Arquivos fotos do espaço - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/fotos-do-espaco/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Mon, 17 Apr 2023 17:04:56 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Primeira foto de um buraco negro melhorada digitalmente impressiona; Veja! https://multiversonoticias.com.br/primeira-foto-de-um-buraco-negro-melhorada-digitalmente/ Mon, 17 Apr 2023 19:23:24 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=128033
Buraco Negro definido

Inédito: a primeira foto já feita de um buraco negro teve recentemente suas 'lacunas' preenchidas digitalmente através de Machine Learning.

O post Primeira foto de um buraco negro melhorada digitalmente impressiona; Veja! apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Buraco Negro definido

Em 2019, o mundo recebeu uma das imagens mais importantes para a história da humanidade. Graças aos esforços de diversos cientistas, foi possível capturar a primeira foto de um buraco negro, um dos fenômenos mais intrigantes de nosso universo.

Mas afinal, qual a dificuldade em capturar a foto de um buraco negro? Não basta apontar o telescópio para o céu e tirar uma foto do corpo celeste, tal qual fazemos com as estrelas?

Em uma simples resposta, não! Os buracos negros são objetos celestes de uma densidade e massividade tão grande, que a distorção que eles geram no espaço-tempo atrai TUDO à sua volta, inclusive a luz. Exatamente por isso eles são chamados de buracos negros, pois nem a luz tem capacidade de fugir de sua imensurável gravidade.

Considerando que as fotos são fótons capturados por uma lente que torna possível que os vejamos, então, seja para uma foto, ou para os nossos próprios olhos, só é possível enxergar se houver luz. Sendo assim, para que seja possível “ver” um buraco negro, é muito complicado criar um cálculo a fim de, basicamente, “encontrá-lo” no espaço.

Porém, graças às nuvens de gás brilhante que são formadas em volta do fenômeno, foi possível encontrá-lo e determinar a sua forma.

Essas nuvens de gás são formadas pela matéria sendo puxada a uma força extraordinária, o que consequentemente a aquece em uma temperatura maior que o núcleo do Sol, portanto, gerando esse brilho que podemos ver.

Imagem definida do primeiro buraco negro fotografado

Mesmo que tenhamos conseguido registrar a primeira foto de um buraco negro, isso não significa que o estudo parou por aí. Recentemente, o Institute for Advanced Study revelou a primeira foto de um buraco negro com “melhor definição”.

Considerando que a primeira foto de um buraco negro foi obtida através dos dados de diversos radiotelescópios espalhados pelo nosso planeta, era de se esperar que alguma parte da imagem ficasse “fora de foco”.

Apesar da foto do buraco negro M87* (lê-se: M87 estrela) ter uma resolução extremamente alta, ela ainda parece, para nós, “borrada”. Porém, isso acontece devido à radiação (luz) presente nas nuvens de gás não permitir imagens perfeitas.

O que acontece é que os radiotelescópios juntaram diversas “imagens” em uma, para formar a foto que vemos. Desta forma, alguns detalhes poderiam estar “faltando”.

Sendo assim, recentemente, a pesquisa da astrofísica brasileira Lia Medeiros possibilitou que um software de Machine Learning conseguisse encontrar as “lacunas” na imagem.

Sendo assim, o software foi capaz de estimar quais seriam as imagens faltando e produzi-las digitalmente. Com isso, obtivemos uma imagem mais clara do buraco negro M87*. Na imagem abaixo, podemos ver à esquerda a imagem original, e à direita, está a imagem reproduzida com melhor resolução.

Buraco Negro definido
Foto: Institute for Advanced Study (IAS)

Graças a isso, temos uma menor distorção causada pela radiação da nuvem de gás, possibilitando uma melhor compreensão do centro da singularidade, ou seja, propriamente da parte “negra” do corpo celeste.

O post Primeira foto de um buraco negro melhorada digitalmente impressiona; Veja! apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Não é a muralha da China! Veja qual lugar chama mais atenção quando visto do espaço https://multiversonoticias.com.br/conheca-o-lugar-que-chama-mais-atencao-visto-do-espaco/ Mon, 09 Jan 2023 10:26:53 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=86028

Você vai se impressionar com esta descoberta. Veja qual é o lugar que mais chama atenção quando visto a partir dos satélites espaciais.

O post Não é a muralha da China! Veja qual lugar chama mais atenção quando visto do espaço apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Com a chegada dos satélites, analisar a Terra sob a perspectiva espacial é mais prático, simples e surpreendente. Ademais, esses dispositivos são ótimos auxiliares para os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional, que, por sua vez, é responsável por orbitar o planeta em torno de 16 vezes por dia.

Mas você sabe qual é o lugar que mais chama a atenção visto do espaço pelos astronautas? Será a Grande Muralha da China? Será que é a cidade futurística The Line? Saiba que não é nenhuma das duas. Porém, se você quer saber qual é, continue a leitura e confira!

Bonito de perto e surpreendente de longe

De acordo com a afirmação do astronauta espanhol Pedro Duque, o local que mais chama a atenção dos astronautas quando estão no espaço não é nem a grande Muralha da China nem a cidade The Line, haja vista que ele falou sobre esse assunto em 2007, e a cidade futurista só começou a ser construída recentemente.

