Arquivos escolas - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/escolas/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Tue, 16 Apr 2024 15:00:34 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Escolas públicas poderão agendar visita ao Anime Summit DE GRAÇA; entenda https://multiversonoticias.com.br/escolas-publicas-poderao-agendar-visita-ao-anime-summit-de-graca-entenda/ Tue, 16 Apr 2024 14:57:31 +0000 https://multiversonoticias.com.br/escolas-publicas-poderao-agendar-visita-ao-anime-summit-de-graca-entenda/

É hora de marcar na agenda! Anime Summit abre suas portas para escolas da rede pública no Distrito Federal.

O post Escolas públicas poderão agendar visita ao Anime Summit DE GRAÇA; entenda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Em breve acontecerá o Anime Summit, um megaevento para fãs de cultura geek e otaku, repleto de cosplays e muita diversão vindo diretamente desse universo variado.

Mas a novidade é que, na edição deste ano, o evento será aberto para escolas públicas do Distrito Federal. Isso mesmo, os professores e orientadores poderão agendar a ida com seus alunos sem gastar nada para entrar!

O que é preciso para participar?

O evento acontece neste fim de semana de abril – Imagem: Anime Summit/Reprodução

O Anime Summit vai rolar dos dias 18 a 21 de abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

É importante que os professores enviem os nomes dos alunos que vão participar, junto aos próprios nomes para o e-mail: aline.o.correa@gmail.com.

E não pode deixar de lado as seguintes orientações: é obrigatório o uso do uniforme escolar para facilitar a identificação, mas cada aluno também precisa estar identificado com seus documentos.

Mas e o deslocamento? A verdade é que o evento também pensou a respeito disso e preparou a mobilidades dos alunos, a qual é gratuita. Porém, para ter acesso a isso, é preciso buscar informações quando agendar a visita.

O evento inicia a partir das 11h, até às 22h, e para quem não é aluno de escola pública do Distrito Federal, é necessário pagar o valor de R$ 60,00 pelo site Sympla.

As demais informações podem ser encontradas pelo Instagram do evento (@animesummitbrasil).

A edição está sendo feita para homenagear a história de mais de 20 anos do lançamento de ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ em solo brasileiro.

O evento foi organizado pela Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste (FEANBRA), em parceria com a KDM e a Embaixada do Japão.

Mas a atração também é uma forma de relembrar o esforço e a criação de Akira Toriyama, ‘Dragon Ball‘, que faleceu no dia 1º de março deste ano.

Com informações do portal do Sindicato dos Professore – DF (SINPRODF).

O post Escolas públicas poderão agendar visita ao Anime Summit DE GRAÇA; entenda apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Pesquisa mostra aumento de 45% no número de ataques em escolas no Brasil https://multiversonoticias.com.br/aumento-ataques-a-escolas-no-brasil/ Mon, 10 Apr 2023 22:04:04 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=124598
Cartaz de protesto contra ataques a escolas

Pesquisa registra 11 ataques em escolas no Brasil de 2022 a 2023. Radicalização on-line e cultura da violência estão entre causas associadas.

O post Pesquisa mostra aumento de 45% no número de ataques em escolas no Brasil apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Cartaz de protesto contra ataques a escolas

Os ataques a escolas pareciam uma história distante dos Estados Unidos, mas casos como o da creche em Blumenau (5/4) têm aumentado e denunciam um dado alarmante: na virada de 2022 a 2023, foram registrados mais ataques do que nos 20 anos anteriores, aponta pesquisa da Universidade de São Paulo (USP).

Somente no primeiro trimestre de 2023 já foram registrados, pelo menos, quatro casos de destaque, como a bomba caseira em Monte Mor (SP), em 13 de fevereiro; o ocorrido fatal que vitimou uma professora em São Paulo, em 27 de março; o ataque a facas em uma escola do Rio de Janeiro, em 28 de março; e agora o recente atentado à creche em Santa Catarina.

Um levantamento realizado por Michele Prado, pesquisadora do Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP, registrou 22 ataques a escolas entre outubro 2002 e março de 2023.

Apesar de a pesquisa não contar com os casos de Blumenau e Rio de Janeiro, ao todo 11 dos casos presentes no levantamento haviam sido registrados somente entre 2022 e 2023.

Crescimento dos ataques a escolas no Brasil

Já pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp) fizeram um levantamento considerando somente os casos que envolviam alunos e ex-alunos como agressores e chegaram a números semelhantes.

