Arquivos geografia - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/geografia/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Mon, 03 Jul 2023 23:00:14 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Último Censo Demográfico destaca crescimento impressionante de 5 cidades brasileiras; saiba quais https://multiversonoticias.com.br/ultimo-censo-demografico-destaca-crescimento-impressionante-de-5-cidades-brasileiras-saiba-quais/ Mon, 03 Jul 2023 22:59:05 +0000 https://multiversonoticias.com.br/ultimo-censo-demografico-destaca-crescimento-impressionante-de-5-cidades-brasileiras-saiba-quais/

Informações retiradas do último Censo Demográfico brasileiro, realizado em 2022, houve uma classificação de cidades que mais se desenvolveram ao longo dos últimos dez anos no país. O desenvolvimento de uma cidade envolve vários fatores, os quais dependem uns dos outros. Um belo exemplo é uma infraestrutura adequada, ou seja, uma boa rede de transporte, […]

O post Último Censo Demográfico destaca crescimento impressionante de 5 cidades brasileiras; saiba quais apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Informações retiradas do último Censo Demográfico brasileiro, realizado em 2022, houve uma classificação de cidades que mais se desenvolveram ao longo dos últimos dez anos no país.

O desenvolvimento de uma cidade envolve vários fatores, os quais dependem uns dos outros. Um belo exemplo é uma infraestrutura adequada, ou seja, uma boa rede de transporte, estradas, pontes e sistemas de água, além de saneamento e eletricidade confiável.  

Pode-se destacar também que uma educação de qualidade é um dos fatores principais para a contribuição ao crescimento e desenvolvimento de uma cidade.

Além disso, as oportunidades de emprego para gerar crescimento econômico também são de suma importância, uma vez que há uma atração de investimentos e o estabelecimento de indústrias.

E, ao que tudo indica, cinco cidades apresentadas pelo Censo Demográfico de 2022 conseguiram alcançar bons resultados e ficaram entre no top 5 das que mais de desenvolveram na última década.  

5 cidades brasileiras que mais cresceram nos últimos 10 anos

1. Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás, localizada no estado do Pará, experimenta um crescimento notável nos últimos anos. A cidade é conhecida principalmente pelo seu setor minerário, uma vez que abriga uma das maiores minas de minério de ferro do mundo.

Com a expansão das atividades de mineração, Canaã dos Carajás tem atraído inúmeros trabalhadores e investimentos para a região. Por sua vez, esse crescimento impulsiona a economia local, gerando empregos.

2. Abadia de Goiás

Abadia de Goiás também está nesta lista e ela fica localizada em Goiás e também apresenta um crescimento notável nos últimos anos.

A cidade é um município próximo à capital do estado, Goiânia, e tem se beneficiado do crescimento econômico e populacional da região metropolitana.

É possível que a infraestrutura, o setor agrícola e o crescimento urbano possam ter sido fatores determinantes para sua evolução.

3. Extremoz

Conforme as informações, Extremoz, cidade localizada no estado do Rio Grande do Norte, também tem registrado bons números, indicando um crescimento nos últimos anos.

A localização da cidade é bem próxima à capital, Natal, o que contribuiu consideravelmente para gerar crescimento de sua população.

Além disso, a cidade conta com o acesso a algumas praias, aumentando assim o turismo, além de outros fatores que colaboram para seu desenvolvimento.

4. Goianira

Localizada também próximo à cidade de Goiânia, no estado de Goiás, Goianira mostrou uma evolução considerável em seu crescimento, e isso se dá graças a estar tão próxima da região metropolitana e contar com um aumento no setor industrial, o que gera vagas de emprego na região.

5. Itapoá

Cidade localizada no estado de Santa Catarina, Itapoá tem se destacado consideravelmente nos últimos anos devido ao seu potencial turístico, além da agricultura e pescaria na região.

Mas é claro que a cidade também tem buscado alinhar seu crescimento com o cuidado ao meio ambiente e buscado práticas para uma vida mais sustentável, colaborando assim para sua evolução nos últimos anos.

