Arquivos preconceito - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/preconceito/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Thu, 23 Mar 2023 23:17:31 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Preconceito contra pessoas mais velhas: qual a solução para esse problema? https://multiversonoticias.com.br/preconceito-contra-idosos-qual-a-solucao-para-o-problema/ Sat, 25 Mar 2023 13:02:25 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=117165

Após um episódio de preconceito em uma universidade, a pauta de etarismo voltou a ser debatida. Compreenda qual a solução para esse problema!

O post Preconceito contra pessoas mais velhas: qual a solução para esse problema? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Recentemente, o debate sobre o preconceito com pessoas mais velhas voltou a ser pauta. Isso se deu em virtude de um episódio, onde um grupo de jovens constrangeu uma colega de 40 anos na sala de uma universidade. Nesse caso, as universitárias alegaram que a mulher estaria muito velha para realizar o curso.

Esse episódio expõe o preconceito e o estereótipo relacionado à faixa etária. Contudo, cabe salientar que situações semelhantes não ocorrem apenas com pessoas mais velhas. O preconceito também pode afetar jovens, por exemplo, quando se determina que uma pessoa mais nova possui menos experiência.

O que é o etarismo ou idadismo? 

Em 1970, o preconceito com a idade foi conceituado por Robert N. Butler, um gerontólogo dos Estados Unidos, que elaborou o termo ageísmo. O termo se popularizou tanto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) passou a adotá-lo, chamando-o também de idadismo ou etarismo.

A antropóloga Mirian Goldenberg também utiliza o termo “velhofobia”, e explicou no podcast da Folha de São Paulo que esse preconceito parte de um lugar de “demonização” do processo natural de envelhecer.

Isto é, estar na faixa de 60 a 70 anos é percebido como algo ruim, diferentemente de estar entre os 20 a 30 anos, etapa considerada por muitos como o “auge da vida”.

Como isso impacta a vida de pessoas mais velhas? 

No meio social, por serem percebidas muitas vezes como “crianças” que precisam de cuidados, as opiniões e considerações das pessoas mais velhas costumam ser ignoradas. Esse preconceito também pode ocasionar violências físicas e psicológicas por parte dos seus cuidadores.

Isso se evidencia no aumento do número de denúncias entre os anos de 2019 e 2020, período em que os idosos permaneceram mais tempo em casa. No Disque 100, as denúncias sofreram um aumento de 48,5 mil para 77 mil.

Já no mercado de trabalho, pessoas que possuem mais idade geralmente não são contratadas. Isto acontece porque, em virtude da sua idade, há a visão de que elas não possuem mais a capacidade de desenvolver um trabalho eficiente.

Educação: a saída para o problema

A saída mais eficaz para esse problema é, sem dúvidas, a educação. É necessário educar os jovens para que compreendam que pessoas idosas também podem possuir uma vida ativa, ainda que suas capacidades físicas já não sejam as mesmas.

Além disso, nem todos as pessoas de mais idade se tornam “crianças” como o senso comum julga. Muitos ainda possuem plenas capacidades de viajar, trabalhar e viver de forma independente. E, mesmo aqueles que precisam de cuidadores por não conseguirem ser completamente independentes, também devem ser respeitados.

O post Preconceito contra pessoas mais velhas: qual a solução para esse problema? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Como ‘Homens de Preto’ aborda sutilmente o tema do preconceito https://multiversonoticias.com.br/como-homens-de-preto-aborda-sutilmente-o-tema-do-preconceito/ Mon, 21 Feb 2022 10:29:18 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=17455

Talvez você nunca tenha percebido ou não tenha parado para pensar dessa forma, mas uma das primeiras coisas que ‘MIB: Homens de Preto’ faz é convidar aquele que assiste a abandonar seus preconceitos por, pelo menos, 1 hora e 48 minutos. Caso contrário, você dificilmente aproveitará o filme em todo seu potencial e glória. Leia […]

O post Como ‘Homens de Preto’ aborda sutilmente o tema do preconceito apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Talvez você nunca tenha percebido ou não tenha parado para pensar dessa forma, mas uma das primeiras coisas que ‘MIB: Homens de Preto’ faz é convidar aquele que assiste a abandonar seus preconceitos por, pelo menos, 1 hora e 48 minutos. Caso contrário, você dificilmente aproveitará o filme em todo seu potencial e glória.

Leia mais: Depois de 15 anos Will Smith finalmente volta a concorrer ao Oscar de Melhor Ator

Não foi por acaso que o filme dirigido por Barry Sonnenfeld conquistou tanto a crítica quanto o público. Estrelado por Tommy Lee Jones e Will Smith, o filme faz uma crítica social tão sutil que muitos nem a percebem, considerando o filme como uma simples “comédia de ação”. Mas como a quebra de expectativas é um recurso constante do longa, é possível que assisti-lo tenha feito você levar pra sua vida a lição de “nunca julgar um livro pela capa”, mesmo sem ter percebido.

