos para chegar aos detectores do telescópio VLT.

Constatação surpreendente sobre o Quasar J0529-4351

“Toda esta luz vem de um disco de acreção quente que mede sete anos-luz de diâmetro. Este deve ser o maior disco de acreção do cosmos”, diz Samuel Lai, aluno de doutorado da ANU e coautor do estudo.

Sete anos-luz correspondem a cerca de 15 mil vezes a distância do Sol até a órbita de Netuno. Portanto, todos os aspectos sobre este objeto, o Quasar J0529-4351, são surpreendentemente enormes.

Tal descoberta lança uma nova luz sobre a nossa compreensão do universo, demonstrando a existência de fenômenos ainda mais fantásticos e grandiosos do que se poderia imaginar.

Sem dúvida, as futuras observações e estudos sobre o Quasar J0529-4351 trarão novas e emocionantes descobertas.

O post Astro mais brilhante do cosmos surpreende cientistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Tudo era mais lento: segundo cientistas, o tempo passava mais devagar no início do Universo https://multiversonoticias.com.br/tudo-era-mais-lento-segundo-cientistas-o-tempo-passava-mais-devagar-no-inicio-do-universo/ Sat, 15 Jul 2023 16:21:02 +0000 https://multiversonoticias.com.br/tudo-era-mais-lento-segundo-cientistas-o-tempo-passava-mais-devagar-no-inicio-do-universo/

Os cientistas da área de astrofísica e estatística, Geraint Lewis e Brendon Brewer, observaram, pela primeira vez, a dilatação temporal no Universo primordial durante o chamado Amanhecer Cósmico, ao estudar as galáxias quasar. Devido à expansão acelerada do Universo, eles descobriram que as flutuações dessas galáxias ocorrem em um ritmo cinco vezes mais lento do […]

O post Tudo era mais lento: segundo cientistas, o tempo passava mais devagar no início do Universo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Os cientistas da área de astrofísica e estatística, Geraint Lewis e Brendon Brewer, observaram, pela primeira vez, a dilatação temporal no Universo primordial durante o chamado Amanhecer Cósmico, ao estudar as galáxias quasar. Devido à expansão acelerada do Universo, eles descobriram que as flutuações dessas galáxias ocorrem em um ritmo cinco vezes mais lento do que os eventos próximos.

Dilatação temporal e os quasares

Fonte: Stockernumber2/Canva Pro

Esta descoberta fornece a evidência mais distante da dilatação temporal, confirmando a consistência dos quasares com o modelo padrão de cosmologia. Ao compreender a dilatação temporal, os pesquisadores podem estudar melhor o comportamento dos quasares e considerar seu impacto nas observações.

De acordo com Lewis, ao olhar para uma época em que o Universo tinha pouco mais de um bilhão de anos, o tempo parece fluir cinco vezes mais devagar.

A dilatação temporal ocorre devido ao efeito Doppler, no qual a luz se estica à medida que o espaço se expande. Assim como uma supernova parece estar em câmera lenta devido à velocidade relativa, os quasares exibem um comportamento semelhante devido à complexidade de suas flutuações.

Estudos anteriores, realizados com amostras menores e períodos de tempo mais curtos, não detectaram a dilatação temporal na variabilidade dos quasares.

No entanto, o estudo expandido dos pesquisadores, que abrangeu 190 quasares ao longo de duas décadas, revelou o fenômeno de “flickering” em câmera lenta, corroborando a teoria da relatividade de Einstein. Os resultados foram publicados na revista Nature Astronomy.

Essa descoberta traz novas perspectivas para a compreensão da evolução do Universo e da natureza do tempo. Compreender a dilatação temporal em diferentes estágios do Universo nos permite explorar fenômenos cósmicos com maior precisão e aprofundar nosso conhecimento sobre as leis fundamentais que regem o cosmos.

O estudo de Lewis e Brewer representa um marco significativo nessa busca por respostas, destacando a importância contínua da pesquisa científica na exploração dos mistérios do Universo.