Confira a seguir a lista completa de cidades que mais se desenvolveram (via Poder 360):

Foto: Reprodução/Printscreen/Poder 360

O post Último Censo Demográfico destaca crescimento impressionante de 5 cidades brasileiras; saiba quais apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Valendo! Descubra os apelidos de capitais brasileiras neste desafio geográfico https://multiversonoticias.com.br/valendo-descubra-os-apelidos-de-capitais-brasileiras-neste-desafio-geografico/ Mon, 15 May 2023 18:02:32 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=140394

Neste desafio, você será solicitado a identificar os apelidos associados às capitais brasileiras. Confira mais informações!

O post Valendo! Descubra os apelidos de capitais brasileiras neste desafio geográfico apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Assim como as pessoas normalmente recebem apelidos partindo de seus nomes, as cidades brasileiras também podem ser alvo de associações, um exemplo é a cidade brasileira que também é conhecida por ser a Veneza Brasileira, enquanto outra é chamada de Cidade-Sorriso.

Se esses apelidos são familiares a vocês, é bem provável que você já saiba de quais cidades estamos falando. Contudo, essas não são as únicas cidades que receberam apelidos e o intuito do Multiverso Notícias é testar os seus conhecimentos acerca dos demais apelidos dados a outras cidades do país.

Então, preparamos um pequeno desafio para você. A missão será simples, basta você ler uma frase e completá-la com a cidade que você acreditar ser a correta no espaço em branco. Assim que você responder a todas as perguntas, poderá, então, conferir o gabarito que estará disponibilizado no final deste texto.

Sem mais delongas, vamos direto às questões. Você está preparado?

Foto: azrin_aziri/Shutterstock

Quais são os apelidos de cada capital?

1. Conhecida por ter um bioma muito comum no Centro-Oeste do país, por isso é chamada de (____);

2. Seu solo é muito escuro, portanto fértil, por isso é considerada como a Capital Morena. Seu nome é (____);

3. Muito rica em áreas verdes, além de parques com muitas flores. Conhecida por ser chamada de Cidade-Jardim. Essa cidade é (____);

4. Essa capital ganhou uma nova cara depois do século XIX, que realçou ainda mais a sua beleza. É conhecida como a Paris dos Trópicos, mas seu nome é (____);

5. A capital onde muitos acreditam que a magia realmente acontece, já que existem muitas lendas e é conhecida como a Ilha da Magia. Seu nome é (____);

6. Nessa capital, a liberdade reina e a luz prevalece, afinal, foi a primeira a abolir a escravidão. A Terra da Luz é (____);

7. Entre todas as capitais, o calor intenso predomina, e graças a isso é conhecida como Cuiabrasa. Estamos falando de (____);

8. A cidade que recebeu várias canções em homenagem à sua beleza, por isso é conhecida como Cidade Maravilhosa. Esse é o (____);

9. Conhecida como uma cidade alegre e colorida, já que as edições do Carnaval exibem a beleza pelas ruas. Por isso, todos querem ir a (____);

10. A cidade na qual o sol reina, já que ele aparece por lá mais do que nas outras cidades. A Noiva do Sol é (____);

11. Outra cidade que recebeu a característica da alegria devido aos seus jardins é (____);

12.  Chuva fina e céu nublado, é o que acontece entre a primavera e o verão em (____), por isso é conhecida como Terra da Garoa.

Gabarito

A partir de agora, você poderá conferir todas as respostas do desafio. Veja quantas você acertou:

1. Goiânia (GO);

2. Campo Grande (MS);

3. Belo Horizonte (MG);

4. Manaus (AM);

5. Florianópolis (SC);

6. Fortaleza (CE);

7. Cuiabá (MT);

8. Rio de Janeiro (RJ);

9. Salvador (BA);

10. Natal (RN);

11. Curitiba (PR);

12. São Paulo (SP).

O post Valendo! Descubra os apelidos de capitais brasileiras neste desafio geográfico apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
The True Size: este site interessante mostra o tamanho real dos países https://multiversonoticias.com.br/site-the-true-size-mostra-qual-e-o-tamanho-real-de-cada-pais/ Sat, 18 Feb 2023 11:21:29 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=103070
site the true size

