Arquivos macacos - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/macacos/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Thu, 15 Feb 2024 14:22:07 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Onda de ataques de 'macacos do Diabo' gera pânico na Ásia https://multiversonoticias.com.br/onda-de-ataques-de-macacos-do-diabo-gera-panico-na-asia/ Thu, 15 Feb 2024 14:25:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=197529

Alarmante onda de ataques dos 'macacos do Diabo' tem causado até mortes na Ásia. Entenda!

O post Onda de ataques de 'macacos do Diabo' gera pânico na Ásia apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A onda de ataques de macacos assombra comunidades asiáticas, e nos últimos meses, notícias alarmantes têm chegado da Ásia, mais precisamente de países como a Tailândia, Japão e Índia.

Um crescente evento de ataques desses animais tem assustado moradores e turistas. Tais incidentes receberam até apelido de episódio dos ‘macacos do Diabo’, ilustrando o pânico e o receio que se espalha na população.

Os ‘macacos do Diabo’ se multiplicam

Os ‘macacos do Diabo’ e o caos que eles causam – Imagem: Getty Image/Reprodução

Em lugares como a Tailândia, espécies como o macaco-de-cauda-longa e o macaco-de-cauda-de-porco têm instigado verdadeiros cenários de horror.

Moradores e turistas relatam perseguições e até mordidas desses animais, outrora considerados amigáveis e até atrações turísticas. O motivo? A busca incessante por alimento.

No Japão, a situação não é diferente. Ao longo da paisagem montanhosa, especificamente na cidade de Yamaguchi, os macacos nativos causam estragos e invadem casas, deixando a conta de dezenas de pessoas feridas.

Esforços para controlar a situação, como armadilhas, têm se mostrado ineficazes.

Ataques fatais e a urgência do controle de população

Na Índia, a situação tornou-se ainda mais grave. Na aldeia de Gujarat, um menino de 10 anos foi atacado brutalmente pelos primatas, ocasionando sua morte.

Esse, porém, não é um caso à parte. Ocorrências semelhantes foram registradas na região, acendendo um alerta sobre a urgência no controle da proliferação desses animais selvagens nas áreas habitadas por seres humanos.

Ao buscar explicações para o fenômeno, especialistas no comportamento animal apontam para o hábito humano de se aproximar e alimentar macacos como um dos motivos para a mudança no padrão de comportamento dos símios.

Nessa relação, os animais perdem o receio natural do homem e passam a agir de forma mais agressiva. Outro ponto importante é a falta de conhecimento humano sobre a linguagem corporal desses seres.

O desconhecimento dos sinais de aviso emitidos pelos macacos pode levar a encontros perigosos e ataques que poderiam ser evitados.

Educação e respeito: a chave para a convivência pacífica

Frente aos incidentes, é imperativo que as autoridades, tanto das regiões afetadas quanto a mundial, promovam ações de educação para a população local e turistas sobre como agir perto desses animais.

A adoção de medidas de segurança, como evitar contato visual direto, nunca alimentar os macacos e manter uma distância segura, são alguns passos fundamentais para reduzir os riscos de ataques.

Os ‘macacos do Diabo’ estão ensinando uma lição valiosa: por mais encantador que um animal possa parecer, é preciso lembrar que são seres selvagens, com instintos próprios, os quais devemos entender e respeitar.

Um equilíbrio harmonioso entre humanos e animais só pode ser alcançado com muita responsabilidade e respeito mútuo.

O post Onda de ataques de 'macacos do Diabo' gera pânico na Ásia apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Por que ainda existem macacos se os seres humanos já evoluíram? A teoria está errada? Confira https://multiversonoticias.com.br/por-que-ainda-existem-macacos-se-os-seres-humanos-ja-evoluiram-a-teoria-esta-errada-confira/ Mon, 17 Jul 2023 15:40:02 +0000 https://multiversonoticias.com.br/por-que-ainda-existem-macacos-se-os-seres-humanos-ja-evoluiram-a-teoria-esta-errada-confira/

A teoria de evolução foi proposta em 1859 pelo grande cientista Charles Darwin. Desde lá, suas descobertas são duramente questionadas por uma variedade de pessoas, especialmente por ativistas religiosos, uma vez que se opõe à ideologia comum cristã e a algumas outras. Isso se deve a certas desinformações que ainda existem acerca do evolucionismo. Um […]

O post Por que ainda existem macacos se os seres humanos já evoluíram? A teoria está errada? Confira apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A teoria de evolução foi proposta em 1859 pelo grande cientista Charles Darwin. Desde lá, suas descobertas são duramente questionadas por uma variedade de pessoas, especialmente por ativistas religiosos, uma vez que se opõe à ideologia comum cristã e a algumas outras. Isso se deve a certas desinformações que ainda existem acerca do evolucionismo.

Um questionamento bastante popular é referente ao fato da existência de macacos. Afinal, se os humanos vieram dos macacos, por que esses animais ainda existem? Por que não evoluíram juntamente conosco? Bem, na realidade, o problema não está na resposta que, aliás, será explicada, mas se encontra diretamente na pergunta, que não é simples de responder.

Por que macacos ainda existem se os humanos evoluíram da espécie deles, segundo a teoria?

