Arquivos Parkinson - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/parkinson/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Sat, 02 Dec 2023 14:20:06 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Videogames podem ajudar pessoas com Parkinson a viver melhor https://multiversonoticias.com.br/videogames-podem-ajudar-pessoas-com-parkinson-a-viver-melhor/ Sat, 02 Dec 2023 14:20:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/videogames-podem-ajudar-pessoas-com-parkinson-a-viver-melhor/
Composto químico encontrado em produtos de limpeza aumenta riscos de Parkinson

Pesquisa feita pela UnB em parceria com a Universidade de Palermo revela melhoras significativas após uso de exergames no tratamento de Parkinson.

O post Videogames podem ajudar pessoas com Parkinson a viver melhor apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Composto químico encontrado em produtos de limpeza aumenta riscos de Parkinson

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) fizeram um estudo piloto, em parceria com a Universidade de Palermo, na Itália, que aponta resultados positivos do uso de treinos com exergames (videogames que exigem esforço físico) na recuperação de pessoas com Parkinson.

Para aferir os efeitos benéficos da metodologia, a pesquisa fez uma comparação dos pacientes que usam videogame com pacientes que usam, exclusivamente, a terapia motora (convencional).

A doença é hoje a segunda mais prevalente no mundo, do grupo de enfermidades neurodegenerativas. De 10% a 20% dos casos, acometem adultos jovens, com menos de 50 anos, e o restante se aplica a idosos.

A reabilitação de um paciente com Parkinson é feita, geralmente, por uma equipe multidisciplinar e métodos com uso de realidade virtual, aumentada ou de exergames vêm ganhando espaço, em razão dos efeitos positivos na realização de tarefas motoras ou cognitivas.

Ente pesquisa

Método de tratamento envolve uso de dispositivos de realidade virtual. – Foto: Reprodução

Para realizar o estudo, pesquisadores começaram pela hipótese de que exercícios virtuais são capazes de estimular certas áreas do cérebro, ocasionando alterações neurofuncionais que melhoram a estrutura e a conectividade neuronal.

Os resultados e efeitos do treinamento por meio da reabilitação virtual foram avaliados por ressonância magnética.

Dez pacientes foram submetidos à avaliação, que inclui desempenho cognitivo e ressonância funcional, antes e após o treino feito com Wii (exergame) e o treino convencional.

Os métodos foram aplicados por 10 dias, distribuídos ao longo de duas semanas. Depois de um intervalo de 45 dias, aqueles pacientes que passaram pelo treinamento por exergame foram transferidos para o tratamento convencional, e vice-versa.

Os resultados obtidos

Após serem submetidos, novamente, a ressonâncias magnéticas e avaliação cognitiva, ficou constada uma melhora na memória, na atenção, nas funções executivas e visuoespaciais, em comparação ao início do treinamento.

No que se refere à diferenças de cognição, não foram observadas grandes diferentes com a prática do exergame, mas houve uma melhora mínima, segundo os pesquisadores.

As análises sugeriram, ainda, que o treinamento com Wii é capaz de promover avanços na conectividade funcional do cérebro, especialmente nas áreas relacionada à execução motora, planejamento, funções visuais, de memória e somatossensoriais.

Os exergames já estão presentes na pesquisa clínica há bastante tempo, mas ainda não existe uma cultura consolidada de uso na reabilitação e no tratamento.

A pesquisa da UnB veio para mostrar as vantagens que podem ser obtidas, principalmente no caso do Parkinson, que é uma doença progressiva, caracterizada pela degeneração de neurônios.

O post Videogames podem ajudar pessoas com Parkinson a viver melhor apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Game de reabilitação: Universidade brasileira cria jogo para pacientes com Parkinson https://multiversonoticias.com.br/game-de-reabilitacao-universidade-brasileira-cria-jogo-para-pacientes-com-parkinson/ Fri, 07 Jul 2023 22:40:03 +0000 https://multiversonoticias.com.br/game-de-reabilitacao-universidade-brasileira-cria-jogo-para-pacientes-com-parkinson/

A doença de Parkinson é uma condição neurológica progressiva que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Diante dos desafios enfrentados pelos pacientes que lidam com os sintomas e a progressão da doença, a busca por abordagens inovadoras para auxiliar no tratamento e na qualidade de vida é cada vez mais importante. E assim […]

O post Game de reabilitação: Universidade brasileira cria jogo para pacientes com Parkinson apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A doença de Parkinson é uma condição neurológica progressiva que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Diante dos desafios enfrentados pelos pacientes que lidam com os sintomas e a progressão da doença, a busca por abordagens inovadoras para auxiliar no tratamento e na qualidade de vida é cada vez mais importante.

E assim uma notícia animadora surge no cenário brasileiro: a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Université de Lorraine, da França, desenvolveu um jogo especialmente projetado para pacientes com Parkinson.

Essa iniciativa promissora tem como objetivo oferecer uma nova forma de apoio e terapia para aqueles que lidam diariamente com os sintomas da doença.