Muitas pessoas não sabem a real dimensão dos países do mundo. Isso porque o mapa-múndi é um pouco desproporcional em relação a essas medidas. Para isso, um site chamado The True Size simplificou informações como essas, informando qual o tamanho real dos países. Como o True Size funciona? Para entender qual o tamanho real de […]

O post The True Size: este site interessante mostra o tamanho real dos países apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
site the true size

Muitas pessoas não sabem a real dimensão dos países do mundo. Isso porque o mapa-múndi é um pouco desproporcional em relação a essas medidas. Para isso, um site chamado The True Size simplificou informações como essas, informando qual o tamanho real dos países.

Como o True Size funciona?

Para entender qual o tamanho real de um país, o site thetruesize.com usa estratégicas únicas e completamente didáticas para o entendimento.

Com isso, é possível ter acesso ao mapa-múndi e se divertir comparando o tamanho dos países entre si.

Quais são os parâmetros?

Para entender qual o tamanho de um país, o site utiliza como base três dimensões como padrão: o tamanho dos Estados Unidos, da Índia e da China.

Dessa forma, é possível navegar pelo mundo “colocando” o contorno dos EUA, por exemplo, em cima dos países. Assim, é possível visualizar qual é o menor e qual é o maior.

Os engenheiros que desenvolveram o site fizeram com que o contorno dos países ditos como parâmetros se alterasse a partir do momento que o usuário move seu contorno pelo globo.

Tamanho da Rússia em comparação com os EUA

O mapa-múndi engana muito a nossa percepção de tamanho. Qualquer um que olhe o globo chega a pensar que a Rússia é imensa, mas não é bem assim.

Ao utilizar os EUA como parâmetro, podemos perceber que os dois possuem tamanhos até próximos.

No entanto, quando olhamos o mapa plano, é possível ver os Estados Unidos infinitamente menor. Isso pode se explicar por meio da projeção de Mercator, em que o formato de alguns países acabaram sendo representados de forma maior do que outros.

Tamanho do Brasil em comparação com a Índia

Diferentemente do que acontece com os EUA e a Rússia, a Índia e o Brasil acabam seguindo a aparência do que foi proposto no desenho do mapa. Dessa forma, o nosso país é realmente maior.

O post The True Size: este site interessante mostra o tamanho real dos países apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Nova descoberta sobre a astenosfera intriga cientistas; entenda o motivo https://multiversonoticias.com.br/nova-descoberta-sobre-a-astenosfera-intriga-cientistas/ Mon, 13 Feb 2023 23:20:13 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=101720

Segundo estudo publicado no dia 6 de fevereiro, a astenosfera, camada presente entre a crosta e o manto terrestre, possui muitos mistérios.

O post Nova descoberta sobre a astenosfera intriga cientistas; entenda o motivo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Apesar de todas as pessoas estudarem Geografia no Ensino Fundamental e Médio, alguns conhecimentos acabam passando despercebidos, tal como a quantidade de camadas que a Terra possui.

Caso sejam questionadas sobre isso, é possível que a maioria das pessoas responda que o planeta em que vivemos possui apenas três camadas, sendo elas: crosta, manto e núcleo.

Entretanto, esse conhecimento não está completo, pois, de fato, a Terra possui todas essas camadas e algumas mais.

As camadas da Terra

O nosso planeta é muito bem dividido quando se trata de camadas. Ele possui, na realidade, seis delas, as quais são conhecidas como litosfera, astenosfera, manto superior, manto inferior, núcleo externo e núcleo interno. Cada uma dessas camadas possui peculiaridades que as distinguem.

Inicialmente, quando os primeiros cientistas descobriram a existência de camadas devido à tecnologia disponível na época, estimou-se que havia somente as três que foram citadas no início deste texto.

No entanto, com a evolução tecnológica, averiguou-se, por meio dos abalos sísmicos detectados por aparelhos de precisão cravados em pontos específicos, que existem divisões entre essas camadas.