Abordando temas como xenofobia, crise existencial, lugar de pertencimento, preconceito e luto, muitas pessoas podem duvidar que estamos realmente falando “daquela comédia sobre aliens”. Embora implícitas, as críticas sociais que o filme aborda são tão atuais que, se você assisti-lo com atenção depois de ler esse post, pode até duvidar de que ‘Homens de Preto’ foi lançado há mais de 20 anos, em 1997.

Em uma das primeiras cenas, logo de cara, já é abordado o tema da xenofobia, embora fortemente focado no contexto social dos Estados Unidos. Na cena, um policial responsável por patrulhar a fronteira dos Estados Unidos com o México decide parar uma van que tentava atravessar imigrantes mexicanos para o norte da fronteira, de forma ilegal. A abordagem é um tanto quanto passivo-agressiva, quando o policial revela os cidadãos do México na traseira da van, os “homens de pretoAgente K (Tommy Lee Jones) e seu parceiro Agente D (Richard Hamilton) imediatamente aparecem para assumir o caso.

Embora tenha sua autoridade questionada pelo policial, K não se abala e puxa conversa com os imigrantes, cuja maioria tenta entrar no país a trabalho. K os tranquiliza, chegando até mesmo a desejar-lhes “boas-vindas aos Estados Unidos da América. Quando ele começa a falar em espanhol com um deles, que não entende uma única palavra, o Agente K percebe que havia encontrado o alienígena que procurava.

Logo após, os homens de preto detém o homem sob custódia e ordenam que os imigrantes mexicanos embarquem na van e sigam seu caminho em direção aos Estados Unidos. É claro que a ordem não é tida sem o protesto do policial da fronteira, que deu início à abordagem, mas o Agente K insiste e, logo após, também dispensa os policiais. A cereja do bolo é a “debochada” de K, que, sarcasticamente, agradece-os por manter o país protegido dos “perigosos aliens” (um trocadilho com a palavra ‘alien’, que pode se referir tanto a seres extraterrestres quanto a um termo pejorativo para imigrantes ilegais).

Apesar de durar menos de três minutos, o simbolismo dessa cena é muito potente e, querendo ou não, faz uma declaração muito forte. Afinal, a cena pinta um mundo em que existem problemas muito mais graves e mais urgentes do que a imigração de indocumentados, deixando bem claro que para acompanhar o filme a partir daquele ponto você vai precisar abandonar os estereótipos que te ensinaram. Para os mais atentos ou, até mesmo, para os millenials que reassistiram o filme depois de tanto tempo, fica claro que os ‘aliens’ fazem um nítido paralelo metafórico com comunidades e etnias marginalizadas, além de como as instituições de segurança pública lidam com elas.

Em um outro momento do filme é explicitamente problematizado a ideia de agir em função de aparências e estereótipos. A cena em questão acontece durante o processo seletivo pelo qual Edwards (futuramente Agente J, interpretado por Will Smith) deve passar para se tornar um homem de preto. Durante o processo, os participantes fazem uma prática de tiro, em que devem atirar nos alvos que julgarem perigosos. Durante uma chuva de tiros e um verdadeiro caos das balas de seus concorrentes voando, em meio a figuras de papelão sendo atingidas, Edwards faz um único disparo.

Em seguida, é revelado que o tiro foi disparado contra a figura de papelão do que aparenta ser uma garotinha segurando alguns livros. Quando questionado “por que achou que a pequena Tiffany merecia morrer”, Edwards diz que ela era a única que parecia ser realmente perigosa. É óbvio que achamos a constatação absurda, o personagem parece até estar brincando. Mas logo em seguida, Edwards explica que onde o público enxergou alienígenas perigosos, ele viu “um cara malhando” e outro “apenas gripado, querendo assoar o nariz”. Quanto à “Tiffany”, o fato de uma garotinha que parecia ter oito anos de idade estar sozinha na rua à noite, com livros de física quântica avançados demais para sua idade, foi o que chamou atenção do futuro homem de preto. Alguns fãs já apontaram até que a cena pode ser uma referência (e ao mesmo tempo uma crítica) à violência policial baseada em estereótipos.

De qualquer forma, fazendo uma crítica direta ou indireta, o filme constantemente desafia as ideias pré-concebidas do espectador e as regras arbitrárias que determinamos em nossas mentes. Seja pela arma comicamente pequena que, na verdade, é muito poderosa ou pelo especialista em política intergaláctica, por algum motivo, ser um cachorro pug. O fato é que o filme alfineta o statu quo da sociedade ao mesmo tempo em que desafia os próprios preconceitos de quem assiste. Se você ainda não tinha reparado nisso, esperamos ter aberto um pouco sua mente para a próxima vez que ‘MIB: Homens de Preto’.

