Arquivos evento astronômico - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/evento-astronomico/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Tue, 29 Aug 2023 12:00:05 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Superlua Azul ocorrerá nesta semana; fenômeno não poderá ser visto pelos próximos 11 anos https://multiversonoticias.com.br/superlua-azul-ocorrera-nesta-semana-fenomeno-nao-podera-ser-visto-pelos-proximos-11-anos/ Tue, 29 Aug 2023 12:00:03 +0000 https://multiversonoticias.com.br/superlua-azul-ocorrera-nesta-semana-fenomeno-nao-podera-ser-visto-pelos-proximos-11-anos/

Confira a data e o horário dessa maravilha da astronomia que poderá ser contemplada em todo o Brasil

O post Superlua Azul ocorrerá nesta semana; fenômeno não poderá ser visto pelos próximos 11 anos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Os fenômenos astronômicos fascinam a humanidade há séculos. Desde que a curiosidade despertou na mente humana, as pessoas têm olhado para o céu para observar as maravilhas fornecidas pela natureza do Universo.

É incrível como podemos presenciar eventos raros e impressionantes simplesmente olhando para cima. E nesta semana teremos uma oportunidade única de testemunhar um desses eventos: a Superlua Azul.

Essa ocorrência especial não acontece sempre, sendo ainda mais interessante pelo fato de poder ser vista a olho nu. No entanto, é melhor atentar para o horário e a data a fim de não perder essa experiência incrível e única!

Não perca a chance de se maravilhar com a Superlua Azul ainda neste mês

Foto: Nasa/Reprodução

A segunda e última Superlua do ano, também chamada de Lua Azul por ser a segunda Lua Cheia do mês, está prestes a acontecer. Isso ocorre devido ao seu ciclo, que pode repetir uma das fases no mesmo mês. A primeira ocorreu no início de agosto.

Agora, na reta final do mês, a Lua estará no ponto mais próximo da Terra que sua órbita pode alcançar, o que é chamado na astronomia de perigeu, deixando-a maior e mais brilhante.

A Nasa deixa as expectativas maiores ainda quando revela que, no caso de não presenciar o acontecimento, será necessário esperar mais 11 anos para vê-lo novamente, ou seja, apenas em 2034!

O fenômeno ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 30 de agosto, quando a Lua marca uma distância de 357,3 mil quilômetros do nosso planeta, estando cerca de 15% mais brilhante e 7% maior em nossa percepção.

Como ocorre o evento e em que horário podemos vê-lo?

Primeiramente, é importante entender os processos da órbita da Lua em torno da Terra. Sabe-se que, durante seu ciclo de 27,3 dias, o satélite natural passa por quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante.

A Superlua, por sua vez, ocorre quando a Lua se aproxima do nosso planeta nos pontos mais próximos de sua órbita elíptica (oval). O aumento visível entre o ponto mais distante e o mais próximo é de cerca de 14% de sua magnitude.

De acordo com a astrônoma brasileira Josina Nascimento, do Observatório Nacional, unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento poderá ser visto em todo o planeta, sendo que, no Brasil, ocorrerá às 22h35min (horário de Brasília) do dia 30, podendo haver diferença nos horários de acordo com os fusos do país.

Então, marque o dia 30 de agosto em seu calendário, prepare seu telescópio ou simplesmente olhe para o céu noturno e desfrute dessa Superlua Azul!

O post Superlua Azul ocorrerá nesta semana; fenômeno não poderá ser visto pelos próximos 11 anos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Olhe para o céu: chuva de meteoros Perseidas é visível nestas regiões do Brasil https://multiversonoticias.com.br/olhe-para-o-ceu-chuva-de-meteoros-perseidas-e-visivel-nestas-regioes-do-brasil/ Mon, 24 Jul 2023 22:20:02 +0000 https://multiversonoticias.com.br/olhe-para-o-ceu-chuva-de-meteoros-perseidas-e-visivel-nestas-regioes-do-brasil/

O Universo, em toda a sua infinidade, é uma fonte inesgotável de descobertas e fenômenos espetaculares, admirados pelos seres humanos há milênios. Muitos eventos cósmicos e corpos celestes possuem grande significado para a humanidade, além de proporcionarem uma visão profunda sobre o espaço que nos cerca. Embora não seja uma busca constante da população em […]

O post Olhe para o céu: chuva de meteoros Perseidas é visível nestas regiões do Brasil apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O Universo, em toda a sua infinidade, é uma fonte inesgotável de descobertas e fenômenos espetaculares, admirados pelos seres humanos há milênios. Muitos eventos cósmicos e corpos celestes possuem grande significado para a humanidade, além de proporcionarem uma visão profunda sobre o espaço que nos cerca.

Embora não seja uma busca constante da população em geral, os eventos observados no céu noturno fascinam qualquer um. Por isso, fenômenos como um eclipse, uma conjunção planetária ou até mesmo a visão de estrelas são aguardados ansiosamente por muitos, devido à sua beleza incomparável.

Agora, um evento astronômico muito aguardado desperta a empolgação humana ao se apresentar em um espetáculo de luzes dançantes no céu. Uma chuva de meteoros, que pode ser vista de muitos lugares, está acontecendo neste exato momento.

Chuva de meteoros Perseidas está acontecendo neste exato momento

Foto: Pexels/Reprodução

Nesta época do ano, entre julho e agosto, o planeta Terra está passando por uma nuvem de detritos cósmicos, deixada no espaço pelo rastro do cometa conhecido como “Swift-Tuttle“. Todo ano, passamos por um local como esse, cruzando a órbita do cometa, que leva 133 anos para dar uma volta completa em torno do Sol.

