Arquivos neve - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/neve/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Thu, 18 Jan 2024 18:42:06 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Nova ameaça ambiental: propagação da "neve de melancia" preocupa cientistas https://multiversonoticias.com.br/nova-ameaca-ambiental-propagacao-da-neve-de-melancia-preocupa-cientistas/ Thu, 18 Jan 2024 18:40:04 +0000 https://multiversonoticias.com.br/nova-ameaca-ambiental-propagacao-da-neve-de-melancia-preocupa-cientistas/

O rápido avanço desse fenômeno levanta preocupações sobre o futuro das geleiras e seu impacto no meio ambiente.

O post Nova ameaça ambiental: propagação da "neve de melancia" preocupa cientistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Você alguma vez na vida já viu neve vermelha? Eu sei que a pergunta parece estranha, mas ela realmente existe em alguns lugares do mundo e é conhecida como “neve de melancia”.

Tal expressão descreve um fenômeno em que a neve no solo adquire tonalidades vermelhas e rosadas.

O evento, também chamado de “sangue glacial”, é causado pelo florescimento de algas cor-de-rosa denominadas Chlamydomonas nivalis.

Além da clorofila, essa alga possui um pigmento carotenoide vermelho. Diferentemente da maioria das algas de água doce, a Chlamydomonas nivalis é clorofílica, ou seja, prospera em ambientes frios, desenvolvendo-se em águas geladas.

Crescente ameaça aos glaciares

O fenômeno da “neve melancia” e seus efeitos na redução das geleiras são observados globalmente.

O Capitão John Ross foi o primeiro a descrevê-lo no Ártico em 1818, durante a liderança de quatro navios ingleses enviados para a primeira expedição à Passagem do Noroeste no Círculo Polar Ártico.

Neve cor-de-rosa em alta altitude na Passagem de Montanha do Parque Nacional das North Cascades, Washington, EUA – Foto: Reprodução/Tempo.com

Mais recentemente, segundo um estudo, foi constatado que o evento se estende por 5% da área total das geleiras no noroeste da América do Norte.

Essa parte abrange as montanhas da Colúmbia Britânica, Idaho, estado de Washington, Alberta, Alasca e Montana.

Descobriu-se que, em alguns glaciares individuais, até 65% de sua superfície estava coberta por algas cor-de-rosa durante uma única estação.

Os pesquisadores estimam que esse fenômeno tenha causado um derretimento equivalente a uma média de 3 centímetros de água na superfície do glaciar.

Segundo Lynne Quarmby, professora de biologia molecular e bioquímica da Universidade Simon Fraser, o gelo derrete ao absorver cores escuras.

Quando a geleira fica cor-de-rosa, torna-se mais suscetível ao derretimento, pois as algas coloridas absorvem a luz solar em vez de refleti-la, aquecendo o gelo ao redor.

As algas estudadas crescem na neve que cobre lagos, rochas e glaciares congelados. Como suas células necessitam de água líquida para crescer, o rápido derretimento estimula um maior crescimento, escurecimento e absorção da energia solar.

Utilizando milhares de imagens de satélite captadas entre 2019 e 2022, os pesquisadores descobriram esse acontecimento.

Dos 8.700 glaciares examinados neste estudo, 4.552 apresentaram a presença de algas Chlamydomonas nivalis.

Comparado aos impactos das mudanças climáticas e do aquecimento global, o efeito das algas sobre as geleiras e a camada de neve é considerado ligeiro.

Os glaciares estão derretendo rapidamente devido às mudanças climáticas, o que leva ao desaparecimento total das algas.

A “neve de melancia” não se limita apenas ao Ártico, ela também pode ser encontrada na Nova Zelândia, nos Alpes, no Monte Olimpo e na Antártida.

À medida que os glaciares diminuem, o efeito de fusão das algas da “neve de melancia” remanescente pode causar ainda mais danos à neve e ao gelo.