O post Como ‘Homens de Preto’ aborda sutilmente o tema do preconceito apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
A atriz Whoopi Goldberg é suspensa de ‘’the view’’ após comentários preconceituosos sobre Holocausto https://multiversonoticias.com.br/a-atriz-whoopi-goldberg-e-suspensa-de-the-view-apos-comentarios-preconceituosos-sobre-holocausto/ Fri, 11 Feb 2022 18:31:01 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=16486

Whoopi Goldeberg está suspensa do programa por duas semanas e com efeito imediato, segundo o comunicado feito pelo presidente Godwin, da ABC News. “Com efeito imediato, estou suspendendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários errados e ofensivos. Enquanto Whoopi se desculpou, eu pedi a ela para refletir e aprender sobre o impacto de seus […]

O post A atriz Whoopi Goldberg é suspensa de ‘’the view’’ após comentários preconceituosos sobre Holocausto apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Whoopi Goldeberg está suspensa do programa por duas semanas e com efeito imediato, segundo o comunicado feito pelo presidente Godwin, da ABC News.
Com efeito imediato, estou suspendendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários errados e ofensivos. Enquanto Whoopi se desculpou, eu pedi a ela para refletir e aprender sobre o impacto de seus comentários. Toda a organização ABC News se solidariza com nossos colegas, amigos, familiares e comunidades judeus”, explicou Godwin.

Leia mais: Kevin Feige acusa Oscar de preconceito com filmes da Marvel

O Deadline obteve uma carta que Godwin enviou para a equipe, na qual a atriz chama o View de “desinformados, perturbadores e prejudiciais”. O presidente Godwin ainda afirmou que “as palavras importam e devemos estar cientes do impacto que nossas palavras têm”. O texto completo das percepções do presidente da ABC News está no final da matéria.

A suspensão de Goldberg foi feita após a afirmação no programa de que o Holocausto ‘’não era sobre raça’’. A primeira condenação chegou através da ADL e depois outras organizações importantes seguiram o mesmo caminho. Poucas horas depois, a atriz publicou um pedido de desculpas.

Mas, em uma gravação do The Late Show With Stephen Colbert, que foi ao ar antes do pedido de desculpas da atriz, ela não parecia tão arrependida, pois basicamente repetia sua argumentação de que não queria “falar desculpas”, apenas porque as pessoas estavam com raiva.

Isso incomodou muitas pessoas, o que nunca foi minha intenção”, disse ela. “Sinto que, sendo negra, quando falamos de raça, é uma coisa muito diferente para mim. Então eu disse que achava que o Holocausto não era sobre raça. E as pessoas ficaram muito bravas e ainda estão bravas. Estou recebendo muitos e-mails de pessoas e muita raiva real. Mas achei que era uma discussão importante porque, como pessoa negra, penso na raça como algo que posso ver. Então eu vejo você e sei que raça você é… Eu pensei que [o Holocausto] era mais sobre a desumanidade do homem para o homem… Mas as pessoas ficaram muito zangadas e disseram, ‘Não, não, nós somos uma raça.’ Eu me senti diferente. Respeito tudo o que todos estão me dizendo.”

Eu não quero fingir desculpas” continuou a atriz. “Estou muito chateado que as pessoas tenham entendido mal o que eu estava dizendo. E por causa disso eles estão dizendo que eu sou anti-semita e estou negando o Holocausto e todas essas outras coisas que, você sabe, nunca me ocorreriam fazer. Eu pensei que estávamos tendo uma discussão sobre raça, que todo mundo, eu acho, está tendo.”

Certo, isso é o que significa para mim“, disse ela. “Quando você fala sobre ser racista, não pode chamar isso de racismo. Isso era mau. Isso não foi baseado na pele. Você não poderia dizer quem era judeu. Você teve que mergulhar profundamente e descobrir.”

No final, Colbert disse “As pessoas estão com raiva. Eu aceito isso. Eu fiz isso comigo mesmo.

E depois continuou: “Não me escreva mais. Eu sei como você se sente. Eu já sei. Entendo. E vou acreditar na sua palavra e nunca mais falar sobre isso.” Goldberg repetiu, pedindo desculpas por escrito na segunda-feira e expressando seu arrependimento no The View hoje.

Dizendo que se enganou, Goldberg disse no ar, hoje, que o Holocausto “é realmente sobre raça, pois Hitler e os nazistas tinham um sentimento de superioridade sobre os judeus. porque Hitler e os nazistas consideravam os judeus uma raça inferior. Agora, as palavras importam – e as minhas não são exceção. Lamento meus comentários, e estou corrigido. Eu também estou com o povo judeu.

