Arquivos gene - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/gene/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Thu, 11 Apr 2024 20:20:14 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Com que mão você escreve? Estudo aponta influência genética em canhotos e destros https://multiversonoticias.com.br/com-que-mao-voce-escreve-estudo-aponta-influencia-genetica-em-canhotos-e-destros/ Thu, 11 Apr 2024 20:23:13 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=204631

A lateralidade genética impacta a preferência da mão usada para escrever e outras atividades, segundo nova pesquisa reveladora sobre o gene TUBB4B.

O post Com que mão você escreve? Estudo aponta influência genética em canhotos e destros apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Por séculos, a ciência tem desvendado os mistérios do comportamento humano, explorando desde as mais simples ações até os mais complexos processos cerebrais.

Uma característica particularmente intrigante é a preferência manual, que divide as pessoas em canhotas e destras.

Agora, um estudo revelador publicado na conceituada revista Nature Communications promete lançar luz sobre o assunto, apresentando novas evidências de que a lateralidade pode, de fato, estar codificada em nossos genes.

Observamos em nosso dia a dia diversas preferências que parecem triviais, como o lado em que abraçamos alguém ou com qual mão seguramos objetos.

Longe de serem simples coincidências, pesquisas indicam que essas escolhas podem ser influenciadas, também, por nossa composição genética.

Tal fato chama a atenção para uma questão muito mais profunda: a origem genética da nossa preferência por ser canhoto ou destro.

O que diz a pesquisa mais recente sobre canhotos e destros?

Descoberta inovadora revela genética por trás dos canhotos – Imagem: Reprodução

O novo estudo conduzido por uma equipe internacional de cientistas analisou mais de 350 mil dados genéticos, concentrando-se em variantes sequenciadoras de proteínas.

Ao olhar especificamente para uma amostra composta por 313 mil pessoas destras e 38 mil canhotas, os pesquisadores descobriram uma relação entre a lateralidade e variações em um gene específico conhecido como TUBB4B.

Como funciona este gene e sua influência na lateralidade?

O gene TUBB4B é responsável pela produção de tubulinas, proteínas fundamentais na formação de microtúbulos nas células.

Esses microtúbulos não apenas determinam a forma e os movimentos celulares, mas também podem influenciar a organização de fluidos em um ambiente celular.

Quando o fluxo desses fluidos ocorre de forma assimétrica, pode afetar a preferência lateral de uma pessoa durante o desenvolvimento embrionário.

Curiosamente, o estudo descobriu que a variação no gene TUBB4B é 2,7 vezes mais comum em indivíduos canhotos.

Qual é o significado mais profundo da descoberta?

Além de desvendar parte do mistério que envolve a preferência manual, a pesquisa abre portas para uma compreensão mais ampla sobre como a assimetria cerebral se desenvolve em todos nós.

Isso não apenas ajuda a explicar porque algumas pessoas são canhotas, mas também pode lançar luz sobre diferentes processos cerebrais e como eles contribuem para a diversidade humana em habilidades e comportamentos.

Com tal descoberta, os cientistas esperam mergulhar ainda mais fundo na pesquisa sobre lateralidade.

Para isso, vão investigar como a ação dos microtúbulos durante o desenvolvimento embrionário inicial pode influenciar outras áreas do cérebro e, consequentemente, comportamentos e habilidades humanas.

Enquanto o caminho à frente promete ser longo e cheio de revelações, uma coisa é certa: a ciência está apenas começando a desvendar os segredos mais profundos do cérebro humano e suas numerosas maravilhas.

Em suma, o estudo não apenas fornece uma base científica sólida para a compreensão da preferência manual, mas também continua a inspirar pesquisadores ao redor do mundo a explorar a complexidade da genética humana e seu impacto em nossas vidas.

Com informações do portal Gizmodo.

O post Com que mão você escreve? Estudo aponta influência genética em canhotos e destros apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
CHOCANTE: pesquisa revela que parasitas 'controlam' a mente de seus hospedeiros https://multiversonoticias.com.br/chocante-pesquisa-revela-que-parasitas-controlam-a-mente-de-seus-hospedeiros/ Thu, 26 Oct 2023 14:20:03 +0000 https://multiversonoticias.com.br/chocante-pesquisa-revela-que-parasitas-controlam-a-mente-de-seus-hospedeiros/

Pior que filme de terror! Saiba mais sobre esse estudo perturbador.