A pesquisa, liderada por Telma Vinha, doutora em Educação e professora da Unicamp, registra 22 ataques entre os anos de 2002 e 2023, sendo 10 deles nos últimos dois anos.

Isso significa um aumento de cerca de 45% de ataques em escolas no Brasil em um ano.

Exército de radicalização on-line está envolvido nos ataques

Para Michele Prado, o aumento na frequência dos ataques é reflexo de um processo de radicalização online em massa. Esse processo envolve um público muito grande e jovem – a partir dos 10 anos.

Além disso, Prado percebe que não há uma única razão para a radicalização. Ao contrário do que muitos acreditam, geralmente os agressores têm perfis bem diferentes. Ela explica:

“Elas não estão da deep web ou na dark web, estão na superfície, em aplicativos como Discord, Twitter, TikTok, Telegram e WhatsApp […]

Alguns jovens se queixam de bullying, outros parecem ter transtorno de personalidade narcisista, com perfil de agressores e não de vítimas. Nas redes, eles são expostos a teorias conspiratórias que desumanizam grupos específicos.”

Danila Di Pietro, pesquisadora da Unicamp que fez parte do grupo liderado pela professora Telma Vinha, percebe que o aumento no número de ataques em escolas no Brasil está relacionado ao avanço da cultura de violência no país. Ela explica:

“De cinco anos para cá, passamos por uma banalização da violência. O uso de armas de fogo, de um discurso de ódio, separatista, racista, misógino, homofóbico até por autoridades oficiais, com isso ganhando escala pública, tudo isso faz com que as pessoas que cultivavam esses valores no seu ambiente privado passem a ganhar corpo público.”

O post Pesquisa mostra aumento de 45% no número de ataques em escolas no Brasil apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Saiba como rever o desfile da Imperatriz, campeã do Carnaval RJ 2023 https://multiversonoticias.com.br/conheca-mais-sobre-a-imperatriz-campea-do-carnaval-rj-2023/ Sat, 25 Feb 2023 12:21:46 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=105993

Escola carioca levou título de 2023 com enredo sobre Lampião; Veja como assistir o desfile da Imperatriz Leopoldinense na íntegra

O post Saiba como rever o desfile da Imperatriz, campeã do Carnaval RJ 2023 apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

A escola Imperatriz Leopoldinense foi a grande campeã do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2023. A apuração aconteceu na última quarta-feira (22) e a agremiação garantiu seu título com um enredo sobre a história de Lampião, conhecido como Rei do Cangaço, para o Sambódromo da Sapucaí.

O mais curioso é que a Imperatriz Leopoldinense ganhou apenas um ano depois de retornar à elite. Para quem não se recorda, a escola acabou caindo para o grupo de acesso em 2019. Em 2020, a agremiação ganhou a Série Ouro das Escolas de Samba, e em 2022 retornou triunfante, ficando em 10° lugar.

A história contada pela escola traz uma divertida fábula sobre Lampião, onde Leandro Viera, carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense, retratou a vida e a morte do famoso Rei do Cangaço. A ideia era trazer um pouco mais da cultura nordestina para o sambódromo, além de contar a história de um dos mais icônicos personagens brasileiros usando o cordel.

A escola de samba Imperatriz Leopoldinense, considerando o título de 2023, já venceu o Carnaval nove vezes. Ela desfilou na última segunda-feira (20) e foi a quarta escola a entrar na Sapucaí para mostrar seu samba-enredo.

Como rever o desfile da Imperatriz Leopoldinense na íntegra?

Você perdeu os desfiles das escolas de samba ou gostaria de rever a escola contando a história de Lampião na avenida? Então vamos lá, que é bem simples de assistir e ficar por dentro de tudo o que aconteceu na Sapucaí.

Você tem duas opções para fazer isso, pelo computador ou pelo celular. Ambos utilizam o Globoplay, plataforma de streaming da Globo com conteúdo exclusivo. Confira o passo-a-passo para assistir com exclusividade aos desfiles das escolas de samba:

  1. Acesse o Globoplay ;
  2. Faça login no app ou no computador (lembrando que você precisa ter uma conta Globo para acessar o conteúdo);
  3. Após acessar sua conta, vá até o campo de buscas e digite o termo “Carnaval Globeleza”;
  4. Agora, é só procurar pela Imperatriz Leopoldinense na lista e assistir ao conteúdo disponibilizado.

O post Saiba como rever o desfile da Imperatriz, campeã do Carnaval RJ 2023 apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>