De acordo com o ecologista Scott Hotaling, da Universidade do Estado de Utah, conforme a camada de neve diminui, a proliferação de algas se torna mais concentrada e restrita.

Confira abaixo um vídeo sobre a “neve de melancia”.

O post Nova ameaça ambiental: propagação da "neve de melancia" preocupa cientistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Desafio na neve: encontre o único erro em menos de 7 segundos; será que você consegue? https://multiversonoticias.com.br/desafio-na-neve-encontre-o-unico-erro-em-menos-de-7-segundos-sera-que-voce-consegue/ Thu, 31 Aug 2023 21:02:04 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=167468

Nesta imagem, há um homem coletando lenha, junto com seu cachorro. Mas, há algo de errado! Teste sua observação e desafie outros. Boa sorte!

O post Desafio na neve: encontre o único erro em menos de 7 segundos; será que você consegue? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Você se considera um bom observador? Temos um desafio que coloca à prova a sua capacidade de identificar detalhes em um curtíssimo espaço de tempo. Acredite, muitas pessoas já olharam, aceitaram o desafio e acabaram falhando. Mas, será que você consegue perceber o que está errado na próxima cena em apenas 7 segundos?

Na imagem, há um homem que saiu para pegar lenha. Ele veste uma camisa de manga comprida na cor laranja e uma calça marrom. Enquanto isso, uma pesada nevasca cai ao redor, pintando tudo de branco. Seu fiel companheiro, um alegre vira-lata, o acompanha, saltando alegremente sobre a neve, sem qualquer proteção contra o frio intenso.

É exatamente neste contexto que há um erro gravíssimo. Entretanto, se você estiver disposto a resolvê-lo, lembre-se de que são necessários apenas 7 segundos. Teste seus amigos e familiares e veja se eles também possuem um olhar refinado como o seu. Boa sorte!

Imagem: Don Quichotte/Reprodução

Elimine as distrações

As distrações, embora sejam comuns em nosso cotidiano repleto de estímulos e informações, podem ser o fator determinante entre o sucesso e o fracasso quando se trata de quebra-cabeças ou desafios visuais.

Isso ocorre porque muitos desses desafios são específicos e exigem atenção plena, concentração e uma abordagem meticulosa para identificar padrões, resolver enigmas ou identificar detalhes sutis.

Quando nos envolvemos em atividades que exigem um alto grau de foco, como é o caso de muitos jogos e desafios digitais, nosso cérebro trabalha arduamente para filtrar informações irrelevantes e focar apenas nas questões pertinentes à tarefa em mãos.

Uma notificação de mensagem, um som ao fundo ou até mesmo o zumbido constante de um aparelho eletrônico próximo podem ser suficientes para interromper esse fluxo de concentração.

Resposta do desafio

Agora que você já se concentrou no desafio, eliminou todas as distrações ao seu redor e conseguiu concluir a tarefa, parabéns! No entanto, se o resultado não foi o esperado, fique tranquilo, pois a resposta está no final deste texto. Confira!

Imagem: Don Quichotte/Reprodução

Por fim, como é possível ver na imagem, o único erro é que o homem não está deixando nenhuma de suas pegadas na neve à medida que dá novos passos.

O post Desafio na neve: encontre o único erro em menos de 7 segundos; será que você consegue? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
95% não conseguem resolver este enigma visual: onde está a 5ª pessoa? https://multiversonoticias.com.br/95-nao-conseguem-resolver-este-enigma-visual-onde-esta-a-5a-pessoa/ Fri, 21 Jul 2023 23:01:03 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=160105

Prepare-se para um desafio visual intrigante! Abaixo, você encontrará uma imagem que, aparentemente, mostra quatro pessoas, mas há uma quinta pessoa escondida nela. Sua missão é encontrar essa figura misteriosa e revelar o segredo que ela guarda. Será que você tem um olhar atento suficiente para desvendar esse enigma? Aparentemente simples, essa imagem contém um […]

O post 95% não conseguem resolver este enigma visual: onde está a 5ª pessoa? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Prepare-se para um desafio visual intrigante! Abaixo, você encontrará uma imagem que, aparentemente, mostra quatro pessoas, mas há uma quinta pessoa escondida nela. Sua missão é encontrar essa figura misteriosa e revelar o segredo que ela guarda. Será que você tem um olhar atento suficiente para desvendar esse enigma?