O post CHOCANTE: pesquisa revela que parasitas 'controlam' a mente de seus hospedeiros apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Na interseção do horror e da ciência, um estudo chocante revela como os vermes parasitas da crina de cavalo têm exercido uma influência sinistra sobre a mente de seus hospedeiros. Esses vermes, que vivem no interior de louva-a-deus, obrigam suas vítimas a caminhar até a água para que elas se afoguem em seguida.

Uma pesquisa feita pela Universidade Dartmouth, nos Estados Unidos, desvendou o segredo por trás desse controle mental aterrorizante: eles roubam os genes de seus hospedeiros!

Um controle ‘sobrenatural’

Os vermes-crina-de-cavalo, conhecidos cientificamente como Chordodes formosanus, conseguem transformar os genes do louva-a-deus em uma arma contra eles mesmos. Isso acontece por meio de uma molécula que leva suas vítimas a caminhar em direção à luz refletida na água.

Após o trágico mergulho das vítimas, os vermes adultos se libertam. Os resultados desse estudo, publicados na revista Current Biology, fornecem uma visão arrepiante do mundo dos parasitas.

O ciclo de vida desses vermes tem início em lagoas, poças, piscinas e riachos, onde eclodem de ovos. Depois, eles pegam “carona” até a costa, grudando-se em insetos aquáticos.

Em seguida, são ingeridos por louva-a-deus e grilos, nos quais crescem rapidamente antes de iniciar o processo de controle mental, transformando suas vítimas em zumbis incapazes de resistir.

Imagem: Takuya Sato/Reprodução

Para entender como esses vermes alcançam o controle mental, os cientistas realizaram uma análise genética dos vermes antes, durante e após o controle dos hospedeiros.

Os pesquisadores descobriram que cerca de 4.500 genes dos vermes mudavam sua expressão quando o hospedeiro estava sendo manipulado, enquanto os genes do louva-a-deus permaneciam inalterados. Isso indicava que os vermes usavam os genes para produzir suas próprias proteínas.

A descoberta da transferência genética horizontal

O estudo revelou que 1.400 genes do verme Chordodes formosanus correspondiam estreitamente aos genes do louva-a-deus que controlavam. Esses genes estavam ausentes em outras espécies de vermes-crina-de-cavalo que não utilizavam o louva-a-deus como hospedeiro.

O que é mais surpreendente é que muitos dos genes dos vermes são notavelmente semelhantes aos dos louva-a-deus, sugerindo que foram adquiridos por meio da transferência horizontal de genes.

Até então, esse processo era considerado raro e limitado a bactérias, mas tem sido descoberto em outras áreas da biologia, como plantas e até mesmo entre cobras e sapos, por meio de parasitas compartilhados.

A transferência horizontal de genes permite que os organismos adquiram novos genes e funções, acelerando a adaptação.

Essa descoberta pode fornecer uma base para o estudo dos mecanismos subjacentes à transferência horizontal de genes e contribuir para nossa compreensão da evolução e adaptação em ambientes complexos.

O estudo oferece uma visão fascinante, além de perturbadora, entre a interação de parasitas e hospedeiros, questionando a complexidade e a adaptação surpreendente da natureza, mesmo nos cantos mais sombrios da vida animal.

O post CHOCANTE: pesquisa revela que parasitas 'controlam' a mente de seus hospedeiros apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
ESTE é o motivo de termos sobrancelhas, revelam cientistas https://multiversonoticias.com.br/este-e-o-motivo-de-termos-sobrancelhas-revelam-cientistas/ Fri, 23 Jun 2023 16:01:04 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=154919

As sobrancelhas são essenciais para a transmissão de emoções da face humana. Desse modo, ao longo do tempo, e com o avanço da estética, elas passaram a ser peça-chave para um rosto bonito e harmônico. No entanto, você já parou para refletir sobre o motivo de termos duas faixas de pelos acima dos olhos? E […]

O post ESTE é o motivo de termos sobrancelhas, revelam cientistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

As sobrancelhas são essenciais para a transmissão de emoções da face humana. Desse modo, ao longo do tempo, e com o avanço da estética, elas passaram a ser peça-chave para um rosto bonito e harmônico.