Jogo de universidade brasileira beneficia pacientes com Parkinson

Foto: O Globo/Reprodução

“RehaBEElitation” é o nome do jogo criado pelas universidades. O game  foi criado com o objetivo de auxiliar no processo de reabilitação de pacientes que sofrem com Parkinson e apresentam dificuldades motoras.

Para isso, utiliza uma abordagem inovadora ao combinar realidade virtual e terapia com abelhas virtuais. Os pacientes são imersos em um ambiente virtual no qual controlam uma abelha por meio de movimentos específicos do corpo.

O jogo utiliza tecnologias como sensores de movimento e realidade virtual para detectar e acompanhar os movimentos do paciente durante a terapia.

Durante as sessões de jogo, os pacientes são desafiados a completar tarefas e missões para melhorar a coordenação motora, a mobilidade e a funcionalidade do membro afetado pela doença. À medida que avançam no jogo, os pacientes são expostos a estímulos físicos que contribuem para a reabilitação neuromotora.  

A criação recebeu um prêmio na França, no evento “Challenge Handicap & Technologie”. O jogo venceu na categoria “Autonomia” devido à tecnologia desenvolvida para promover autonomia para pessoas que estão em tratamento do Parkinson.

Os pesquisadores afirmam que o “RehaBEElitation” está em desenvolvimento e deve receber mais atualizações para trabalhar também os membros inferiores.

O post Game de reabilitação: Universidade brasileira cria jogo para pacientes com Parkinson apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
É bom ficar atento: Substância ligada ao Parkinson está em produtos de limpeza https://multiversonoticias.com.br/e-bom-ficar-atento-substancia-ligada-ao-parkinson-esta-em-produtos-de-limpeza/ Sat, 22 Apr 2023 22:41:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=129250
Composto químico encontrado em produtos de limpeza aumenta riscos de Parkinson

O TCE (tricloroetileno) pode aumentar em 500% a chance de Parkinson. Substância pode estar presente na sua casa, veja como!

O post É bom ficar atento: Substância ligada ao Parkinson está em produtos de limpeza apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Composto químico encontrado em produtos de limpeza aumenta riscos de Parkinson

A importância de sempre estar muito atento(a) aos elementos que compõem produtos de limpeza é primordial. E vamos explicar o motivo para você agora mesmo.

Um estudo realizado por pesquisadores nos EUA afirmam que marca-textos, produtos de limpeza e removedores podem estar diretamente ligados ao Mal de Parkinson.

Isso porque os estudiosos da Universidade de Rochester descobriram que o tricloroetileno (TCE) pode estar em muitos desses produtos citados. Ele é um composto químico muito comum de ser encontrado em produtos do dia a dia.

Além disso, ele já foi um produto relacionado a casos de câncer anteriormente. Ou seja, é muito importante estar de olho nos compostos que trazemos para a nossa casa.

Composto químico encontrado em produtos de limpeza aumenta riscos de Parkinson
Imagem: Reprodução

Inca classifica o TCE como cancerígeno

Para ver como os estudos estão avançando, aqui no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) já traz esse composto químico na classificação que o liga ao câncer. Além disso, essa decisão considera os estudos realizados pelo National Center for Environmental Assessment (NCEA).

Assim, o estudo mais recente sobre o composto químico traz informações de que o TCE está ligado a um risco 500% maior de desenvolvimento da doença.

Para o estudo, definiu-se o perfil de sete indivíduos, dentre eles: um ex-jogador da NBA, uma oficial da Marinha e um senador já falecido dos EUA. Eles, em algum momento da vida, foram expostos ao tricloroetileno. Então, os estudos com essas figuras são importantes.

Sendo assim, o jogador de basquete foi diagnosticado com Parkinson aos 36 anos. Ele foi exposto ao TCE durante sua infância no Camp Lejeune. Nesse caso, ele e outras pessoas no local nadavam e bebiam água do abastecimento local.

O segundo perfil foi da oficial da Marinha Amy Lindberg, que também teve contato com a água do Camp Lejeune enquanto servia a Marinha. Ela desenvolveu o Parkinson cerca de 30 anos depois disso.

E, por fim, o senador Johnny Isakson, diagnosticado com Parkinson em 2015, teve contato com a substância durante a década de 1960. Isso porque ele serviu a Guarda Aérea Nacional da Geórgia. Na época, o tricloroetileno era utilizado para limpeza de aviões.

O neurologista do Hospital das Clínicas, Rubens Cury, explica que os estudiosos da área começaram a notar que países mais industrializados têm mais casos comparados com países que não têm tantas fábricas. Estados Unidos e China são dois locais que as pessoas mostram maior evolução dos casos de Parkinson.

Aliado a isso, os pesquisadores identificaram que quem tem contato com o TCE pode ter um risco elevado para o desenvolvimento de Parkinson.

O post É bom ficar atento: Substância ligada ao Parkinson está em produtos de limpeza apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>