Arquivos esqueletos - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/esqueletos/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Mon, 01 May 2023 06:30:23 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Que medo! Suposta mão esquelética é encontrada em praia; veja a foto https://multiversonoticias.com.br/que-medo-suposta-mao-esqueletica-e-encontrada-em-praia-veja-a-foto/ Mon, 01 May 2023 15:42:57 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=133272
Mão esquelética encontrada em praia assusta banhistas

Isso é de arrepiar qualquer um. Banhistas encontram mão esquelética na praia e imagem assusta ao público que viu foto!

O post Que medo! Suposta mão esquelética é encontrada em praia; veja a foto apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Mão esquelética encontrada em praia assusta banhistas

Imagine você estar andando na praia e encontrar uma mão esquelética. Com toda certeza, você entraria em pânico, não é verdade? E foi exatamente isso o que aconteceu com um casal em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo.

O esqueleto foi encontrado, em novembro de 2022, pelo casal Devanir de Souza e Letícia Santiago. Eles estavam andando pela praia quando encontraram o estranho objeto, que chamou a atenção pelo seu formato inusitado. Foi quando chegaram próximos que notaram que parecia uma mão.

O casal entrou em desespero, principalmente por achar que aquilo se parecia como o esqueleto de uma mão humana. Entretanto, ao entrarem em contato com as autoridades brasileiras para falar sobre o ocorrido, notaram que o tamanho dos ossos não correspondia com o que eles acreditavam ser de início.

O que mais surpreendeu foi a descoberta feita depois. Isso porque o casal estava bem assustado e acreditou ser até de algum alienígena, ou coisa do tipo.

Casal encontra esqueleto de mão na praia
Foto: Letícia Santiago/Arquivo pessoal

O que era a ‘mão’ que encontraram na praia?

Para alívio de Devanir e Letícia, além de todo mundo que acompanhou o caso nas redes sociais, especialistas analisaram bem o formato estranho. A conclusão é de que isso realmente não é uma mão humana ou coisa do tipo, então ninguém precisa se preocupar.

Biólogos acreditam, na verdade, que esse esqueleto seja de algum cetáceo que morreu no mar e foi arrastado até a praia pela força das águas. Outro ponto que o especialista Eric Comin levantou é que o animal já devia estar morto há cerca de um ano.

Mas, afinal, o que são os cetáceos? Os animais que se encaixam nessa categoria são bichos como golfinhos, baleias e orcas. Ou seja, algum desses animais não resistiu no mar e seus restos mortais chegaram até a praia depois de muito tempo.

As autoridades reforçam que, ao encontrar algum tipo de resto mortal de animais ou ossos, o ideal é entrar em contato com a Polícia Ambiental para a remoção correta. O que você faria se encontrasse isso na praia? Conte nos comentários.

O post Que medo! Suposta mão esquelética é encontrada em praia; veja a foto apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
INÉDITO! Cientistas descobrem esqueleto com formação óssea rara em Portugal https://multiversonoticias.com.br/esqueleto-com-formacao-ossea-rara-em-portugal/ Sun, 16 Apr 2023 18:21:59 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=127525
Esqueleto com formação óssea rara

Uma escavação realizada por pesquisadores da Universidade de Coimbra, em Portugal, descobriu um esqueleto com uma formação óssea rara. A pesquisa foi publicada em uma edição de março da revista International Journal of Paleopathology. O esqueleto estava junto a outros 151 esqueletos (106 adultos e 45 crianças), em uma escavação realizada entre 2002 e 2003, […]

O post INÉDITO! Cientistas descobrem esqueleto com formação óssea rara em Portugal apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Esqueleto com formação óssea rara

Uma escavação realizada por pesquisadores da Universidade de Coimbra, em Portugal, descobriu um esqueleto com uma formação óssea rara. A pesquisa foi publicada em uma edição de março da revista International Journal of Paleopathology.

O esqueleto estava junto a outros 151 esqueletos (106 adultos e 45 crianças), em uma escavação realizada entre 2002 e 2003, na Praça Alexandre Herculano. Esse era o lugar onde ficava a antiga necrópole da Igreja de São Julião.