No entanto, você já parou para refletir sobre o motivo de termos duas faixas de pelos acima dos olhos? E mais, como pode cada pessoa ter um formato diferente de sobrancelha? Os cientistas estão em busca de desvendar esse mistério, e as respostas até o momento são surpreendentes.  

Muito além de estética, nossas sobrancelhas possuem utilidades importantes para nós. Elas mantêm o suor e a luz longe dos nossos olhos e ainda nos ajudam na comunicação não verbal.

No entanto, é impossível negar que elas ajudam a aumentar a atratividade de um rosto. Fator que, inclusive, fez os cientistas questionarem se a sobrancelha não tem a ver com a seleção natural ou até mesmo com a seleção sexual do ser humano.  

Os genes podem estar por trás

O gene humano parece ter relação com o motivo de termos sobrancelhas. Uma pesquisa realizada na Europa focou em compreender quais deles desempenham o papel de determinar o formato e a espessura de nossas sobrancelhas. O curioso é que esses genes são globais, ou seja, estão presentes em inúmeras etnias e raças do mundo todo.

A pesquisa é liderada pelo biólogo molecular Manfred Kaysar. O especialista é responsável por coordenar uma equipe do Erasmus University Medical Center Rotterdam, que fica nos Países Baixos. E a cada dia que passa, os pesquisadores estão mais próximos de compreender o controle genético da sobrancelha humana.  

O estudo analisou dados de pessoas da Europa, Austrália, dos Estados Unidos e do Reino Unido. A análise identificou novos genes na população: o SOX11, MRPS22 e SLC39A12. Além disso, o SOX2 e o FOXD1, que já haviam sido encontrados em pesquisas anteriores sobre não europeus, foram redescobertos.

Até o momento, a equipe compreendeu que existem genes diferentes nas populações europeia e não europeia. Curiosamente, esses genes descobertos estão ligados à espessura da sobrancelha.

Por isso, de acordo com o especialista, será necessário estudar as linhagens ancestrais dos povos, a fim de compreender as características humanas que moldam a aparência física de cada pessoa.

Estudo ainda precisa de mais detalhes

Mesmo com essa descoberta, acredita-se que os estudos ainda necessitem de mais detalhes. É que, para estudiosos da área, os cientistas podem não estar observando o gene correto.

Nesse sentido, é preciso mais investigação sobre nossas sobrancelhas. Mas não há como negar que elas podem esconder segredos relevantes sobre a evolução humana.

O post ESTE é o motivo de termos sobrancelhas, revelam cientistas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Pesquisadores identificam gene que interfere no prazer em realizar atividades https://multiversonoticias.com.br/gene-do-desinteresse-pode-ter-relacao-com-a-depressao/ https://multiversonoticias.com.br/gene-do-desinteresse-pode-ter-relacao-com-a-depressao/#comments Tue, 18 Apr 2023 21:43:02 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=128555
gene do desinteresse

Os estudos psicológicos têm sido pauta entre os pesquisadores nos últimos anos. Assim, um estudo desenvolvido na Carolina do Sul detectou relação entre o estresse constante e o desenvolvimento de comportamentos depressivos. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o gene do desinteresse. Estresse e depressão ligados por um gene A descoberta sobre o gene […]

O post Pesquisadores identificam gene que interfere no prazer em realizar atividades apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
gene do desinteresse

Os estudos psicológicos têm sido pauta entre os pesquisadores nos últimos anos. Assim, um estudo desenvolvido na Carolina do Sul detectou relação entre o estresse constante e o desenvolvimento de comportamentos depressivos. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o gene do desinteresse.

Estresse e depressão ligados por um gene

A descoberta sobre o gene do desinteresse foi publicada no eLife. A equipe responsável era formada por neurologistas pós-graduandos, atualmente PHDs, e liderada por Makoto Taniguchi.

Não são todas as pessoas que enfrentam estresse repetitivo que desenvolve depressão, mas entender essa conexão é fundamental para os estudos na área.

Resposta do cérebro ao estresse

De acordo com os especialistas, a principal consequência do estresse para o cérebro é a redução do funcionamento frontal. Do mesmo modo esse fato é percebido em pessoas com diagnóstico de depressão.

Foi desse ponto que a investigação partiu. Assim, os pesquisadores buscaram algo que pudesse correlacionar esses achados. A resposta estava no gene NPAS4, encontrado na região pré-frontal.