Isso se dá porque as formas como as ondas sísmicas se propagam no interior dessas camadas diferiam umas das outras, consequentemente significando que elas não são todas iguais.

Como são caracterizadas essas camadas?

Pois bem, se foi estimado que elas possuem diferenças, então quais são essas características divergentes? Bom, em um rápido resumo, a litosfera é o chão em que pisamos, que é composto por rochas rígidas e imaleáveis.

Já a astenosfera, por sua vez, camada menos conhecida, é composta por rochas derretidas, mas não são líquidas, possuindo um aspecto mais plasmático e menos viscoso. Essa camada é a responsável por permitir a movimentação das placas tectônicas.

Abaixo da astenosfera, encontra-se o manto superior, que possui propriedades físicas semelhantes às da astenosfera (algumas vezes, elas são confundidos por conta disso), isto é, de plasticidade e temperatura, mas distingue-se por sua composição química e maior viscosidade.

Já o manto inferior é composto por rochas em estado líquido, e isso ocorre devido à alta profundidade que aumenta muito a sua temperatura, possibilitando a fusão completa das rochas.

Quanto aos núcleos, sabe-se que a composição do núcleo externo consiste em ferro e níquel, assim como baixas quantidades de oxigênio e enxofre.

E o núcleo interno, por sua vez, é diferente de todos os outros e possui uma temperatura maior que a superfície solar. Ainda assim, seus materiais estão em estado sólido, compostos unicamente por ferro e níquel.

Abaixo, veja uma representação de como se apresentam todas essas camadas:

Imagem: Suporte Geografico 77/Reprodução

Mais uma recente descoberta

Apesar de ser esquecida pela maior parte da sociedade, a astenosfera tem um papel extremamente importante para a geologia do planeta e é alvo de muitos estudos por parte dos cientistas.

A mais recente descoberta em relação a essa camada foi a presença de uma zona mais profunda dela que possui uma velocidade de movimentação mais lenta que o restante de sua camada.

É importante lembrar, ainda, que a astenosfera é caracterizada por sua baixa viscosidade, o que permite que sua movimentação ocorra de forma mais rápida, mesmo que ela demore milhares de anos para ser concluída.

Em razão disso, os cientistas buscam compreender o que leva essa diferenciação em relação ao manto superior, e foi por conta disso que encontraram essa zona “mais lenta” presente na astenosfera.

Essa zona diferencia-se das demais devido ao dato de que sua temperatura é relativamente mais elevada que o restante da camada, o que apresenta uma fusão parcial das rochas, algo incomum para a profundidade que se encontra.

Segundo concluem os cientistas no resumo do artigo:

“Esses resultados implicam presença de uma zona globalmente extensa e parcialmente fundida embutida na astenosfera, mas essa baixa viscosidade astenosférica é controlada principalmente por variações graduais de pressão e temperatura com a profundidade.”

O post Nova descoberta sobre a astenosfera intriga cientistas; entenda o motivo apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Impressão digital e canibalismo: como esses assuntos se ligam? https://multiversonoticias.com.br/impressao-digital-e-canibalismo-como-esses-assuntos-se-ligam/ Sat, 07 Jan 2023 11:51:13 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=84959

Veja como o canibalismo contribuiu para que hoje pudéssemos desbloquear nossos celulares a partir da biometria.

O post Impressão digital e canibalismo: como esses assuntos se ligam? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A impressão digital é definida como uma “característica do DNA que permite diferenciar cada indivíduo, relacionado ou não, a partir de uma amostra qualquer que contenha material genético”.

A partir disso, os movimentos fetais e a influência de nossos genes definem o “desenho” da nossa impressão digital. Em razão disso, nem mesmo os gêmeos idênticos possuem as mesmas características, sejam elas físicas ou psíquicas.

É com base em todos esses fatores que, a partir desse rastro de DNA variado, é possível identificar e diferenciar os indivíduos.