A ossada é datada dos séculos 14 a 19 d.C. e pertencia a uma mulher da aldeia de Constância. A mulher deveria ter 1,54 m de altura e cerca de 50 anos de idade, os pesquisadores consideram que ela tenha desenvolvido a condição devido a um trauma grave, porém desconhecido.

De acordo com a pesquisa, a condição, além de bizarra, era dolorosa. Isso porque formação se projetava do osso da coxa e consistia em um enorme nódulo de oito centímetros.

Os arqueólogos encontraram o esqueleto de costas, com as mãos apoiadas na pélvis e uma moeda no antebraço esquerdo, com a cabeça inclinada para a direita. Os restos mortais da mulher estavam bem conservados, porém incompletos, pois estavam sem o fêmur esquerdo.

Deduções sobre o esqueleto com formação óssea rara

As pesquisadoras da Universidade de Coimbra, Sandra Assis (autora) e Joana Garcia (coautora), que estudam esse esqueleto com formação óssea rara, fizeram algumas considerações. As análises indicam que o nódulo criado pela formação óssea prejudicava muito a mobilidade da mulher.

A lesão no fêmur da mulher brotou onde um músculo se encontra com o osso interno da corra e o osso púbico. A lesão pode ser, segundo as autoras, um provável caso de miosite ossificante traumática.

Durante a pesquisa, as análises consideram que a lesão pode ter acontecido em um acidente aleatório ou relacionado à ocupação da mulher.

Estima-se que o trauma que gerou a formação tenha acontecido entre seis e um ano antes de sua morte. No entanto, não se sabe a causa do trauma em si.

O post INÉDITO! Cientistas descobrem esqueleto com formação óssea rara em Portugal apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Cripta dos Capuchinhos, em Roma, possui decoração feita com esqueletos https://multiversonoticias.com.br/cripta-dos-capuchinhos-em-roma-possui-decoracao-feita-com-esqueletos/ Sat, 25 Feb 2023 14:20:42 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=106034

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Capuchinhos, contém em sua cripta submersa uma decoração feita com quase 4 mil esqueletos.

O post Cripta dos Capuchinhos, em Roma, possui decoração feita com esqueletos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Mesmo que haja ainda muitos tabus envolvendo os mortos, diversas religiões ao redor do mundo tratam o assunto sem nenhum receio ou medo.

Ao contrário do imaginário popular de que ossadas e cadáveres são “assombrados” ou que os mortos se levantam para aterrorizar os vivos, existem locais ao redor do mundo que tratam a morte como uma celebração, um rito de passagem.

Um exemplo disso é o “meme do caixão”, que se popularizou nas redes sociais no início de 2020. No vídeo em questão, é possível ver quatro homens com um caixão sobre seus ombros realizando uma dança enquanto uma música com tom festivo e alegre toca ao fundo.

A questão é que essa é uma tradição de Gana, no continente africano, cultura em que o cortejo fúnebre envolve dança e celebração pela passagem feita pelo falecido para outro plano.

Sendo assim, fica claro que as culturas possuem diferentes formas de lidar com a morte, e uma delas, muito curiosa, está localizada em Roma, na Itália, mais precisamente na Cripta dei Cappuccini.

Conheça a Cripta dei Cappuccini e sua exótica decoração 

De acordo com o site oficial da igreja, ela começou a ser construída no dia 8 de setembro de 1630, com a celebração de sua primeira missa pelo Papa Urbano VIII, o qual abençoou a construção do local pelo Cardeal Antonio Barberini, seu irmão mais novo.

A então batizada Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Capuchinhos, apesar de chamar muita atenção por sua beleza e esplendor característicos das construções renascentistas, se destaca por um elemento muito mais específico: a cripta abaixo da igreja que conta com uma decoração de quase 4 mil esqueletos de frades capuchinhos.

Segundo o site oficial onde constam informações sobre a cripta, pela falta de documentos, não há certeza sobre os motivos que levaram a essa construção. No entanto, segundo o veículo, é possível que tenha sido em decorrência da fuga da França pelos padres capuchinhos, que se refugiaram em Roma.