Ele funciona como um regulador da forma como os demais genes vão se comportar conforme a atividade cerebral.

gene do desinteresse
Imagem: Canva Pro/Reprodução

Essa alteração na expressão genética é vista nos dois casos, em pessoas com depressão e naquelas expostas ao estresse prolongado.

A fim de avaliar na prática o funcionamento desse item, os pesquisadores manipularam em camundongos com alto nível de estresse.

Para a surpresa da equipe, após o experimento, percebeu-se que o NPAS4 estava envolvido com a alteração nos prazeres por atividades.

Esse fato demonstra que esse gene não se aplica a todos os fatores relacionados com a depressão, como a ansiedade, e reforça a ideia da depressão constituída por múltiplos fatores.

Além disso, essa descoberta pode auxiliar no tratamento de outros transtornos mentais, redirecionando a região do cérebro que necessita de atenção a depender do caso e dos sintomas apresentados.

O post Pesquisadores identificam gene que interfere no prazer em realizar atividades apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
https://multiversonoticias.com.br/gene-do-desinteresse-pode-ter-relacao-com-a-depressao/feed/ 1
Sexto sentido realmente existe? Saiba o que a ciência diz sobre ele https://multiversonoticias.com.br/sexto-sentido-realmente-existe-saiba-o-que-a-ciencia-diz/ Sat, 17 Dec 2022 23:51:52 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=75256

Veja qual é a resposta científica para a existência do sexto sentido, que há muito tempo tem levantado diversas teorias.

O post Sexto sentido realmente existe? Saiba o que a ciência diz sobre ele apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O ser humano experimenta os objetos que estão ao seu redor no mundo por meio dos cinco sentidos básicos: olfato, paladar, tato, visão e audição. Porém, sempre falamos a respeito de um sexto sentido como se fosse algo místico em uma pessoa.

Entretanto, como explica o Dr. Niccolò Zampieri, o sexto sentido é inerente ao humano, que é responsável por:

“[…] coletar informações dos músculos e articulações sobre nossos movimentos, nossa postura e nossa posição no espaço, e depois transmiti-las ao nosso sistema nervoso central.”

O sexto sentido é denominado propriocepção, pois ele é responsável por analisar a musculatura e enviar essas informações ao cérebro, que, por sua vez, novamente dará os comandos específicos para a estrutura que movimenta o ser humano.

Dessa forma, faz com que, por exemplo, não aconteçam quedas quando se está em um ambiente escuro. O sexto sentido ainda permite que se leve qualquer alimento à boca com os olhos fechados.

Além disso, sabemos que os sentidos como o tato são perceptíveis, porém a propriocepção trabalha de forma inconsciente. Assim, o sexto sentido não é tão notório, porém é essencial. Pessoas que não possuem desenvolvimento nesse sentido não conseguem realizar movimentos coordenados.

O Dr. Niccolò Zampieri e a equipe que o acompanha publicaram seus estudos e descobertas na revista Nature Communications. Nela, informaram como a propriocepção funciona especificamente. O estudo do sexto sentido envolve analisar “mais de perto” os neurônios sensoriais proprioceptivo (pSN).

As conexões da propriocepção 

Os chamados pSN estão localizados na medula óssea, mais especificamente nos gânglios da raiz dorsal, os quais estão ligados por fibras nervosas extensas aos órgãos tendinosos de Golgi, que o tempo todo estão coletando informações sobre os músculos, como o alongamento e a tensão.

Logo, o pSN repassa essas informações para o sistema nervoso principal, que, por sua vez, é responsável pelos movimentos do corpo inteiro.

Membro da equipe, o Dr. Stephan Dietrich afirma que, para que o sexto sentido funcione corretamente, é necessário que o pSN se conecte com precisão a muitos músculos diferentes. Por isso, segundo ele:

“Usamos nosso estudo para procurar marcadores moleculares que diferenciam o pSN para os músculos abdominais, das costas e dos membros em camundongos.”

Propriocepção e a postura correta

O estudo também revela que uma pessoa sem o sexto sentido desenvolvido pode ter como consequências doenças musculares como a escoliose, segundo estudo feito em Israel. Zampiere suspeita que:

“[…] isso seja causado por propriocepção disfuncional, que altera a tensão muscular nas costas e distorce a coluna.”

O post Sexto sentido realmente existe? Saiba o que a ciência diz sobre ele apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>