Mas você deve estar aí se perguntando: se Duque falou sobre o assunto em 2007 e The Line não é esse tal lugar, qual é e por que chama mais atenção? É simples: as afirmações continuam sendo direcionadas a esse lugar, e isso se deve ao material de que ele é feito. Ficou curioso(a) para saber que lugar é esse?

Estamos nos referindo às Estufas de Almería, localizadas na Espanha. Elas compõem o local que mais chama a atenção dos astronautas quando estão lá no espaço. Isso porque essas estufas são feitas de plástico, por isso, quando as observam lá de cima, elas aparentam ser um verdadeiro mar no meio da terra.

A utilização delas tem como objetivo estimular a agricultura. Além disso, o plástico que as recobre, quando refletido na luz do Sol, surpreende absurdamente os viajantes do espaço.

estufas de Almería
Fonte: Magnus mundi

As Estufas de Almeria ocupam mais de 40 mil hectares e foram observadas atualmente por Adam Voiland, que é um astronauta da National Aeronautics and Space Administration (Nasa). Ele estava analisando as imagens do satélite Landsat 9 e falou sobre a importância das estufas, pois Almería é uma terra seca e as estufas conseguem fazer daquela região um grande centro agrícola.

O post Não é a muralha da China! Veja qual lugar chama mais atenção quando visto do espaço apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Conheça as 6 imagens mais importantes feitas do espaço https://multiversonoticias.com.br/conheca-as-6-imagens-mais-importantes-feitas-do-espaco/ Mon, 25 Jul 2022 17:04:11 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=47604

Com o telescópio James Webb, a NASA tira fotos impressionantes do espaço. Recentemente, cinco imagens foram divulgadas, onde podem ser vistas galáxias de 600 milhões de anos. Leia mais: Entenda como 3 espaçonaves foram afetadas pelo eclipse lunar Toda essa descoberta é um grande passo para a ciência e humanidade, com a compreensão do universo sendo […]

O post Conheça as 6 imagens mais importantes feitas do espaço apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Com o telescópio James Webb, a NASA tira fotos impressionantes do espaço. Recentemente, cinco imagens foram divulgadas, onde podem ser vistas galáxias de 600 milhões de anos.

Leia mais: Entenda como 3 espaçonaves foram afetadas pelo eclipse lunar

Toda essa descoberta é um grande passo para a ciência e humanidade, com a compreensão do universo sendo cada vez mais explorada. Mas, estas não são as únicas fotos importantes do espaço.

Antes do lançamento do James Webb, houveram muitas outras fotografias icônicas do espaço, que foram igualmente importantes para a humanidade. Veja abaixo as imagens mais icônicas do espaço:

Plutão

O planeta-anão está a 3 bilhões de quilômetros da Terra e, até 2015, todas as imagens dele mostravam apenas um ponto de luz. Mas uma missão da espaçonave New Horizons, que passou por perto de Plutão, pode mostrar que a geografia dele é muito dinâmica.

Devido à superfície lisa, é sugerido que ele se remodele constantemente e ainda se especula que há um mar lamacento sobre suas crateras.

Buraco Negro

Este é um dos fenômenos mais enigmáticos do universo e, em 2019, foi possível ter a primeira imagem de um buraco negro, o M87, que fica localizado no centro da galáxia Messier 87 (M87). Na imagem, é possível notar uma luz laranja e branca, que provavelmente é de uma matéria sendo destruída por ele.

Visita interestelar

Um cometa, que não faz parte do nosso sistema solar, passou bem rapidinho por aqui em 2019, sua imagem foi registrada pelo Telescópio Hubble. Ele foi apelidado de 2l/Borisov e passou a 160.000 km/h, o que é muito rápido para o sol captar em sua órbita.

Terra vista de Saturno

Antes de desaparecer na atmosfera de Saturno em 2017, a espaçonave Cassini realizou diversas imagens impressionantes. A mais interessante foi a feita no lado escuro de Saturno, onde à Terra aparece no fundo, em uma distância tão grande que não passa de um pontinho.

Foto em Marte

Após uma missão perigosa, o rover Curiosity pousou em Marte, com isso, conseguiu diversas imagens muito interessantes, mas em 2015 ele tirou uma selfie engraçadinha no planeta. Fora isso, ele conseguiu confirmar que o planeta já foi fonte de água corrente e, no passado, poderia ter sido hospitaleiro para vida.

eXtreme Deep Field

Esta imagem foi feita pelo telescópio Hubble em 2012, nela pode-se contar 5,5 mil galáxias em uma porção pequena do céu, equivalente a 30 milionésimos de todo o espaço. Isso mostra o quanto ainda há de desconhecido e, provavelmente, nunca conseguiremos explorar quase nada disso tudo.

Isso aumenta a ideia de que não estamos sozinhos no universo, pois há uma infinidade de galáxias.

O post Conheça as 6 imagens mais importantes feitas do espaço apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>