Arquivos Influência - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/influencia/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Sun, 28 Jan 2024 13:02:07 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Poliglota sem querer? 7 palavras japonesas que você usa e nem percebe https://multiversonoticias.com.br/poliglota-sem-querer-7-palavras-japonesas-que-voce-usa-e-nem-percebe/ Sun, 28 Jan 2024 13:01:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/poliglota-sem-querer-7-palavras-japonesas-que-voce-usa-e-nem-percebe/

Entre as nuances do português, escondem-se palavras japonesas que se tornaram parte do nosso dia a dia. Acompanhe de perto a influência que a cultura nipônica exerce em nosso vocabulário.

O post Poliglota sem querer? 7 palavras japonesas que você usa e nem percebe apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O nosso idioma é um verdadeiro caleidoscópio linguístico, repleto de palavras estrangeiras que se entrelaçam com a naturalidade de quem sempre pertenceu à família.

Muitas delas vêm do inglês, infiltrando-se em nosso cotidiano para dar um toque cosmopolita às nossas conversas.

Entretanto, curiosamente, nem só de inglês se faz essa união linguística. Há um mundo de palavras que, apesar de parecerem nativas, têm uma origem mais distante do português: o japonês.

Quando pensamos em influência japonesa no nosso vocabulário, é fácil nos lembrarmos de termos como ‘mangá e ‘sushi’.

Mas lista vai além e é fascinante perceber como essas palavras próprias dos japoneses se camuflam em nossas frases, muitas vezes passando despercebidas.

Palavras japonesas que estão no nosso vocabulário

Palavras de origem japonesa que você fala, mas nunca percebeu – Imagem: Reprodução

1. Mangá

Comecemos com mangá. Essa palavra, que se tornou sinônimo de quadrinhos japoneses, tem conquistado corações por aqui.

É comum encontrar pessoas mergulhadas nas páginas de um bom mangá, seja em formato físico ou digital.

A leveza e fluidez dessas histórias conquistaram o público, fazendo com que mangá se tornasse parte do nosso conjunto de palavras diário.

2. Emojis

E quem poderia imaginar que os pequenos ícones expressivos que enfeitam nossas mensagens têm origem japonesa?

Os emojis invadiram nossos chats e redes sociais, adicionando doses extras de emoção às palavras digitais.

Seja um rostinho sorridente, um coração ou até mesmo um cacto, os emojis são o tempero perfeito para a comunicação on-line.

3. Quimono

Já a palavra quimono nos remete a uma peça de roupa tradicional japonesa.

No entanto, aqui, ela é usada para fazer referência a uma terceira peça, semelhante a um casaco, porém mais leve.

4. Karaokê

Se o assunto é diversão entre amigos, o karaokê não pode ficar de fora.

Esse termo japonês para se referir a orquestra vazia tornou-se uma forma popular de entretenimento por aqui, onde amigos se reúnem para soltar a voz, mesmo que desafinem de vez em quando.

5. Sensei

Sensei é uma palavra que denota respeito a um mestre, professor ou guia.

Muito além das artes marciais, o termo é adotado em diversas situações para reconhecer a expertise e sabedoria de alguém em determinado campo.

6. Sushi

Em relação a sushi, podemos dizer que essa iguaria japonesa conquistou nossos paladares de maneira definitiva.

Os sushis e sashimis, com sua combinação única de sabores, encontraram um lar permanente em muitos restaurantes brasileiros.

7. Tsunami

Por fim, vale mencionar a palavra tsunami, que, embora carregue a seriedade de sua origem, é frequentemente utilizada para descrever situações avassaladoras e impactantes, sejam elas naturais ou não.

Em resumo, enquanto absorvemos palavras estrangeiras em nosso vocabulário, é interessante notar como a riqueza do idioma vai além do inglês, abraçando influências de todas as partes do mundo.

Essa mistura única é um reflexo da nossa sociedade globalizada e multicultural, onde as palavras são pontes que conectam diferentes culturas e experiências.

O post Poliglota sem querer? 7 palavras japonesas que você usa e nem percebe apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Oppenheimer: pai da bomba atômica inspirou tramas de histórias em quadrinhos https://multiversonoticias.com.br/oppenheimer-pai-da-bomba-atomica-inspirou-tramas-de-historias-em-quadrinhos/ Thu, 27 Jul 2023 11:20:13 +0000 https://multiversonoticias.com.br/oppenheimer-pai-da-bomba-atomica-inspirou-tramas-de-historias-em-quadrinhos/

Há poucos dias, o filme “Oppenheimer” estreou nos cinemas, contando a história do processo de criação da primeira bomba atômica, no qual teve J. Robert Oppenheimer como líder e idealizador do projeto. No filme, com duração de três horas, podemos acompanhar a mente brilhante do cientista e suas aflições relacionadas a sua própria invenção. Apesar […]

O post Oppenheimer: pai da bomba atômica inspirou tramas de histórias em quadrinhos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Há poucos dias, o filme Oppenheimer” estreou nos cinemas, contando a história do processo de criação da primeira bomba atômica, no qual teve J. Robert Oppenheimer como líder e idealizador do projeto. No filme, com duração de três horas, podemos acompanhar a mente brilhante do cientista e suas aflições relacionadas a sua própria invenção.

Apesar de ser a primeira vez que a história é adaptada para as telas de cinema, Oppenheimer já marcou presença em várias Histórias em Quadrinhos (HQ). O cientista fez parte do enredo de algumas histórias, além de inspirar personagens de quadrinhos.

Oppenheirmer é figura registrada em antigas histórias em quadrinhos

Imagem: Image Comics/Canaltech

Os estudos de Oppenheimer e sua contribuição para a ciência, além de consagrar seu nome na história, foi uma verdadeira inspiração para autores de histórias.

O impacto da energia nuclear inspirou uma “Era Atômica” na cultura pop, especialmente na ficção científica e nas histórias em quadrinhos, revitalizadas na década de 1950 com a Era de Prata, trazendo novos super-heróis e temas relacionados à ciência e tecnologia.

O cientista se tornou um símbolo de dilemas éticos e responsabilidade científica, uma vez que sua criação teve um impacto avassalador na história mundial. Sua figura complexa e controversa foi explorada pelos escritores e artistas de quadrinhos, que viram em Oppenheimer uma figura interessante para as tramas das HQ.

Durante a Era de Prata dos quadrinhos, entre 1956 e 1959, tanto a Marvel Comics quanto a DC Comics exploraram tramas envolvendo exploração espacial, acidentes científicos e inovações tecnológicas.

Personagens como o Lanterna Verde (Hal Jordan) e o Flash (Barry Allen) ganharam poderes a partir de eventos extraordinários, dando início a essa era.

O Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Homem de Ferro e os X-Men também surgiram nesse período, com suas origens relacionadas a exposições a raios cósmicos, aranha radioativa, radiação gama e mutações causadas pela contaminação nuclear.

Tais acontecimentos marcaram o início dos anos 1960 como um momento significativo para a expansão de histórias envolvendo a ciência e a tecnologia nos quadrinhos.

O post Oppenheimer: pai da bomba atômica inspirou tramas de histórias em quadrinhos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>