Aparentemente simples, essa imagem contém um elemento surpresa que requer um olhar minucioso para ser descoberto. Preste atenção a cada detalhe, explore cada canto e use toda a sua capacidade de observação para encontrar a quinta pessoa camuflada nessa cena.

Observe a imagem e encontre a 5ª pessoa  

Imagem: Montagem/Online Séries/Reprodução/Canva

Lembre-se de que, muitas vezes, nosso cérebro pode ser facilmente enganado por ilusões visuais e figuras ocultas. Manter uma mente aberta e estar disposto a explorar diferentes perspectivas pode ser a chave para resolver esse desafio com sucesso.

Os desafios visuais possuem uma importância significativa, pois exercitam e estimulam nossa capacidade de observação, percepção visual e habilidades cognitivas.

Eles oferecem uma oportunidade única de treinar nosso cérebro para identificar padrões, encontrar detalhes ocultos e desenvolver a paciência e a perseverança necessárias para resolvê-los.

Para chegar à resposta deste teste visual, é preciso ter muita atenção a todos os detalhes, pois a quinta pessoa está em um lugar que pode ser difícil de localizar.

Observe atentamente todos os ambientes da imagem e procure em todos os lugares. Pode parecer que existem apenas quatro pessoas na paisagem, mas garantimos: são cinco!

Entre as árvores, os bonecos de neve e os visitantes do parque, há alguém que está sozinho, e você deve encontrá-lo para conseguir desvendar esse teste visual.

É necessário concentração, visto que alguns detalhes podem nos confundir e, assim, atrapalhar o resultado. Convide amigos e familiares para o teste visual e torne esse momento ainda mais competitivo e divertido.

Resposta do desafio

Achou muito difícil? Aqui vai a resposta: a quinta pessoa está à esquerda da imagem. Ela está sozinha, em cima do tronco de uma árvore, observando a paisagem.

Foto: Montagem/Online Séries/Reprodução/Canva

O post 95% não conseguem resolver este enigma visual: onde está a 5ª pessoa? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Ciclone deixa rastros de destruição e provoca queda de temperatura; saiba mais https://multiversonoticias.com.br/ciclone-deixa-rastros-de-destruicao-e-provoca-queda-de-temperatura-saiba-mais/ Fri, 14 Jul 2023 14:51:03 +0000 https://multiversonoticias.com.br/ciclone-deixa-rastros-de-destruicao-e-provoca-queda-de-temperatura-saiba-mais/

Nesta semana, uma ocorrência incomum e devastadora abalou os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: um ciclone extratropical. Esse fenômeno climático trouxe consigo uma série de danos materiais e, infelizmente, registros de mortes. Além desses efeitos trágicos, o ciclone também causou uma mudança significativa nas condições climáticas, provocando uma queda acentuada nas […]

O post Ciclone deixa rastros de destruição e provoca queda de temperatura; saiba mais apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Nesta semana, uma ocorrência incomum e devastadora abalou os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: um ciclone extratropical.

Esse fenômeno climático trouxe consigo uma série de danos materiais e, infelizmente, registros de mortes. Além desses efeitos trágicos, o ciclone também causou uma mudança significativa nas condições climáticas, provocando uma queda acentuada nas temperaturas nos dias subsequentes.

Na manhã desta sexta-feira, dia 14, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu com um clima totalmente distinto dos dias anteriores.

O cenário era de nuvens carregadas e um clima ameno, totalmente diferente da atmosfera quente e ensolarada que predominava nos dias anteriores. Além disso, o mar apresentava uma ressaca intensa, gerando alerta para a população local.

