Arquivos Inca - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/inca/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Sat, 22 Apr 2023 02:33:35 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 É bom ficar atento: Substância ligada ao Parkinson está em produtos de limpeza https://multiversonoticias.com.br/e-bom-ficar-atento-substancia-ligada-ao-parkinson-esta-em-produtos-de-limpeza/ Sat, 22 Apr 2023 22:41:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=129250
Composto químico encontrado em produtos de limpeza aumenta riscos de Parkinson

O TCE (tricloroetileno) pode aumentar em 500% a chance de Parkinson. Substância pode estar presente na sua casa, veja como!

O post É bom ficar atento: Substância ligada ao Parkinson está em produtos de limpeza apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Composto químico encontrado em produtos de limpeza aumenta riscos de Parkinson

A importância de sempre estar muito atento(a) aos elementos que compõem produtos de limpeza é primordial. E vamos explicar o motivo para você agora mesmo.

Um estudo realizado por pesquisadores nos EUA afirmam que marca-textos, produtos de limpeza e removedores podem estar diretamente ligados ao Mal de Parkinson.

Isso porque os estudiosos da Universidade de Rochester descobriram que o tricloroetileno (TCE) pode estar em muitos desses produtos citados. Ele é um composto químico muito comum de ser encontrado em produtos do dia a dia.

Além disso, ele já foi um produto relacionado a casos de câncer anteriormente. Ou seja, é muito importante estar de olho nos compostos que trazemos para a nossa casa.

Composto químico encontrado em produtos de limpeza aumenta riscos de Parkinson
Imagem: Reprodução

Inca classifica o TCE como cancerígeno

Para ver como os estudos estão avançando, aqui no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) já traz esse composto químico na classificação que o liga ao câncer. Além disso, essa decisão considera os estudos realizados pelo National Center for Environmental Assessment (NCEA).

Assim, o estudo mais recente sobre o composto químico traz informações de que o TCE está ligado a um risco 500% maior de desenvolvimento da doença.

Para o estudo, definiu-se o perfil de sete indivíduos, dentre eles: um ex-jogador da NBA, uma oficial da Marinha e um senador já falecido dos EUA. Eles, em algum momento da vida, foram expostos ao tricloroetileno. Então, os estudos com essas figuras são importantes.

Sendo assim, o jogador de basquete foi diagnosticado com Parkinson aos 36 anos. Ele foi exposto ao TCE durante sua infância no Camp Lejeune. Nesse caso, ele e outras pessoas no local nadavam e bebiam água do abastecimento local.

O segundo perfil foi da oficial da Marinha Amy Lindberg, que também teve contato com a água do Camp Lejeune enquanto servia a Marinha. Ela desenvolveu o Parkinson cerca de 30 anos depois disso.

E, por fim, o senador Johnny Isakson, diagnosticado com Parkinson em 2015, teve contato com a substância durante a década de 1960. Isso porque ele serviu a Guarda Aérea Nacional da Geórgia. Na época, o tricloroetileno era utilizado para limpeza de aviões.

O neurologista do Hospital das Clínicas, Rubens Cury, explica que os estudiosos da área começaram a notar que países mais industrializados têm mais casos comparados com países que não têm tantas fábricas. Estados Unidos e China são dois locais que as pessoas mostram maior evolução dos casos de Parkinson.

Aliado a isso, os pesquisadores identificaram que quem tem contato com o TCE pode ter um risco elevado para o desenvolvimento de Parkinson.

O post É bom ficar atento: Substância ligada ao Parkinson está em produtos de limpeza apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Antiga técnica inca é usada para amenizar a insegurança hídrica no Peru https://multiversonoticias.com.br/inseguranca-hidrica-no-peru-tecnica-inca-ajuda-a-sanar-problema/ Mon, 02 Jan 2023 18:49:47 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=83081
insegurança hídrica no Peru

As populações peruanas vêm sofrendo com a baixa nos estoques de água. Confira a solução encontrada.

O post Antiga técnica inca é usada para amenizar a insegurança hídrica no Peru apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
insegurança hídrica no Peru

A insegurança hídrica no Peru é uma das questões sociais mais presentes no país. Esse é um dos problemas mais graves gerados pela crise climática.

O estoque hídrico das comunidades que vivem do lado ocidental dos Andes tem origem nas coberturas de neve no topo das montanhas.

Porém, com o degelo constante, a situação piora a cada ano. Confira como as comunidades utilizaram uma antiga técnica inca para amenizar a insegurança hídrica.

Baixa no estoque de água impacta diretamente na produção de alimentos

O The Washington Post, jornal estadunidense, visitou o Peru para identificar como a aplicação dessa técnica antiga está surtindo efeito na falta de água da população. Parte dessas tecnologias utilizadas pelos incas foram ignoradas com a chegada dos espanhóis ao país.

Uma das soluções encontradas pelos peruanos foi o uso da “amuna”. Essa técnica se baseia no desvio do excesso de água proveniente dos riachos, durante o verão, por meio de um sistema de diques de irrigação. Assim, é possível utilizar a água para os cultivos em terrenos elevados.

Isso garante não só água para a produção de alimentos, mas para o abastecimento do lençol freático, o que garante também a liberação gradual nas nascentes naturais ao longo do ano.

O primeiro local onde está sendo implementada essa tecnologia é San Pedro de Casta, a cerca de 85 km de Lima. A implantação só é possível devido ao financiamento da empresa peruana de bebidas Backus e da agência alemã GIZ. De acordo com o agricultor Javier Obispo, sem as amunas, San Pedro de Casta não sobreviverá.

Essa realidade de escassez hídrica se repete na ilha indonésia de Bali. De acordo com os pesquisadores, a má gestão somada ao crescimento da população desencadeou graves problemas.

A população utiliza o “subak’, símbolo da região que foi reconhecida como patrimônio da humanidade para o cultivo de arroz em áreas mais altas.

Tal técnica é um sistema de irrigação que distribui a água das poucas fontes disponíveis na ilha por meio de canais, represas e túneis.

Para isso, a população baseou-se na filosofia hindu balinesa do “Tri Hita Karana” – a harmonia entre as pessoas, a natureza e os espíritos.

O post Antiga técnica inca é usada para amenizar a insegurança hídrica no Peru apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>