Arquivos H5N1 - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/h5n1/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Thu, 27 Apr 2023 16:30:58 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Grande surto de gripe aviária pode provocar uma nova pandemia? https://multiversonoticias.com.br/nova-pandemia-surto-gripe-aviaria/ Thu, 27 Apr 2023 23:02:26 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=133680

Pandemia de gripe aviária entre mamíferos está causando medo na população. Entenda o que os virologistas sugerem!

O post Grande surto de gripe aviária pode provocar uma nova pandemia? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Uma nova gripe aviária surgiu no mundo e está sendo transmitida principalmente por aves selvagens, causando o maior surto de gripe aviária da história. A doença está numa crescente constante, infectando muitas aves e diversos mamíferos.

Mesmo que a infecção em humanos seja rara, um caso na Espanha está preocupando todo o mundo frente à possibilidade de transmissão entre seres humanos. Nesse sentido, o que sabemos é que existem duas mutações do vírus H5N1, responsável por essa gripe.

Apenas uma dessas duas mutações é mais eficiente na infecção de seres humanos. Em 2021, esse vírus causou a morte de muitas galinhas, perus, patos e gansos nos Estados Unidos.

Diante desse contexto, os cientistas estão preocupados com a contaminação entre pessoas, que poderia ocasionar uma nova pandemia.

Nova pandemia?

aumento dos casos de influenza H5N1
Foto: Canva Pro

Cientistas da Universidade do Colorado estão estudando o vírus dessa gripe e chegaram a algumas conclusões. De acordo com os virologistas, o H5N1 é altamente patogênico para as aves.

Já nos seres humanos, o impacto desse vírus é mais complexo. No mundo, foram poucas as infecções desse vírus ao longo do tempo (menos de 900 casos foram documentados). No entanto, cerca da metade desses indivíduos foram a óbito.

A boa notícia é que esse vírus não se espalha bem entre os seres humanos. As pessoas que contraíram a doença tiveram contato direto com animais infectados, logo, não é necessário se preocupar, por hora.

Contudo, conseguimos sentir o impacto dessa doença nos preços dos ovos e das carnes de aves, que estão ameaçadas por esse vírus.

O que preocupa os cientistas é que, no final de 2022, começou a ocorrer propagação do vírus em mamíferos na Espanha. No Peru, leões marinhos também foram infectados e sucumbiram ao vírus.

Logo, surgem teorias relativas a nós, que também somos mamíferos. Será que é possível que esse vírus se modifique e ocasione uma nova pandemia? Isso ainda não sabemos ao certo. Porém, a melhor forma de se proteger do H5N1 é evitar contato com aves infectadas.

O post Grande surto de gripe aviária pode provocar uma nova pandemia? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Alerta! Por que aumento de casos de H5N1 preocupa pesquisadores? https://multiversonoticias.com.br/aumento-dos-casos-de-influenza-h5n1/ Fri, 14 Apr 2023 11:01:28 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=126699
aumento dos casos de influenza H5N1

Nova pandemia? Entenda porque o aumento dos casos de influenza H5N1 está preocupado a comunidade científica.

O post Alerta! Por que aumento de casos de H5N1 preocupa pesquisadores? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
aumento dos casos de influenza H5N1
aumento dos casos de influenza H5N1
Fonte: Reprodução/Canva Pro

O vírus da influenza H5N1 tem sido uma das notícias mais frequentes nas últimas semanas. Em vários países, houve um aumento no número de mortes de animais após o contato com o agente infeccioso. Recentemente, um caso de infecção em um ser humano, no Chile, causou preocupação.

Pesquisadores investigam casos com vírus

Um homem chileno de 53 anos apresentou sintomas graves de gripe, mas o Ministério da Saúde do Chile informou que seu caso era estável. Isso gerou preocupação e aumentou os níveis de alerta em agências de saúde em todo o mundo.

Embora já existam planos definidos pelos órgãos de saúde para lidar com esse vírus, há preocupação de que ele possa iniciar uma nova pandemia. Sobre esse assunto, o virologista Edison Luiz Durigon comentou:

“Com a capacidade de ser transmitido de uma pessoa para outra, o H5N1 pode ser um dos problemas mais graves que a humanidade já enfrentou.”