Essas mudanças climáticas são atribuídas à chegada de uma frente fria que se estabeleceu em algumas regiões do país. De acordo com os dados divulgados pelo Sistema Alerta Rio, os termômetros marcaram 15  °C logo pela manhã, no bairro Alto da Boa Vista.

No entanto, o Rio de Janeiro não foi o único lugar afetado pela queda drástica de temperatura. Outras regiões, como Bagé, no Rio Grande do Sul, e São Mateus do Sul, no Paraná, registraram apenas 2 °C.

Novo Horizonte, em Santa Catarina, também teve uma baixa significativa, atingindo 2,7 °C.

(Foto: Fabiano Rocha; Agência O Globo/Reprodução)

Neve em Santa Catarina

Para surpresa e encanto dos moradores de Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici, em Santa Catarina, a queda nas temperaturas trouxe uma experiência única neste inverno: a neve.

Pela primeira vez, puderam testemunhar a beleza desse fenômeno natural. Um vídeo feito pela Polícia Militar Rodoviária registrou esse momento especial, trazendo euforia e ansiedade para aqueles que presenciaram a neve pela primeira vez.

Diante do atual cenário, a população dessas regiões deve ficar atenta e procurar seguir as medidas preventivas de segurança geralmente divulgadas oficialmente pela Defesa Civil de cada localidade.

O post Ciclone deixa rastros de destruição e provoca queda de temperatura; saiba mais apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
1.100 reais cada: mangas mais caras do mundo são cultivadas no Japão; entenda https://multiversonoticias.com.br/japones-cultiva-mangas-mais-caras-do-mundo/ Tue, 23 May 2023 19:21:56 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=143546

As mangas mais caras do mundo são cultivadas por um ex-magnata japonês durante um inverno rigoroso, desafiando condições extremas.

O post 1.100 reais cada: mangas mais caras do mundo são cultivadas no Japão; entenda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Hiroyuki Nakagawa, ex-magnata pretoleiro, transformou a paisagem gélida de Hokkaido, a ilha mais ao norte do Japão, em um paraíso para o cultivo das mangas mais valiosas do mundo. Nakagawa usa sua estufa, que chega a uma temperatura de 36 ºC, para cultivo das iguarias durante o inverno japonês.

Estufa onde mangas mais caras do mundo são produzidas./Reprodução

Localizada em Otofuke, a estufa é uma grande produtora de frutas, sendo responsável pelo cultivo dessas mangas excepcionais. A genialidade desse resultado se deve ao processo de produção.

Hiroyuki utiliza a neve armazenada no inverno para resfriar a estufa durante o verão, atrasando o florescimento das mangueiras. Com a chegada do inverno, a estufa é aquecida por fontes termais, permitindo a colheita de cerca de 5 mil mangas fora da estação normal.

Devido à temperatura, a colheita dispensa o uso de pesticidas, por conta da ausência de insetos durante o inverno. Além disso, a colheita de inverno proporciona mais mão de obra disponível, contribuindo para um processo mais sustentável e colaborando com a economia local.

Segundo Nakagawa, o sabor das mangas, conhecidas como “mangas de neve”, é doce como o mel, com uma textura cremosa e um teor de açúcar mais elevado que o das mangas comuns.

Mangas de Nakagawa conquistam o mercado

As mangas alcançam o valor impressionante de US$ 230 cada (cerca de R$ 1.100). No ano de 2014, uma das frutas foi vendida em uma loja de departamentos localizada em Tóquio. O valor da venda chegou a 400 dólares, algo em torno de 2 mil reais.

Seu sabor excepcional, o não uso de pesticidas e suas folhas, que chamam a atenção de empresas de chá, fazem com que a demanda pelas frutas cresça mais a cada ano.

O agricultor não pretende parar por aí. Já existem planos para o cultivo de outras frutas tropicais em Hokkaido, como pêssegos. Seu objetivo é impulsionar a economia local e transformar a região em um centro de frutas de inverno.

O post 1.100 reais cada: mangas mais caras do mundo são cultivadas no Japão; entenda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>