O post Tudo era mais lento: segundo cientistas, o tempo passava mais devagar no início do Universo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Hubble comprova que galáxia parece ter saído do filme ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ https://multiversonoticias.com.br/galaxia-tudo-em-todo-lugar-ao-mesmo-tempo/ Wed, 05 Apr 2023 20:22:30 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=122896
Galáxia parece ter saído de filme

Apesar de ter sido superado por James Webb, o telescópio Hubble continua operando e, mais do que isso, apresentando descobertas surpreendentes.

O post Hubble comprova que galáxia parece ter saído do filme ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Galáxia parece ter saído de filme

Há cerca de um ano, ocorreu o lançamento do grande telescópio James Webb, que permitiria uma gama de imagens mais detalhadas do Universo. O satélite foi desenvolvido como uma forma de superar o antigo maior satélite para captar imagens, o famoso Hubble.

Entretanto, mesmo que James Webb permita de fato imagens com qualidade maior, além de uma maior visão do espaço como um todo, um de seus “poréns” é que, ao contrário do Hubble, ele está em um campo gravitacional ainda ligado à Terra, mas não é possível realizar reparos.

Sendo assim, logicamente, as agências espaciais não iam simplesmente “aposentar” um satélite, como alguns esperavam que acontecesse com Hubble. Na realidade, o satélite continua por aí, firme e forte, inclusive proporcionando descobertas sobre o espaço profundo.

Nova imagem do Hubble mostra uma ‘galáxia’ curiosa

Recentemente, na grandiosa cerimônia do Oscar 2023, tivemos o grande filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” como o grande vencedor da noite.

Em reverência a isso, o comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA) categorizou a galáxia Z 229-15 como “Tudo em um só lugar ao mesmo tempo”. Mas, afinal de contas, qual é a importância dessa galáxia?

A questão aqui é que, conforme a referência feita no comunicado, a Z 229-15 é categorizada de muitas formas ao mesmo tempo. Isso acontece porque o objeto celeste é uma galáxia, um buraco negro supermassivo e um quasar.

Mas, tal qual o filme estrelado por Michelle Yeoh, são muitas informações confusas ao mesmo tempo. Sendo assim, vamos aos poucos. Primeiro a imagem do Z 229-15.

Z 229-15
Imagem: ESA/Hubble & NASA, A. Barth, R. Mushotzky

Agora, vamos do mais compreensível para o mais complicado. O Z 229-15 é considerado várias coisas ao mesmo tempo, a primeira delas é a mais simples de compreender: uma galáxia.

Todos sabemos como elas funcionam. É um aglomerado de estrelas, planetas, poeira e gás que estão interligados por um mesmo campo gravitacional.

A partir daqui, começa a complicar um pouco, pois, como todos também devem saber, geralmente, no centro das galáxias, há um buraco negro. No entanto, é aqui que o Z 229-15 começa a se diferenciar das outras galáxias, pois ele possui um Núcleo Galáctico Ativo.

O que é Núcleo Galáctico Ativo e como ele influencia o Z 229-15?

Essa definição é dada para os centros de galáxias que possuem um buraco negro supermassivo. Ou seja, objetos desse tipos, quando no centro de uma galáxia, possuem um brilho fora do comum.

Nesse momento, você se pergunta: mas buracos negros não brilham, correto? Isso mesmo, está corretíssimo. A questão é que sua força gravitacional é tão grande que ele forma um enorme disco em torno de si.

Logo, a matéria presente nesse disco é aquecida a um ponto tão gigantesco que emite enormes quantidades de energia, ou seja, luz.

E é exatamente essa luz que dá a ele a sua terceira característica, um quasar. A questão dos quasares ainda é um pouco delicada por conta de não haver muito consenso sobre essa característica.

Mas, por conta disso, os quasares são um Núcleo Galáctico Ativo, o qual emite uma luz suficiente para ofuscar as estrelas de sua galáxia. Além de estar muito distante da Terra. Com isso, queremos dizer extremamente distante.

Porém, como pode ser visto pela imagem acima, o Z 229-15 ainda permite uma visão das suas estrelas. Portanto, foi classificado como uma galáxia Seyfert.

Ou seja, no final das contas, os responsáveis pelo comunicado não estavam nem um pouco errados com a comparação feita entre a nova galáxia e o filme ganhador do Oscar 2023.

O post Hubble comprova que galáxia parece ter saído do filme ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>