O retorno da influenza H5N1 se apresenta com um número elevado de aves infectadas nos últimos dois anos. Além disso, alguns mamíferos foram infectados após o contato direto com as aves. A transmissão ocorre através de fluidos corporais, como as gotículas de saliva e fezes, ou quando há consumo do animal.

Em 2022, alguns casos foram notificados por donos de fazenda sobre a transmissão da influenza entre visons (ou minks), um tipo de animal criado para a fabricação de casacos, sem a necessidade de contato com as aves.

A microbiologista Marilda Mendonça de Siqueira aponta alguns fatos importantes sobre esses casos. O fato de o vírus entrar em contato com aves e mamíferos ajuda na mutação que ele sofre para se adaptar ao corpo de cada animal. Além disso, o corpo humano está mais próximo do mamífero do que das aves.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos destaca que, de janeiro de 2022 a março de 2023, dez pessoas foram diagnosticadas com a gripe aviária e duas delas morreram. Os números são preocupantes, pois se estima que, no geral, 52% das pessoas que se infectam pelo H5N1 morrem.

É fundamental para a segurança geral que os casos sejam notificados para ajudar no monitoramento e prevenção de futuros problemas, como os causados pela covid-19.

O post Alerta! Por que aumento de casos de H5N1 preocupa pesquisadores? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Precisamos nos preocupar? Acompanhe o avanço da gripe aviária H5N1 https://multiversonoticias.com.br/avanco-gripe-aviaria-h5n1-precisamos-nos-preocupar/ Thu, 16 Feb 2023 21:58:37 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=102754

Taxa de letalidade do vírus da gripe aviária H5N1 em aves é de 90% a 100%. Cientistas investigam o efeito em humanos.

O post Precisamos nos preocupar? Acompanhe o avanço da gripe aviária H5N1 apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Casos crescentes de gripe aviária H5N1 têm sido registrados nos últimos meses. A contaminação das primeiras aves domésticas em granjas aconteceu por meio do contato com pássaros migratórios contaminados.

No ano passado, os Estados Unidos já contabilizavam 58 milhões de aves fatalmente infectadas. Nesses animais, o vírus é bastante perigoso, pois a taxa de mortalidade em frangos e galinhas é de 90% a 100%. E, para evitar a disseminação, deve-se sacrificar aves contaminadas e expostas ao vírus.

De acordo com o portal de notícias Deutsche Welle, a gripe aviária H5N1 possivelmente já chegou às regiões das Américas Central e do Sul. Ao todo, foram encontrados 240 pelicanos mortos em Honduras, enquanto novos registros da doença apareceram no Peru, na Venezuela, no Equador e na Colômbia.

O vírus está em circulação desde 1996 e infecta principalmente galinhas e outros tipos de aves. Agora, ele passou a chamar atenção da comunidade científica devido à contaminação de animais em grande quantidade e por ter conseguido infectar pequenos mamíferos, como os visons.

Imagem: Shutterstock/Julija Lahova. Mamífero vison.

Há risco de pandemia da gripe aviária H5N1?

No mês passado, um estudo foi publicado na revista científica Eurosurveillance alertando que o vírus da gripe aviária H5N1 já sofreu oito mutações. Uma dessas mutações foi no gene PB2, que pode viabilizar a transmissão do vírus para mamíferos.

A pesquisa apresentou o caso da infecção dos visons na Europa, que são os primeiros mamíferos capazes de transmitir o vírus entre si.

No entanto, em humanos, a transmissão é difícil. Uma pessoa precisa ter contato próximo com animais infectados e não há relatos de contaminação entre pessoas.

O único caso de contaminação que a Organização Mundial de Saúde (OMS) relatou foi de uma jovem equatoriana. Porém, ninguém que teve contato com ela foi infectado e ela se recupera bem.

Em coletiva, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, declarou que o risco de uma pandemia causada pela gripe aviária H5N1 é baixo.

No entanto, a comunidade internacional deve ficar atenta à possiblidade de infecção de mamíferos.

Não é momento para alarme

Em suma, de acordo com o professor da Universidade de Brasília (UnB), Bergmann Ribeiro, caso o número de infecções por essa gripe aviária aumente, eles vão afetar sobretudo animais e impactar a agricultura.

Desse modo, elas não representam um potencial risco à saúde pública.

O post Precisamos nos preocupar? Acompanhe o avanço da gripe aviária H5N1 apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>