Uma breve história sobre as impressões digitais

Hoje, a maioria das pessoas usa a biometria para desbloquear seus dispositivos e autorizar saques em caixas eletrônicos, por exemplo. A impressão digital é usada atualmente, de forma corriqueira, nas questões de segurança, mas há séculos elas contribuem para os estudos de vários campos científicos.

As impressões digitais colhidas na cena de um crime ajudam os genealogistas forenses a desvendar casos, mas, além disso, elas são usadas nos estudos sociológicos e antropológicos do mundo.

Desde a pré-história, ou seja, desde antes do desenvolvimento da tecnologia da escrita, os seres humanos já deixavam marcas em suas cavernas. Sem a escrita configurada da maneira como hoje é conhecida, essa era a forma de expressão e comunicação daquele período.

No século XIX, essas marcas passaram a ser levadas em consideração nos estudos de vários campos da ciência. A partir da década de 1980, as matérias orgânicas, como as impressões digitais, foram de fato aplicadas no estudo de resolução de casos criminais.

Mas, afinal, quando foi encontrado o primeiro rastro de DNA?

Hoje, o canibalismo é proibido em grande parte do mundo, mas nem sempre foi assim. Essa prática, antigamente, associava-se à cultura alimentícia de alguns povos, inclusive aqui no Brasil. Entenda:

O renomado escritor e educador Darcy Ribeiro, em seu livro O Povo Brasileiro, explica a questão da antropofagia do povo Tupi que vivia no litoral brasileiro quando os colonizadores invadiram o país.

A diferença entre a antropofagia e o canibalismo se dá quando o primeiro é cometido por humanos que se alimentam de humanos, e o segundo é cometido por espécies em geral que se alimentam da mesma espécie. Contudo, a antropofagia também é chamada de canibalismo.

Ele explica que, enquanto os capturados dos europeus, ou seja, o povo Tupi, eram usados para servir de mão de obra escrava, os capturados do povo Tupi serviam de alimento.

“[Os Tupis] comiam seus prisioneiros de guerra porque, com a rudimentaridade de seu sistema produtivo, um cativo rendia pouco mais do que consumia, não existindo, portanto, incentivos para integrá-lo à comunidade como escravo.”

Darcy Ribeiro, O Povo Brasileiro (p. 35, edição de 1995)

Tanto os invasores quanto os rivais pertencentes a outras tribos serviam de alimento naquele período. Os capturados de tribos rivais tinham seus corpos expostos em uma celebração de comemoração da valentia daqueles que sobreviveram. O evento de comunhão agregava uma nova tatuagem aos vitoriosos.

Enfim, o canibalismo praticado antigamente fazia parte de uma cadeia alimentar que, na época, era configurada dessa maneira. O exemplo usado foi o do Brasil, mas isso aconteceu em todo o mundo e, por vezes, ainda surge um caso que ganha destaque nas mídias.

Os animais forneciam mais energia aos humanos, mas o ato da caça era, por vezes, mais cansativo do que o ato de capturar humanos para fins alimentícios.

Mas, afinal, qual é a relação entre o canibalismo e os rastros de DNA? Foi justamente a partir de um fóssil humano que praticava canibalismo que o primeiro rastro de DNA foi achado por arqueólogos.

O fóssil datado de 800 mil anos atrás foi encontrado durante uma expedição nas montanhas de Atapuerca, na Espanha, no ano de 1994. O ancestral encontrado foi apelidado de Homo antecessor. Apelidado porque não há uma classificação científica para ele.

Os arqueólogos encontraram ossos com marcas de corte e fraturas que indicavam o ato do canibalismo. O DNA humano de uma vítima estava presente nos dentes do fóssil, e, ao que tudo indica, foi deixado lá durante um conflito que resultou em canibalismo.

Desde então, a tecnologia no estudo usando rastros de DNA, tal como a impressão digital, se desenvolve para atender às necessidades mais simples, como desbloquear um celular, até as necessidades mais complexas, como entender o passado ou provar um grau de parentesco; ou, ainda, reconhecer uma pessoa não identificada.