Jonathan Greenblatt, CEO da Liga Anti-Difamação, estava presente no talk show e disparou: “Não há dúvida de que o Holocausto foi sobre raça”, disse ele a Goldberg e seus co-anfitriões. “Foi assim que os nazistas viram isso enquanto buscavam a aniquilação sistemática do povo judeu em todos os continentes, em todos os países, com crueldade deliberada e implacável”.

Houve uma discussão, na segunda-feira, sobre o um distrito escolar do Tennessee que não permite romance gráfico do Holocausto, que venceu o Prêmio Pulitzer de Art Spiegelman, a atriz disse: “Se você vai fazer isso, então vamos ser sinceros sobre isso. Porque o Holocausto não é sobre raça. Não, não é sobre raça.”

Joy Behar, apresentadora perguntou a Goldberg: “Então sobre o que era?

A desumanidade do homem para com o homem”, disse Goldberg. “São dois grupos brancos de pessoas.”

Não, @WhoopiGoldberg, o #Holocausto foi sobre a aniquilação sistemática do povo judeu pelos nazistas – que eles consideravam uma raça inferior”, publicou Greenblatt no Twitter. “Eles os desumanizaram e usaram essa propaganda racista para justificar o massacre de 6 milhões de judeus. A distorção do Holocausto é perigosa.

Comunicado completo de Kim Godwin, presidente da ABC News

Boa noite, ABC News.

Eu quero informar todos vocês sobre os comentários de Whoopi Goldberg no “The View”, ontem, que foram mal informados, perturbadores e ofensivos. Tomei a decisão de suspender o Whoopi do “The View” por duas semanas com efeito imediato.

Essas decisões nunca são fáceis, mas necessárias.

Na semana passada, observei que a cultura da ABC News é motivada, gentil, inclusiva, respeitosa e transparente.

Os comentários de Whoopi não se alinham com esses valores.

Era importante que Whoopi tivesse a chance de abordar seus comentários sobre o programa hoje, onde ela os fez, e ter uma conversa educacional com Jonathan Greenblatt da Liga Anti-Difamação (ADL).

Eu aprecio a conversa deles e seu reconhecimento dos esforços de Whoopi. Como ele twittou: “Agradeço profundamente @WhoopiGoldberg por me convidar para o @TheView hoje para ter uma discussão importante sobre a importância de educar sobre o Holocausto. Whoopi tem sido uma aliada de longa data da comunidade judaica e @ADL e seu pedido de desculpas é muito bem-vindo.”

Whoopi mostrou por meio de suas ações ao longo de muitos anos que entende os horrores do Holocausto e começou o programa de hoje com esse reconhecimento.

Mas as palavras importam e devemos estar cientes do impacto que nossas palavras têm.

Eu estarei emitindo a declaração abaixo em breve.

Com efeito imediato, estou suspendendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários errados e ofensivos. Enquanto Whoopi se desculpou, eu pedi a ela para refletir e aprender sobre o impacto de seus comentários. Toda a organização ABC News se solidariza com nossos colegas, amigos, familiares e comunidades judeus”.

#oneabcnews

Kim

O post A atriz Whoopi Goldberg é suspensa de ‘’the view’’ após comentários preconceituosos sobre Holocausto apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Disney Plus: Animações consideradas preconceituosas são retiradas do catálogo infantil https://multiversonoticias.com.br/animacoes-preconceituosas-disney-plus/ https://multiversonoticias.com.br/animacoes-preconceituosas-disney-plus/#comments Thu, 11 Mar 2021 18:06:25 +0000 https://multiverso.online/?p=3958
180 Mogli Animacao

Depois de colocar avisos estereótipos preconceituosos antes de alguns filmes, a Disney agora resolveu REMOVER os tais títulos do catálogo infantil da plataforma Disney+.

O post Disney Plus: Animações consideradas preconceituosas são retiradas do catálogo infantil apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
180 Mogli Animacao

O serviço de streaming Disney Plus, depois de colocar avisos sobre estereótipos preconceituosos antes de alguns filmes resolveu agora REMOVER os tais títulos do catálogo infantil da plataforma.

Os títulos já foram removidos dos perfis infantis. O aviso sobre a remoção está no site oficial do serviço de streaming, em um tópico de ajuda.

Os filmes (animações) que estão indisponíveis no Disney Plus são Dumbo, As Aventuras de Peter Pan, Mogli, Aristogatas, Aladdin, A Cidadela dos Robinson e A Dama e o Vagabundo.

Esses títulos (acima), não aparecem nem mesmo na busca caso o perfil que faça a busca seja infantil. Caso seja feita a busca com outro perfil (não-infantil), a mensagem aparece:

disney plus

Mais notícias em breve.

O post Disney Plus: Animações consideradas preconceituosas são retiradas do catálogo infantil apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
https://multiversonoticias.com.br/animacoes-preconceituosas-disney-plus/feed/ 1