Foto: 20th Century Studios/’Planeta dos Macacos’/Reprodução

Em sua obra “A Origem das Espécies”, Darwin explica que os fatores ambientais, por meio da seleção natural, força os indivíduos que vivem no meio a se adaptarem às situações para a sobrevivência, em um processo que dura milhões de anos.

Assim, espécies com melhor adaptação deixam mais descendentes, passando informações genéticas entre gerações, o que auxilia na vida desses seres.

É importante ressaltar que humanos e macacos não são evoluções uns dos outros, mas, sim, primos distantes de uma linhagem biológica, cujo ancestral comum é a espécie conhecida como primatas. Sua coexistência não contradiz ou contesta a teoria da evolução, bem pelo contrário, por meio dela, pode-se supor facilmente esse parentesco comum.

O agrupamento de ancestrais comuns, isto é, caldos, pode mostrar perfeitamente que a evolução não ocorre exatamente como mostrado naquela famosa figura que vai dos primatas ao Homo sapiens, com indivíduos ficando cada vez mais eretos. Na verdade, é muito mais complexo que isso.

Diferentes adaptações e conexão entre espécies

Foto: Tambako The Jaguar/Getty Images

Até para a construção humana algumas espécies foram surgindo e sendo extintas, chegando ao aspecto que temos atualmente. O mesmo ocorreu com os outros primatas, os quais, por pressão ambiental, evoluíram para os atuais macacos.

Embora não tenhamos uma comprovação física, ou seja, por fóssil, podemos estabelecer uma conexão com o DNA das duas espécies. Por exemplo, o ser humano possui 98,8% de semelhança genética com um chimpanzé, sendo esses os nossos primos mais próximos, separados pela evolução e pelo ambiente há cerca de 6 milhões de anos.

Além disso, outro estudo, publicado na revista Nature, de 2012, mostra que 98,7% do nosso DNA é parecido com o de Bonobos, outra espécie de macacos, diferente da dos chimpanzés há mais ou menos um milhão de anos.

Por que não somos chamados de macacos, então?

Apesar das semelhanças, os humanos se adaptaram de maneira exclusiva, aprendendo técnicas de caça, agricultura e estabilidade de moradia, o que deixou de lado sua origem nômade e estabeleceu terras.

Esses pequenos aprendizados e adaptações, modificou tanto o corpo quanto o cérebro humano durante milhões de anos. Nós não possuímos cauda, por exemplo, como os macacos, além de termos a postura bípede e a capacidade de raciocínio. Mesmo assim, somos todos primatas.

A evolução não é um processo simples, e questioná-la é sempre plausível, mas o adequado é estar sempre aprendendo e para compreender melhor o conhecimento científico.

O post Por que ainda existem macacos se os seres humanos já evoluíram? A teoria está errada? Confira apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Macacos na Tailândia podem ser a resposta para mistérios da evolução humana https://multiversonoticias.com.br/macacos-tailandia-evolucao-humana/ Mon, 20 Mar 2023 21:22:23 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=115686
Macacos na Tailândia são peças importantes para estudo sobre seres humanos

Um grupo de macacos na Tailândia pode trazer informações valiosas sobre a evolução humana, segundo cientistas.

O post Macacos na Tailândia podem ser a resposta para mistérios da evolução humana apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Macacos na Tailândia são peças importantes para estudo sobre seres humanos

Sabemos que, mesmo com anos de estudo, muitos aspectos da evolução humana seguem como um grande mistério. Entretanto, alguns macacos da espécie Macaca fascicularis, que estão no Parque Nacional de Phang Nga, podem ser uma peça-chave para os estudos sobre os seres humanos.

Isso porque os mamíferos usam pedras para quebrar cascas de frutos com o lado de fora mais rígido, na intenção de abri-lo e comer o interior nutritivo. Sendo assim, a forma que os primatas fazem isso é bem semelhante ao que os antepassados humanos utilizavam.

Por exemplo, em decorrência do atrito das pedras com os frutos, a pedra acaba se fragmentando. E os cientistas que analisam esse tipo de comportamento afirmam que elas tomam um formato semelhante ao de ferramentas que os antepassados usavam e que foram encontradas em sítios arqueológicos.

As semelhanças podem nos dizer algo

O que mais chama a atenção dos investigadores é que os macacos reproduzem isso de forma acidental. Para quem está envolvido na pesquisa, isso pode ser um registro arqueológico substancial do que já foi reproduzido por seres humanos. Ou seja, é bem possível que haja uma ligação entre os animais e os antepassados humanos.

Lydia Luncz, uma das autoras da pesquisa, afirma que essa ação dos humanos pode ter sido um possível percursor da produção intencional. Confira:

“Partir nozes usando martelos e bigornas de pedra, à semelhança do que alguns primatas hoje fazem, tem sido apontado como um possível precursor da produção intencional de ferramentas de pedra.

Essa descoberta mostra como os primatas que hoje vivem podem ajudar os investigadores a estudar a origem e a evolução do uso de ferramentas na nossa linhagem.”

Sendo assim, é bem possível que os nossos antepassados tenham visto essa ação de animais na época e reproduzido isso. Ao ver que funcionou, pode ser que, a partir disso, a criação de martelos e bigornas com pedras tenha começado.

O estudo é muito importante para encontrarmos mais evidências e tentarmos entender melhor sobre os antepassados dos seres humanos.

O post Macacos na Tailândia podem ser a resposta para mistérios da evolução humana apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>