O post Impressão digital e canibalismo: como esses assuntos se ligam? apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Segundo bissexto: veja o que vai mudar nessa contagem a partir de 2035 https://multiversonoticias.com.br/resolucao-d-o-que-vai-mudar-no-ano-bissexto-daqui-a-uns-anos/ Sat, 07 Jan 2023 10:32:16 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=85058
terra

A Resolução D surgiu da necessidade de compensar a diferença que há entre as distintas medidas de tempo astronômico. Veja como vai funcionar.

O post Segundo bissexto: veja o que vai mudar nessa contagem a partir de 2035 apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
terra

O Universo está em constante expansão a todo momento. Da mesma forma, o movimento do planeta Terra é contínuo, por mais que a sensação de vida por aqui, pelo menos vivendo em um país subtropical que não sofre com terremotos e fenômenos do tipo frequentemente, seja de certa estabilidade.

O Sol é o astro que mais exerce influência na vida terrestre. Depois dele, nosso satélite natural, a Lua, fica em segundo lugar nesse quesito influente. A Terra possui um total de 14 movimentos diferentes, mas os mais conhecidos são o de rotação e o de translação, apenas.

Nesse contexto, todos sabemos que a Terra gira em torno dela mesma ao mesmo tempo que completa uma volta em torno do Sol, certo? O primeiro movimento é chamado de “rotação” e, às vezes sofre certa variação. Ou seja, o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno de si mesma é sempre variável, ao contrário do que muitos pensam.

Por sua vez, o segundo movimento é chamado de translação e dura 365 dias, 45 minutos e 46 segundos. Como o ano possui 365 dias, uma solução para diminuir a diferença de tempo relacionada ao movimento anterior foi acrescentar um dia a mais no ano, a cada quatro anos, para que esses 45 minutos e 46 segundos fossem compensados. É o que conhecemos como ano bissexto.

Os anos bissextos do planeta Terra

Até hoje, a humanidade já teve um total de 27 anos bissextos, sendo que o primeiro aconteceu em 1972 e o último, no ano de 2016. Contudo, em Paris, o Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM, na sigla em francês), viu-se diante da necessidade de excluir o segundo bissexto. Mas por que isso?

Isso se fará necessário para compensar a diferença entre o tempo astronômico e o tempo universal. A diferença está no fato de o primeiro dizer respeito ao movimento de rotação, aquele sobre o qual já falamos aqui, anteriormente, que diz respeito ao tempo que a Terra demora para dar uma volta completa em torno de si mesma.

Enquanto o tempo universal diz respeito ao tempo civil, ou seja, à hora “certa”, são os relógios atômicos que encarregam-se de manter o Tempo Atômico Internacional (TAI) para que o Tempo Universal Coordenado (UTC) seja definido.

Acontece que, com o passar dos anos, a diferença entre o tempo civil e o tempo astronômico será próximo a 0,9 segundos. Contudo, os especialistas não têm como prever, com precisão, quando será necessário compensar essa diferença usando um segundo bissexto. Isso porque, como explicado acima, o movimento de rotação pode ser variável.

Diante desse contexto, o BIPM chegou à decisão de remover essa medida daqui 12 anos, ou seja, em 2035. Com o fim do segundo bissexto, os sistemas vão precisar desenvolver os próprios métodos para que os segundos sejam integrados. Essa foi a chamada “Resolução D”. Estima-se que essa resolução deva ser aplicada de 2035 até 2135.

Com a Resolução D, os sistemas digitais que são interconectados podem ser expostos a alguns perigos, mas a maior questão acerca do assunto é o xeque da universalidade do tempo.

Mas, daqui até 2035, os cientistas e especialistas certamente encontrarão uma maneira de resolver essa questão acerca da segurança. Por fim, a diretora do departamento de tempo do BIPM, Patrizia Tavella, comentou que a partir da Resolução D haverá:

“[…] um fluxo contínuo de segundos sem as descontinuidades atualmente causadas por segundos bissextos irregulares.”

O post Segundo bissexto: veja o que vai mudar nessa contagem a partir de 2035 apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>