Infelizmente, não veremos este cometa tão cedo, já que sua última aparição ocorreu no início da década de 90. Ainda assim, podemos contemplar as estrelas cadentes que sucedem sua passagem.

Embora sejam chamadas estrelas, na realidade, a luz e calor que observamos são o resultado da passagem de um detrito sólido pela nossa atmosfera terrestre. Esse fenômeno manifesta-se através do atrito gerado pelo contato da rocha veloz com os componentes do ar.

E quer saber o melhor? O evento é visível a olho nu e ocorrerá entre 17 de julho e 24 de agosto, tendo um pico de passagens no segundo fim de semana de agosto, com quase 100 aparições de meteoros por hora, no ápice!

Como observar o espetáculo de luzes?

A poluição luminosa, resultante da iluminação artificial da Terra proveniente de lâmpadas e lanternas, impede uma visualização adequada do céu noturno. Portanto, a melhor alternativa é fazer a observação durante a madrugada, quando a maioria das luzes está apagada.

Além disso, é importante estar em um local com a menor poluição atmosférica possível, afastando-se de grandes metrópoles. Ainda é aconselhável ficar por um tempo observando o céu, para que os olhos se acostumem com a escuridão.

Onde será visível e qual é o melhor dia para assistir ao evento?

Infelizmente, a chuva de meteoros só poderá ser vista no Hemisfério Norte da Terra, sendo pouco visível nas regiões do Nordeste e Norte do Brasil.

O melhor dia para a observação será entre 12 e 13 de agosto ou até mesmo no dia 16 do mesmo mês, quando a Lua estará em sua fase de Lua Nova, com brilho muito baixo, evitando a interferência de luz.

De toda forma, visível ou não, o evento próximo à constelação de Perseu é magnífico e traz reflexões acerca da grandiosidade e beleza do nosso Universo.

O post Olhe para o céu: chuva de meteoros Perseidas é visível nestas regiões do Brasil apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Explosão solar atinge a Terra e provoca apagões nos Estados Unidos https://multiversonoticias.com.br/explosao-solar-atinge-a-terra-e-provoca-apagao/ Thu, 11 May 2023 14:23:46 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=139232
Explosão solar atingiu a Terra no último domingo (07/05)

Explosão solar que ocorreu no último domingo (7/5) afetou as comunicações navais nos Estados Unidos e causou impactos no oceano Pacífico.

O post Explosão solar atinge a Terra e provoca apagões nos Estados Unidos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Explosão solar atingiu a Terra no último domingo (07/05)

Às 12h44 (horário de Brasília) de domingo (7/5), uma explosão solar atingiu o campo magnético da Terra. De acordo com a plataforma de meteorologia e climatologia espacial Spaceweather, o impacto da explosão foi considerado fraco.

A explosão foi disparada por uma mancha solar de polaridade invertida denominada AR3296, que está em constante atividade. Dessa vez, ela produziu mais um evento de classe M. Especialistas do Observatório de Dinâmicas Solares (SDO), da NASA, e do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) estimaram que os impactos da nova explosão só seriam sentidos na Terra na quarta-feira (10/5).

No entanto, a radiação ultravioleta extrema da erupção de domingo causou um apagão temporário de rádio de ondas curtas sobre o oeste dos Estados Unidos e oceano Pacífico. Isso impactou as comunicações navais e operações de rádio amador.

Entendendo a explosão solar

Uma explosão solar é o resultado de uma súbita e intensa liberação de energia do Sol. Isso acontece nas manhas solares, que são regiões ativas da estrela que concentram muita energia em forma de plasma, que é composto por partículas, principalmente elétrons.

Quando essas partículas ficam instáveis – algo que normalmente acontece – as explosões solares ocorrem, irradiando energia eletromagnética (atenção nesse termo aqui, vai ser importante lá na frente) e jogando partículas no meio interplanetário.

Essas explosões podem ser fracas ou fortes, sendo que, quando são fortes, elas conseguem atingir a Terra. Nesse caso, elas podem acabar bloqueando, momentaneamente, a comunicação por rádio ou interromper o funcionamento de satélites.

Entendendo campos magnéticos

Danos dos observatórios que acompanharam o evento estimam que impacto da explosão solar pode provocar tempestades geomagnéticas de classes G2 e G3 (de graus médio e forte, respectivamente).

Agora, lembra que a explosão de domingo atingiu o campo magnético da Terra e que as comunicações navais e de rádio foram afetadas? Lembra também que explosões solares irradiam energia eletromagnética? Aqui está o pulo do gato.

Primeiro entenda que o campo eletromagnético terrestre, ou campo geomagnético, está presente no dentro e ao redor do planeta, fazendo com que ele se comporte como um ímã. Veja uma representação, a seguir:

Imagem: Reprodução/Mundo Educação

Agora, pense que todas as comunicações de rádio, como as navais, dependem das ondas eletromagnéticas para acontecer. Então, quando a explosão solar irradiou energia eletromagnética rica em partículas de elétrons, elas se chocaram com a energia geomagnética da terra, que ‘bagunçou’ a comunicação via ondas eletromagnéticas que acontecem aqui.

Imagem: Reprodução/Preparaenem

Mas, como os campos magnéticos prezam por estabilidade, a “bagunça” é reestabilizada com o tempo. Daí, as comunicações navais e por rádio voltaram a funcionar normalmente.

O post Explosão solar atinge a Terra e provoca apagões nos Estados Unidos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>