Outras hipóteses são relacionadas a pessoas que encontraram a cripta e os restos mortais dos frades e resolveram realizar tal obra. Ainda segundo o site oficial, o local foi visitado pelo Marquês de Sade.

Para quem não sabe, vem justamente do Marquês de Sade a origem do termo “sadismo” ou “sádico”, isso por conta de suas obras pornográficas e fama de vida impura.

Com a finalidade de não incomodar visualmente as pessoas interessadas pela assunto, mas que não desejam ver os esqueletos, este link direciona aqueles que desejam ver a cripta para o seu site oficial. Viaje virtualmente neste fascinante ponto turístico europeu.

O post Cripta dos Capuchinhos, em Roma, possui decoração feita com esqueletos apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
À procura de respostas: ossadas são encontrados sem cabeça em sítio neolítico europeu https://multiversonoticias.com.br/ossadas-sao-encontradas-sem-cabeca-em-sitio-neolitico-europeu/ Fri, 20 Jan 2023 23:50:11 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=91682

Esqueletos foram achados sem cabeça em um sítio neolítico. As hipóteses sobre o que houve oscilam, mas é necessário tempo para descobrir o que realmente se passou naquele lugar.

O post À procura de respostas: ossadas são encontrados sem cabeça em sítio neolítico europeu apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

O ano de 2022 foi de grandes descobertas para o universo histórico do mundo. Nesse cenário, foram encontrados ossadas de aproximadamente 38 esqueletos em um sítio neolítico localizado na Europa.

Isso aconteceu graças aos esforços de muitos pesquisadores que estavam na região. Eles estavam, há um tempo, buscando por mais vestígios e acabaram sendo surpreendidos por tamanha descoberta. O que será que viram? Acompanhe com a gente.

Algo chamou a atenção dos estudiosos: todos os corpos, com exceção de um, haviam sido enterrados sem cabeça, o que fez levantar a hipótese do que teria acontecido para tais medidas terem sido colocadas em prática.

Há muitas ideias do que realmente poderia ter ocorrido. Algumas dizem respeito a doenças; outras faz menção, até mesmo, à decapitação. Mas a antropóloga da Universidade de Kiel, Katharina Fuchs, analisou rapidamente os corpos e percebeu o seguinte:

“Em alguns esqueletos, a primeira vértebra cervical é preservada, indicando a remoção cuidadosa da cabeça, em vez da decapitação no sentido violento e implacável.”

No entanto, acrescentou:

“Mas todas essas são observações muito preliminares que precisam ser confirmadas com mais investigações.”

Imagem: Prof. Dr. Martin Furholt, Instituto de Arqueologia Pré- e Proto-histórica/Universidade de Kiel.

O grande problema das ossadas sem cabeça

Seja como for, o fato é que as cabeças acabaram sendo removidas, dificultando ainda mais a identificação dos corpos. Não há informações se eles eram todos parentes, ou simplesmente desconhecidos entre si, sendo colocados posteriormente em um mesmo lugar.

Mas, embora o fato não ter as cabeças possa ser um grande empecilho, há outras formas de conseguir algumas respostas, como o uso de radiocarbono, além de pesquisas que envolvam diversas áreas (pesquisas transdisciplinares).

Em um comentário feito por Maria Wunderlich, que também trabalha na Universidade de Kiel, vemos que as hipóteses para o que aconteceu são inúmeras e que provavelmente precisaremos de mais tempo para finalmente entender o que ocorreu naquele lugar. Ela afirma:

“Pode parecer óbvio supor um massacre com sacrifícios humanos, talvez até mesmo em conexão com ideias mágicas ou religiosas. Conflitos bélicos também podem desempenhar um papel – por exemplo, conflitos entre comunidades de aldeias ou mesmo dentro desse grande assentamento.

Essas pessoas caíram vítima de caçadores de cabeça, ou seus companheiros de aldeia praticavam um culto especial à morte que não tinha nada a ver com violência interpessoal? As possibilidades são muitas e é importante permanecer aberto a novos conhecimentos e ideias.”

O post À procura de respostas: ossadas são encontrados sem cabeça em sítio neolítico europeu apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>